- Início
- Noticias
- Coluna do Wagner Gonzalez
- E agora, Tião?
- Em busca de um palco iluminado
- Mercedes faz F-1 carenado.
- F-1 chega à Rússia em clima de guerra fria.
- Na F-1 sinal dos tempos vem dos boxes.
- O futuro mais próximo.
- F-1, saiba: brasileiros seguem vencendo.
- F-1: vitória certa com piloto errado.
- Hamilton e Fangio, 5 títulos em comum.
- Circuitos de rua: Macau em destaque.
- F-1: As mudanças canadenses.
- F-e tem Massa, Di Grassi e Nelsinho.
- Os caminhos alternativos da F-E.
- A F-1 desembarca em Interlagos
- F-1 Em Interlagos: o que mudou em 47 anos?
- Hamilton vence, grid definido.
- Elétricos carregam baterias.
- Brasileiros invadem Daytona.
- Christian Fittipaldi se despede das pistas.
- Caminhos de lá e de cá.
- F-1 lança coleção primavera-verão.
- F-1: Barcelona em clima de definição.
- F1: Reflexoes da Catalunha.
- F1 renova com o passado.
- Lá como cá.
- F-1 revela o futuro.
- Aos mil chegarás.
- 1000 GP’S: Ferrari sempre fiel
- F1: Ferrari monopoliza manchetes de Baku.
- Espanha é freada de arrumação.
- Mercedes prepara revival de 1988.
- E agora, Ferrari?
- Imortal, Lauda parte aos 70 anos.
- Fábricas suspendem apoio ao Superbike.
- F-1, Rio e a eletrônica embarcada.
- Razão, emoção e contradição alinharam na F-1.
- Chá das cinco anda meio morno.
- O futuro bate à porta e o presente nas rodas.
- Patrocínios, contratos e esperanças.
- Depois da tempestade, a Hungria
- É hora de ler nas entrelinhas.
- Asas que alçam Albon derrubam Gasly.
- Verão europeu dá cor pálida ao futuro da F-1.
- Spa, dura com pneus, nem tanto com os freios
- Onde astros nascem e se apagam.
- Promessas vingadas e soluções a vingar.
- Hora de pisar nos freios.
- Noite de Cingapura esclarece e encobre.
- Nada de novo na F-1.
- A febre dos japoneses.
- Bottas vence com uma mãozinha da Mercedes.
- Brasileiras e brasileiros a caminho.
- Reportagens
- Stock Car | Um milhão de motivos pra ser grande!
- Especial 20 anos sem Ayrton Senna
- História e Velocidade
- Custo e condições para treino com Spyder Race.
- Custo e condições para treinar com Mitsubishi Lancer.
- Piloto por um dia: RS Racing abrange serviços para diferentes públicos.
- 500 Milhas do Beto Carrero | O show dentro do show.
- Carol Figueiredo
- Saudade | Ayrton Senna
- Nelson Piquet salva o Grande Prêmio do Brasil de 2011 do tédio.
- Saudade | Marco Campos, 15 anos depois.
- Como é o volante de um Stock Car
- Saudade | Homenagem a Dan Wheldon
- Diferenças entre pneu de rua e de competição
- 1ª expedição brasileira com um carro 100% elétrico
- Saudade | Gustavo Sondermann
- Ascensão da Scuderia 111 à Stock Car
- Calendário
- Princípios Editoriais
- Acesso Restrito
Brasileiras e brasileiros a caminho.
Por Wagner Gonzalez
Enquanto a F-1 se prepara para o GP do México na expectativa de ver Lewis Hamilton garantir seu sexto título mundial, boa parte da atual safra de pilotos brasileiros com potencial de se consagrar no cenário internacional começou a semana dando passos importantes para a temporada de 2020. A lista começa por Bruna Tomaselli, que foi confirmada para disputar a W Series, passando por Enzo Fittipaldi, Igor Fraga e João Vieira participando de testes que ajudarão a definir o grid da F-3 FIA e a confirmação de Fittipaldi e Felipe Drugovich na lista de inscritos para o Suncity Group Grand Prix of Macau, prova considerada como uma verdadeira copa mundial da F-3 Regional.
A catarinense Bruna Tomaselli deu seus primeiros passos no kart, mais exatamente no circuito de São Miguel do Oeste quando tinha apenas sete anos de idade. O apoio da família contribuiu bastante para seu progresso nas pistas e nas últimas temporadas competiu na América do Norte, onde disputou duas temporadas da USF 2000, categoria de base do programa Road to Indy, que visa desenvolver o potencial de jovens valores com intenção de disputar a F-Indy.
No início do ano passado a catarinense de 21 anos participou da seletiva da primeira temporada da W Series, campeonato disputado este ano e aberto a mulheres, mas não foi selecionada. O equipamento padrão da categoria é o chassi Tatuus T-318 que utiliza o motor Alfa Romeo 1.750 de 270 cv de potência e o câmbio Sadev de seis marchas e pneus Hankook, especificações próximas da F-3 Regional. Este ano Bruna foi novamente convidada para disputar a seletiva para preencher as 20 vagas de 2020; doze delas estão reservadas para as 12 melhores do campeonato deste ano e duas serão usadas para wild-cards. No mês passado 40 meninas se inscreveram para disputar uma peneira de 18 nomes, das quais apenas seis foram aprovadas. O calendário terá seis etapas nos autódromos de Assen (Holanda), Brands Hatch (Inglaterra), Hockenheim e Norisring (Alemanha), Misano (Itália) e Zolder (Bélgica) em datas ainda a serem anunciadas.
Com o título de vice-campeão italiano da F-3 Regional (torneio conquistado pelo dinamarques Frederik Vesti), Enzo Fittipaldi marcou presença, ontem, de testes que poderão definir seu programa de 2020. O campeão foi Frederik Vesti. Pietro foi um dos três brasileiros que participaram dos treinos livres da F-3 FIA (antiga GP3), que aconteceu no circuito Ricardo Torno, em Valencia (Espanha); os outros dois foram Igor Fraga e João Vieira. Fittipaldi marcou o 12º tempo (1’22”084) no treino da tarde, quando o australiano Oscar Piastri, com outro carro da equipe Prema (a mesma de Enzo) foi o mais rápido com o tempo de 1’21”679.
Igor Fraga ficou em 24º (1’22”513) e João Vieira em 30º e último lugar (1’22”997). Enzo está confirmado na lista de inscritos para o GP de Macau, que acontece entre os dias 14 e 17 de novembro no Circuito da Guia, famoso por suas curvas fechas e pela pista estreita que serpenteia pelas ruas do antigo enclave português localizado na baía de Hong Kong. O paranaense Felipe Drugovich – que este ano disputou a F-3 -, também participa dessa prova considerada o campeonato mundial da categoria. O veterano Augusto Farfus está inscrito para disputar a prova de Turismo com um BMW M6 GT3 da equipe oficial da fábrica, o BMW Team Schinitzer.
No último fim de semana Igor Fraga venceu duas das três provas da rodada final da temporada de F-Regional Europa, evento que foi disputado em Monza. No mesmo traçado, o brasileiro Gianluca Petecof garantiu o vice-campeonato italiano da F-4; o campeão foi o noruegues Dennis Hauger. Assim como Enzo Fittipaldi, o piloto de Alphaville também faz parte da Ferrari Academy, programa apoiado pela Scuderia e focado no desenvolvimento de jovens pilotos.
Nenhum comentário ainda.
Você precisa se registrar para deixar um comentário.