Diferenças entre pneu de rua e de competição

Diferenças entre pneu de rua e de competição

Modelo Eagle de aro 18″, usado na Stock Car.

Eagle Excellence, modelo usado em carros de passeio.

Goodyear explica as diferenças entre pneus de competição e das ruas

Entenda por que, em dias de piso seco, os pneus de competição são lisos e por que não podem ser assim nas ruas.

Como fornecedora oficial de pneus da Stock Car e como a fabricante de pneus com a maior rede de revendedores do Brasil, a Goodyear (www.goodyear.com.br) desenvolve produtos e tecnologias da mais alta qualidade para oferecer as melhores soluções tanto nas pistas quanto nas ruas.

Para a Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, a empresa desenvolveu em seu Centro de Inovação em Akron, nos Estados Unidos, o modelo Eagle de aro de 18 polegadas. É um pneu que conta com uma estrutura diferenciada dos utilizados pelos automóveis de passeio, com composto de borracha específico para competições. A diferença mais visível é que, em dias de piso seco, os pneus das pistas são lisos (slick), para aumentar o contato com o solo e, assim, garantir maior aderência.

“É um pneu desenvolvido especialmente para corridas e não serviria para ser usado em um carro convencional por diversos motivos”, afirma Vinícius Sá, coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil, ao comentar que no dia a dia é impossível trocar os pneus sempre que começar ou parar de chover. “O papel das ranhuras é fazer a drenagem da água para garantir a aderência com o solo quando a pista está molhada, evitando assim a aquaplanagem do veículo. Por isso, não devemos utilizar pneus lisos no carro de passeio”, diz.

Além disso, Vinícius Sá comenta que os pneus de competição apresentam um composto de borracha mais macio do que os de rua, que dão maior aderência ao asfalto para rodar em alta velocidade. No entanto, não é um composto adequado para rodar nas ruas, pois está sujeito a um desgaste mais acelerado, fator que, nas competições, torna a disputa mais acirrada. “É na hora do pit stop que se mede a integração e agilidade de uma equipe. O tempo de troca dos pneus, além do desempenho deles nas pistas, é um fator decisivo no resultado de uma prova”, destaca Vinícius.

Monitoramento nas ruas

Na Stock Car, as equipes sabem exatamente o momento em que os pneus devem ser substituídos. Geralmente é quando o rendimento do carro deixa de ser competitivo, ou seja, passa a andar mais lento do que os demais.

Para garantir que os motoristas das ruas também saibam com precisão o momento de trocar os pneus, os pneus Goodyear contam com um sistema batizado de TWI (Trade Wear Indicator), localizado entre os sulcos. “É um ressalto de borracha que indica que resta apenas 1,6 mm de borracha na banda de rodagem”, explica Vinícius Sá. “E, pela legislação brasileira, rodar com pneu com menos do que isso é proibido”, explica.

Goodyear no Brasil

A Goodyear do Brasil, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada, para mineração e aviação, além de materiais para recauchutagem, está presente no Brasil há mais de 90 anos e conta com três mil funcionários no país.

A companhia possui operações em duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.

Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores.

Foco na sustentabilidade

Para a Goodyear, o processo de geração de riquezas concretiza-se sem prejudicar a natureza ou a saúde e a segurança de seus colaboradores, clientes e comunidades onde a empresa está instalada. Sendo um “cidadão empresarial” global, socialmente responsável e consciente, a Goodyear trabalha no sentido de conduzir os seus negócios e as suas operações de acordo com os mais altos padrões legais e éticos. Assim, direciona esforços para contribuir com o desenvolvimento econômico e socioambiental, o que inclui aprimorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e familiares, bem como da sociedade em geral.