- Início
- Noticias
- Coluna do Wagner Gonzalez
- E agora, Tião?
- Em busca de um palco iluminado
- Mercedes faz F-1 carenado.
- F-1 chega à Rússia em clima de guerra fria.
- Na F-1 sinal dos tempos vem dos boxes.
- O futuro mais próximo.
- F-1, saiba: brasileiros seguem vencendo.
- F-1: vitória certa com piloto errado.
- Hamilton e Fangio, 5 títulos em comum.
- Circuitos de rua: Macau em destaque.
- F-1: As mudanças canadenses.
- F-e tem Massa, Di Grassi e Nelsinho.
- Os caminhos alternativos da F-E.
- A F-1 desembarca em Interlagos
- F-1 Em Interlagos: o que mudou em 47 anos?
- Hamilton vence, grid definido.
- Elétricos carregam baterias.
- Brasileiros invadem Daytona.
- Christian Fittipaldi se despede das pistas.
- Caminhos de lá e de cá.
- F-1 lança coleção primavera-verão.
- F-1: Barcelona em clima de definição.
- F1: Reflexoes da Catalunha.
- F1 renova com o passado.
- Lá como cá.
- F-1 revela o futuro.
- Aos mil chegarás.
- 1000 GP’S: Ferrari sempre fiel
- F1: Ferrari monopoliza manchetes de Baku.
- Espanha é freada de arrumação.
- Mercedes prepara revival de 1988.
- E agora, Ferrari?
- Imortal, Lauda parte aos 70 anos.
- Fábricas suspendem apoio ao Superbike.
- F-1, Rio e a eletrônica embarcada.
- Razão, emoção e contradição alinharam na F-1.
- Chá das cinco anda meio morno.
- O futuro bate à porta e o presente nas rodas.
- Patrocínios, contratos e esperanças.
- Depois da tempestade, a Hungria
- É hora de ler nas entrelinhas.
- Asas que alçam Albon derrubam Gasly.
- Verão europeu dá cor pálida ao futuro da F-1.
- Spa, dura com pneus, nem tanto com os freios
- Onde astros nascem e se apagam.
- Promessas vingadas e soluções a vingar.
- Hora de pisar nos freios.
- Noite de Cingapura esclarece e encobre.
- Nada de novo na F-1.
- A febre dos japoneses.
- Bottas vence com uma mãozinha da Mercedes.
- Brasileiras e brasileiros a caminho.
- Reportagens
- Stock Car | Um milhão de motivos pra ser grande!
- Especial 20 anos sem Ayrton Senna
- História e Velocidade
- Custo e condições para treino com Spyder Race.
- Custo e condições para treinar com Mitsubishi Lancer.
- Piloto por um dia: RS Racing abrange serviços para diferentes públicos.
- 500 Milhas do Beto Carrero | O show dentro do show.
- Carol Figueiredo
- Saudade | Ayrton Senna
- Nelson Piquet salva o Grande Prêmio do Brasil de 2011 do tédio.
- Saudade | Marco Campos, 15 anos depois.
- Como é o volante de um Stock Car
- Saudade | Homenagem a Dan Wheldon
- Diferenças entre pneu de rua e de competição
- 1ª expedição brasileira com um carro 100% elétrico
- Saudade | Gustavo Sondermann
- Ascensão da Scuderia 111 à Stock Car
- Calendário
- Princípios Editoriais
- Acesso Restrito
F-1, saiba: brasileiros seguem vencendo.
Nos EUA Nasr é campeão da IMSA; Facco ganha rally no Paraguai
É pouco provável que a F-1 volte a ter um brasileiro alinhando nos grids de 2019, mas nem por isso os pilotos brasileiros deixam de conquistar bons resultados no Exterior e mostrando que temos bons valores em várias categorias. Depois de triunfar em categorias de base com Felipe Drugovich (Euro Formula Open) e Caio Collet (F-4 francesa), mais um título internacional foi conquistado por brasileiros, desta vez com requintes de drama, já que a vitória também poderia ter as cores nacionais. Nos Estados Unidos, o final das 10 Horas de Petit Le Mans, no circuito de Road Atlanta, teve Christian Fittipaldi e Felipe Nasr (foto de abertura, de José Mario Dias) como protagonistas dos minutos finais e terminou com o brasiliense sagrando-se Campeão Norte-Americano de Endurance, em dupla com Eric Curran.
No lado de baixo do Equador o paulista Luis Facco e o piauiense Humberto Ribeiro triunfaram no Desafio Ñeembucú, terceira etapa do Campeonato Paraguaio de Rally. Facco e Ribeiro tripularam o buggy V8 projetado e construído pela Giaffone Racing, empresa da tradicional família proprietária da JL e do kartódromo da Granja Viana, combinação que aumenta o impacto dessa vitória.
Pane seca e título
O português Filipe Albuquerque, companheiro de equipe de Fittipaldi, liderava a prova na fase final e tudo parecia garantir mais uma vitória para o time Mustang Sampling, mas uma pane seca interrompeu o funcionamento perfeito do Cadillac DPi-VR a duas curvas da bandeirada. Dessa forma o trio completado pelo francês Tristian Vauthier terminou em quatro lugar a cerca de segundos do vencedor.
“Ficamos sem combustível faltando duas curvas e não foi nem questão de arriscar. Sabíamos que estava justo, mas achávamos que daria no limite. O carro estava na frente, mas infelizmente não deu e ficamos fora do pódio. Agora é virar a página e ir pra próxima, a minha última”, comentou Fittipaldi, que já anunciou sua retirada das pistas após as 24 Horas de Daytona em janeiro de 2019.
Christian, que este ano disputou apenas as provas longas e atuou como diretor esportivo da Action Express Racing, parabenizou Felipe Nasr e Eric Curran, que sagraram-se campeões do IMSA e do Campeonato Norte-americano de Endurance. Nasr e Curran, que em Road Atlanta dividiram a pilotagem com Gabby Chaves, terminaram a etapa na oitava colocação, o suficiente para a conquista do título.
“Gostaria de agradecer ao Eric, Gabby e ao Mike (Conway). Apesar do Mike não estar aqui neste final de semana, ele foi parte importante da equipe. Este foi meu primeiro ano na categoria e terminar com o título, não poderia imaginar um final melhor”, declarou Nasr ao final da competição vencida por Renger Van Der Zande/Jordan Taylor/Ryan Hunter-Reay, com um Cadillac DPi-V.R.
A prova final da temporada IMSA teve a presença de vários brasileiros além de Christian Fittipaldi e Felipe Nasr: Lucas Di Grassi que estreou na categoria conquistando o segundo lugar na classificação geral dividindo o Joest Mazda DPi com Oliver Jarvis e Tristan Nuñez, e Helio Castro Neves foi quinto, compartindo o Acura DPI #7 com Rick Taylor e Graham Rahal.
Prefeitura garante Endurance em Interlagos até 2026
Em visita ao Japão, para acompanhar a prova 6 Horas de Suzuka, o prefeito Bruno Covas assinou compromisso com os organizadores do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) para realizar a etapa brasileira do torneio por seis temporadas, entre 2020 e 2025. A medida garante a funcionalidade do Autódromo de Interlagos pelo futuro próximo e lança a possível candidatura de Covas a um novo mandato, duas situações opostas ao seu predecessor no cargo. João Dória, atual candidato o governo do Estado, abdicou do cargo de prefeito após 15 meses de atuação e defendia a transformação da pista paulistana em um condomínio.
A edição 2018 das 6 Horas de Suzuka valeu como quarta etapa da temporada 2018/2019 da especialidade e marcou a volta de Bruno Senna ao cockpit de um dos carros da equipe Rebellion. O paulista ficou em terceiro lugar, em dupla com o alemão André Lotterer e o suíço Neel Jani; a vitória ficou para o Toyota do inglês Mike Conway, do local Kamui Kobayashi e do argentino Jose Maria Lopez. O resultado de Senna mantém um bom índice de aproveitamento em provas do WEC no Japão: anteriormente ele havia vencido duas provas e terminado outra em segundo.
Facco vence com buggy brasileiro no Paraguai
Inscrito inicialmente com um Mitsubishi ASX, o paulista Luis Facco decidiu estrear seu Buggy V8 na disputa da terceira etapa do Campeonato Paraguaio de Rally e venceu com relativa facilidade o Desafio Ñeembucú2018, competição disputada na região de Pilar do país vizinho.
Em sua terceira atuação nesse país, Facco e Ribeiro tripularam o buggy equipado com motor V8 e tração traseira desenvolvido pela JL, empresa da família Giaffone, e derrotaram 21 rivais que competiram com pickups e UTVs. A dupla brasileira gastou 5h26’13” para percorrer o percurso total da prova no menor tempo entre os concorrentes de automóveis, tempo referente a soma do Prólogo, da Especial 1 e Especial 2. Segundo Facco, o percurso foi dos mais completos e exigentes:
“O Desafio Ñeembucú foi uma prova muito boa que teve de tudo, trechos rápidos, estreitos, erosões, lama, terreno pantanoso e nos divertimos bastante. Foi gratificante vencermos essa prova e estamos felizes com o resultado. Em nossa primeira apresentação com o buggy conseguimos nos adaptarmos rapidamente ao carro, cujo desempenho foi surpreendente. Tem muita potência, é bem confiável e tivemos todo o apoio da equipe”.
Nenhum comentário ainda.
Você precisa se registrar para deixar um comentário.