Stock Car Pro Series começa mais forte, grid cheio e resultado confuso.

Novo formato tem prova de classificação na sexta para definir grid da Sprint Race (Mercedes)

Novo formato tem prova de classificação na sexta para definir grid da Sprint Race (Mercedes)

Com certo atraso e algumas mudanças ao que foi anunciado semanas atrás, a direção da Fórmula-1 (Foto de abertura/Mercedes) anunciou ontem que três GPs desta temporada serão disputados com o novo formato de treinos e classificação. Dois deles terão lugar em circuitos europeus e o terceiro em uma pista em outro continente; as etapas de Silverstone e Monza são favoritas para testar o novo cronograma, que terá dois treinos livres de uma hora – nas manhãs de sexta-feira e sábado -, uma prova de classificação na sexta-feira à tarde e uma corrida de uma hora no sábado à tarde.

A tomada de tempos da sexta terá o mesmo esquema da prova de classificação atual e vai definir o grid de largada para a corrida de 100 km; o resultado determinará as posições de largada no domingo. Para compensar possíveis danos e diminuir o desgaste dessa corrida extra será permitido substituir algumas peças danificadas (como o bico dianteiro) ou gastas (pastilhas de freio, por exemplo). Entre a corrida de sábado e a de domingo serão permitidos ajustes na regulagem dos carros, sem prejuízo ou punição.

Max Verstappen, vencedor em Imola, ocupa a vice-lideranca do campeonato (Red Bull/Getty Images)

Max Verstappen, vencedor em Imola, ocupa a vice-lideranca do campeonato (Red Bull/Getty Images)

Cada equipe receberá um prêmio extra de US$ 150.000 por sprint race e um seguro para o caso de acidentes durante a prova de sábado. Ainda não está claro se os três primeiros classificados receberão 3, 2 e um ponto no campeonato, nessa ordem.  A F-1 disputa a terceira etapa da temporada no próximo fim de semana: domingo será realizado o GP de Portugal no autódromo de Portimão, região do Algarve. Lewis Hamilton lidera o campeonato com 44 pontos, um a mais que Max Verstappen. Lando Norris é o terceiro com 27.

NOVA STOCK TEVE PONTOS ALTOS E OUTROS CONTURBADOS

Temporada da Stock Car Pro Series começou com festa e grid cheio em Goiânia (Duda Bairros)

Temporada da Stock Car Pro Series começou com festa e grid cheio em Goiânia (Duda Bairros)

A abertura da temporada 2021 da Stock Car, nome que agora leva o apêndice Pro Series, começou em grande estilo, domingo, no autódromo de Goiânia, por si só um autódromo que contribui para a beleza plástica de espetáculos desse tipo. O bom trabalho desenvolvido por Fernando Julianelli e sua equipe ficou comprovado pelo grid de 32 carros, número que há tempos não se via na categoria. Isso é consequência de oferecer transmissão ao vivo pela TV aberta e oferecer novas possibilidades a patrocinadores e apoiadores.

Na pista o que se viu foi o sucesso do preparador mais experiente da categoria, o paranaense Rosinei “Meinha” Campos e os dois pilotos da equipe Eurofarma, os tri-campeões Daniel Serra e Ricardo Maurício. A capacidade de Meinha ficou clara com a vitória de Serra e Maurício nas corridas 1 e 2, respectivamente, e mostrou que novas estrelas como Felipe Massa e Tony Kanaan, terão que pagar um pedágio salgado até se juntar ao pelotão da frente. Ricardo Maurício, deixou Goiânia como vice-líder do campeonato, mas quando já descansava em sua casa, em São Paulo, foi informado de ter sofrido uma punição e acabou caindo para nono.

 

Rosinei Campos, presente na Stock-Car desde 1979, domina a categoria (Duda Bairros) 

Rosinei Campos, presente na Stock-Car desde 1979, domina a categoria (Duda Bairros)

Indiferente à causa de sua penalização, o prejuízo maior foi para o evento, cujo desfecho glorioso foi empanado por desclassificações e punições anunciadas várias horas após os pilotos terem subido ao pódio, recebido seus troféus e a imprensa divulgado o resultado que se viu na pista e em várias plataformas de comunicação em todo o mundo. Verdade que o novo formato do evento – duas provas, com a largada da segunda acontecendo poucos minutos após o término da primeira -, contribuiu para a confusão. Isso, no entanto não justifica a tardia correção do resultado, mas lembra que deveria ter havido melhor análise dos potenciais riscos de um intervalo tão pequeno.

A demora em definir punições também indica que há falta de mão de obra para controlar o que se passa na pista e que erros como esse não devem se repetir, sob risco de anular o esforço dos promotores do evento. Fernando Julianelli já se preocupa em conversar com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) sobre o ocorrido:

“Ficamos felizes com a virada que a gente deu, mas decepcionados com o a demora em sair os resultados e com a atitude de alguns pilotos, que desconsideraram o fair-play que deve existir em qualquer esporte. Vamos conversar com a CBA sobre isso e tentar trazer mecanismos de tecnologia para ficar menos sujeitos a falhas humanas.”

A falta de fair-play mencionada pelo promotor e os recursos impetrados por equipes revela algo pior: a cultura que reina no ambiente. Grandes categorias raramente vivem situações análogas, algo regular entre nós. Giovani Guerra, o presidente da CBA, defendeu o trabalho dos comissários técnicos e lembrou que houve um número excessivo de incidentes:

“Os comissários fizeram um esforço hercúleo para analisar todos os incidentes da prova e os vários recursos e nenhum procedimento deixou de ser aplicado. Claro que ninguém gosta da demora de um resultado, mas as circunstâncias de ontem levaram a isso.”

Alfredo Tambucci Jr, presidente da Comissão Nacional de Velocidade e responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento dos comissários reconhecidos pela CBA, confirmou que “o trabalho pós-corrida em Goiânia levou mais tempo porque foram vários os recursos e incidentes, que precisaram ser analisados um a um. Isso significa cumprir etapas definidas no regulamento, tais como ouvir as partes, analisar câmeras onboard, reunir o grupo para deliberação etc.”

Daniel Serra lidera o campeonato: soma 44 pontos, dez a mais que o vice-líder Gaetano Di Mauro (Duda Bairros)

Daniel Serra lidera o campeonato: soma 44 pontos, dez a mais que o vice-líder Gaetano Di Mauro (Duda Bairros)

Com as alterações os dez primeiros classificados no campeonato, que prossegue dia 16 de maio, em Interlagos, são: 1) Daniel Serra, 44 pontos; 2) Gaetano di Mauro, 34; 3) Cesar Ramos, 32; 4) Bruno Baptista, 31; 5) Denis Navarro, 30; 6) Átila Abreu, 30; 7) Thiago Camilo, 30; 8) Cacá Bueno e Ricardo Maurício, 29; 10) Gabriel Casagrande, 24.