- Início
- Noticias
- Coluna do Wagner Gonzalez
- E agora, Tião?
- Em busca de um palco iluminado
- Mercedes faz F-1 carenado.
- F-1 chega à Rússia em clima de guerra fria.
- Na F-1 sinal dos tempos vem dos boxes.
- O futuro mais próximo.
- F-1, saiba: brasileiros seguem vencendo.
- F-1: vitória certa com piloto errado.
- Hamilton e Fangio, 5 títulos em comum.
- Circuitos de rua: Macau em destaque.
- F-1: As mudanças canadenses.
- F-e tem Massa, Di Grassi e Nelsinho.
- Os caminhos alternativos da F-E.
- A F-1 desembarca em Interlagos
- F-1 Em Interlagos: o que mudou em 47 anos?
- Hamilton vence, grid definido.
- Elétricos carregam baterias.
- Brasileiros invadem Daytona.
- Christian Fittipaldi se despede das pistas.
- Caminhos de lá e de cá.
- F-1 lança coleção primavera-verão.
- F-1: Barcelona em clima de definição.
- F1: Reflexoes da Catalunha.
- F1 renova com o passado.
- Lá como cá.
- F-1 revela o futuro.
- Aos mil chegarás.
- 1000 GP’S: Ferrari sempre fiel
- F1: Ferrari monopoliza manchetes de Baku.
- Espanha é freada de arrumação.
- Mercedes prepara revival de 1988.
- E agora, Ferrari?
- Imortal, Lauda parte aos 70 anos.
- Fábricas suspendem apoio ao Superbike.
- F-1, Rio e a eletrônica embarcada.
- Razão, emoção e contradição alinharam na F-1.
- Chá das cinco anda meio morno.
- O futuro bate à porta e o presente nas rodas.
- Patrocínios, contratos e esperanças.
- Depois da tempestade, a Hungria
- É hora de ler nas entrelinhas.
- Asas que alçam Albon derrubam Gasly.
- Verão europeu dá cor pálida ao futuro da F-1.
- Spa, dura com pneus, nem tanto com os freios
- Onde astros nascem e se apagam.
- Promessas vingadas e soluções a vingar.
- Hora de pisar nos freios.
- Noite de Cingapura esclarece e encobre.
- Nada de novo na F-1.
- A febre dos japoneses.
- Bottas vence com uma mãozinha da Mercedes.
- Brasileiras e brasileiros a caminho.
- Reportagens
- Stock Car | Um milhão de motivos pra ser grande!
- Especial 20 anos sem Ayrton Senna
- História e Velocidade
- Custo e condições para treino com Spyder Race.
- Custo e condições para treinar com Mitsubishi Lancer.
- Piloto por um dia: RS Racing abrange serviços para diferentes públicos.
- 500 Milhas do Beto Carrero | O show dentro do show.
- Carol Figueiredo
- Saudade | Ayrton Senna
- Nelson Piquet salva o Grande Prêmio do Brasil de 2011 do tédio.
- Saudade | Marco Campos, 15 anos depois.
- Como é o volante de um Stock Car
- Saudade | Homenagem a Dan Wheldon
- Diferenças entre pneu de rua e de competição
- 1ª expedição brasileira com um carro 100% elétrico
- Saudade | Gustavo Sondermann
- Ascensão da Scuderia 111 à Stock Car
- Calendário
- Princípios Editoriais
- Acesso Restrito
Stock Car | Equipe Pole Motorsport estreia em 2021 na Stock Car com Átila Abreu e Galid Osman.

Átila Abreu, Joselmo Barcik e Galid Osman (Foto: José Mário Dias)
Nova escuderia do grid terá sede em Curitiba e inicia os trabalhos sob a batuta do experiente Joselmo Barcik, o “Polenta”.
Mal os motores da Stock Car silenciaram na temporada 2020, e a temporada 2021 já se apresenta com grandes novidades. Uma delas é o surgimento de uma nova equipe. A Pole Motorsport nasce com o DNA campeão e inicia sua trajetória a partir do próximo ano sob chefia do engenheiro Joselmo Barcik e com os pilotos Átila Abreu e Galid Osman.
“Polenta”, como é apelidado no paddock da Stock Car, tem mais de duas décadas de experiência na principal categoria do esporte a motor do Brasil. Trabalhando na organização chefiada por Rosinei Campos, o mais vencedor preparador da história de 40 anos da Stock Car, o engenheiro desempenhou todas as funções dentro de um time na categoria. Ingressou no esporte aos 17 anos de idade como ajudante geral e foi subindo para segundo mecânico, primeiro mecânico, telemetrista, estrategista, chefe dos mecânicos e finalmente chefe da equipe RCM. Ao longo de 24 anos na categoria, participou de 12 conquistas de títulos, trabalhando com grandes campeões como: Ingo Hoffmann, Giuliano Losacco, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Max Wilson e Daniel Serra.
Agora ele parte para o voo solo, com os carros #28 e #51.
A ideia de desenvolver a partir do zero uma nova organização na Stock Car era um sonho antigo, compartilhado pelo piloto Átila Abreu. Companheiro de Átila na temporada 2020, Galid logo foi chamado para integrar o projeto.
A Pole Motorsports nasce com uma visão ambiciosa: ser a melhor equipe da Stock Car.
Para atingir este objetivo em uma categoria acirrada como é a Stock, contará com padrões de excelência tanto para os equipamentos como para recrutamento de mão de obra.
A temporada 2021 da Stock Car terá início em março, em local ainda a ser definido.
Mas, na prática, assim que caiu o pano quadriculado no último domingo em Interlagos, já começou o trabalho da Pole Motorsport em Curitiba.
O que eles disseram:
“Construí minha vida na Stock Car, sempre com muita resiliência e dedicação. Comecei muito jovem, passando por todas as funções dentro de uma equipe e conservo até hoje a vontade de fazer mais e melhor. O automobilismo ensina que é sempre possível evoluir e agora partimos para este novo passo, que é montar o próprio time. O conceito da Pole Motorsport nasceu em conversas com o Átila e agora vamos implantar o projeto com a confiança do Galid e de todos os demais envolvidos. A Stock Car me proporcionou muita coisa na vida e sei que nosso novo time, com muito respeito, dará espaço para todos profissionais interessados em crescer e seguir evoluindo profissionalmente. Nossa motivação é enorme e vamos atrás de vitórias” – Joselmo Barcik
“Essa nova estrutura que se montou com a Pole Motorsport para 2021 foi algo que ninguém imaginava muito que poderia acontecer pelo fato de o Polenta estar há mais de 20 anos na mesma equipe, ser o braço direito do Meinha, mas, em várias conversas com ele, entendi o desejo dele de ter a própria estrutura, de alçar voos maiores. Ele é um cara jovem e muito competente, esforçado. E veio com o meu momento de querer fazer algo diferente. Estamos unindo forças, o Polenta e eu, para montar essa estrutura. O Galid gostou muito do projeto quando apresentamos para ele, embarcou junto. Temos o time bem estruturado, com pessoas novas querendo fazer e acontecer, e essa energia vai ser muito importante para a construção de um projeto de dois anos. É importante toda a adaptação nessa estrutura, mas tenho a confiança de que já poderemos desde o início ter bons resultados, surpreendendo e até brigando pelo título. Esse é o nosso objetivo: que essa estrutura seja a melhor equipe da Stock Car em pouco tempo. Muito trabalho pela frente, janeiro, fevereiro e março serão meses de muito trabalho e pouco descanso. Mas tenho certeza de que será recompensado.” – Átila Abreu
“Realmente estamos muito esperançosos, tanto o Átila como eu, de fazer uma boa temporada no ano que vem. É lógico que no início vai haver uma adaptação, mas vamos andar na equipe do Polenta, que há 20 anos está na melhor equipe da Stock Car, que é a do Meinha. É um cara com uma bagagem imensa, hoje é o profissional que mais entende de Stock Car dentro do autódromo. Espero fazer um excelente ano em 2021.” – Galid Osman
Os comentários estão encerrados.