Lucas Di GrassiLucas di Grassi, um dos grandes protagonistas de cada campeonato da ABB FIA Fórmula E, mostra em detalhes o design de seu capacete deste ano e fala sobre suas melhorias em termos de segurança.

O piloto da equipe Audi Sport ABT Schaeffler, campeão da Fórmula E 2016/17, iniciou na rodada de fevereiro, em Ad Diriyah, a sua sétima temporada na categoria de monopostos elétricos, onde vem sendo um de seus principais entusiastas desde o nascimento da série.

Para esta competição, di Grassi mostra as mudanças no design de seu capacete, um elemento muito pessoal dos pilotos e através do qual procuram deixar sua marca.

“Para começar, o capacete tem bem mais branco do que antes. Antigamente o capacete era totalmente azul, este ano tem só essas faixas azuis aqui, que estão em cima e embaixo, o resto é branco”, disse. 

“O capacete inteiro tem acabamento mate, fosco, todas as faixas. Tirando isso, o capacete é o mesmo. O desenho é praticamente o meu desenho padrão, o que tenho desde o começo da minha carreira, com as cores da bandeira do Brasil – azul, amarelo, verde e branco. Um capacete bem simples de fazer, especial mas sem muitos detalhes, do jeito que sempre tive a minha vida inteira”, acrescentou.

O piloto brasileiro, que conquistou duas colocações entre os dois primeiros nas duas corridas da Arábia Saudita, também destacou as melhorias na segurança do seu capacete, que é fabricado pela renomada empresa Bell.

“Esse capacete é feito inteiramente de fibra de carbono, já está em conformidade com as últimas normas de segurança da FIA, e basicamente o que mudou foi que a viseira ficou menor.”

“Essa área da viseira, que antigamente era muito grande, está diminuindo a cada ano.”

“Depois do acidente do Felipe (Massa) com uma mola em 2009, na Fórmula 1, foi descoberto um ponto fraco aqui na frente do capacete, onde a viseira se junta com o capacete. Então eles diminuíram ainda mais o tamanho da viseira, e agora essa parte da frente do capacete é à prova de balas, feita com uma tecnologia antiperfurante, também contra impacto, é realmente uma obra-prima da tecnologia moderna e que sem dúvida salvou a vida de muita gente recentemente.”

Di Grassi obteve dez vitórias e 32 poles em 71 participações dentro da Fórmula E e na 7ª Temporada buscará posicionar-se mais uma vez como candidato ao título da categoria, que pela primeira vez tem status de campeonato mundial.