- Início
- Noticias
- Coluna do Wagner Gonzalez
- E agora, Tião?
- Em busca de um palco iluminado
- Mercedes faz F-1 carenado.
- F-1 chega à Rússia em clima de guerra fria.
- Na F-1 sinal dos tempos vem dos boxes.
- O futuro mais próximo.
- F-1, saiba: brasileiros seguem vencendo.
- F-1: vitória certa com piloto errado.
- Hamilton e Fangio, 5 títulos em comum.
- Circuitos de rua: Macau em destaque.
- F-1: As mudanças canadenses.
- F-e tem Massa, Di Grassi e Nelsinho.
- Os caminhos alternativos da F-E.
- A F-1 desembarca em Interlagos
- F-1 Em Interlagos: o que mudou em 47 anos?
- Hamilton vence, grid definido.
- Elétricos carregam baterias.
- Brasileiros invadem Daytona.
- Christian Fittipaldi se despede das pistas.
- Caminhos de lá e de cá.
- F-1 lança coleção primavera-verão.
- F-1: Barcelona em clima de definição.
- F1: Reflexoes da Catalunha.
- F1 renova com o passado.
- Lá como cá.
- F-1 revela o futuro.
- Aos mil chegarás.
- 1000 GP’S: Ferrari sempre fiel
- F1: Ferrari monopoliza manchetes de Baku.
- Espanha é freada de arrumação.
- Mercedes prepara revival de 1988.
- E agora, Ferrari?
- Imortal, Lauda parte aos 70 anos.
- Fábricas suspendem apoio ao Superbike.
- F-1, Rio e a eletrônica embarcada.
- Razão, emoção e contradição alinharam na F-1.
- Chá das cinco anda meio morno.
- O futuro bate à porta e o presente nas rodas.
- Patrocínios, contratos e esperanças.
- Depois da tempestade, a Hungria
- É hora de ler nas entrelinhas.
- Asas que alçam Albon derrubam Gasly.
- Verão europeu dá cor pálida ao futuro da F-1.
- Spa, dura com pneus, nem tanto com os freios
- Onde astros nascem e se apagam.
- Promessas vingadas e soluções a vingar.
- Hora de pisar nos freios.
- Noite de Cingapura esclarece e encobre.
- Nada de novo na F-1.
- A febre dos japoneses.
- Bottas vence com uma mãozinha da Mercedes.
- Brasileiras e brasileiros a caminho.
- Reportagens
- Stock Car | Um milhão de motivos pra ser grande!
- Especial 20 anos sem Ayrton Senna
- História e Velocidade
- Custo e condições para treino com Spyder Race.
- Custo e condições para treinar com Mitsubishi Lancer.
- Piloto por um dia: RS Racing abrange serviços para diferentes públicos.
- 500 Milhas do Beto Carrero | O show dentro do show.
- Carol Figueiredo
- Saudade | Ayrton Senna
- Nelson Piquet salva o Grande Prêmio do Brasil de 2011 do tédio.
- Saudade | Marco Campos, 15 anos depois.
- Como é o volante de um Stock Car
- Saudade | Homenagem a Dan Wheldon
- Diferenças entre pneu de rua e de competição
- 1ª expedição brasileira com um carro 100% elétrico
- Saudade | Gustavo Sondermann
- Ascensão da Scuderia 111 à Stock Car
- Calendário
- Princípios Editoriais
- Acesso Restrito
Brasileiros no Exterior | Em seu 2º ano no Road To Indy, Kiko Porto estreia em 2021 após ano com vitória e pódios na USF2000.

Kiko Porto (Foto: Gavin Baker)
Piloto pernambucano venceu uma prova no ano pasado em St. Petersburg, subiu quatro vezes no pódio e também conquistou duas poles; USF2000 terá seus treinos livres nesta quinta-feira (15) com três sessões no dia, a partir das 10h da manhã (horários de Brasília)
A temporada 2021 da USF2000, campeonato que faz parte do Road to Indy nos EUA, começa neste final de semana no Barber Motorsports Park, no Alabama, e o brasileiro Kiko Porto será um dos candidatos ao título neste ano após uma temporada de estreia de destaque na categoria. O piloto pernambucano venceu uma prova no ano passado em St. Petersburg, subiu quatro vezes no pódio e também conquistou duas poles, o que o deixa confiante para começar o ano bem em 2021.
“Estamos trabalhando para iniciar o campeonato da melhor forma possível. Tivemos dois dias de testes em Barber na pré-temporada e foi minha primeira vez nesta pista, é um circuito muito difícil e técnico, mas consegui ter um carro bem equilibrado lá. Tive alguns problemas no freio no início dos testes, porém depois conseguimos evoluir e corrigir, então acredito que vamos chegar com tudo nesta primeira etapa da temporada, agora um pouquinho mais experientes”, diz Kiko, que também cravou duas melhores voltas na temporada passada da USF2000.
Com conquistas no kart desde 2013, Kiko tem um currículo com diversos títulos ao redor do Brasil. Antes de chegar às competições de monopostos em 2018 – seu primeiro ano na F4 Americana -, o jovem piloto foi pentacampeão paraibano entre 2013 e 2017, tetracampeão pernambucano (2013, 2014, 2015 e 2016) e bicampeão alagoano (2015).
Ele também foi campeão brasileiro de kart em 2016 na categoria Júnior Menor, mesmo ano em que conquistou os títulos da Copa SP de Kart na Rotax Junior Max Rookie e bicampeão do Super Kart Brasil. No ano seguinte, ainda foi campeão das 500 Milhas de Kart Granja Viana com a equipe Barrichello Hero e campeão do CIK-FIA Academy Trophy, em Alaharma, na Finlândia.
Agora em sua segunda temporada na USF2000, o jovem piloto foi destaque nos EUA em 2019 com o vice-campeonato da F4 Americana, ano em que venceu três provas na categoria. Em 2020, após a boa temporada na F4 com a equipe DE Force, Kiko chegou ao Road To Indy com o mesmo time.
Para a etapa de abertura da temporada da USF2000 neste final de semana, Kiko acredita que os treinos serão importantes para se adaptar rápido à pista e conseguir boa classificação de largada na rodada dupla.
“Como é minha primeira vez nessa pista, os treinos serão muito importantes para nós. É uma pista muito complexa e com poucos pontos de ultrapassagem, então a classificação será bem importante. Temos que tomar cuidado também com a borracha que a Indy vai deixar também correndo lá neste final de semana e nos planejar para isso. Vamos trabalhar bastante para ter uma boa posição de largada e assim começar a temporada com o pé direito”, diz Kiko.
A USF2000 terá seus treinos livres nesta quinta-feira (15) com três sessões no dia, a partir das 10h da manhã (horários de Brasília). Os dois treinos classificatórios serão na sexta-feira (16), às 11h50 e 15h50, respectivamente, enquanto a primeira corrida do final de semana está marcada para o sábado (17), às 10h. A segunda prova será no mesmo dia às 17h50 e ambas terão transmissão ao vivo do canal Fittipaldi Brothers na Twitch.
Os comentários estão encerrados.