Representante Americanet e Matrix Energia termina em quarto na primeira corrida em Vallelunga e dá novo passo para o título.

O brasileiro Gianluca Petecof ampliou neste sábado a liderança na classificação geral da Fórmula 3 Regional Europeia e deu um importante passo rumo ao título ao terminar em quarto lugar a primeira prova da última rodada tripla da temporada de 2020, em Vallelunga, na Itália.

Único piloto a pontuar em todas as 19 provas disputadas no ano, o representante Matrix Energia e Americanet aumentou para seis pontos a vantagem na tabela em relação ao seu mais direto perseguidor, seu companheiro na equipe Prema, o monegasco Arthur Leclerc, sexto na prova deste sábado. Outro postulante ao título, o dinamarquês Oliver Rasmussen, foi o terceiro e está 31 pontos atrás de Petecof, em terceiro na tabela.

Num sábado que começou com muita chuva em Vallelunga, Gianluca ficou em quinto lugar na classificação, enquanto Rasmussen fez a pole position, e Leclerc teve problemas. Antes da largada, as condições melhoraram, mas ainda assim os pilotos partiram com pneus para pista molhada.

Petecof fez largada excepcional e pulou para terceiro, atrás de Rasmussen, enquanto Leclerc chegou a dar uma rodada após um contato com Jamie Chadwick – o monegasco, que cruzaria a linha de chegada em quinto, seria punido em cinco segundos no fim e cairia para sexto.

Nas voltas finais, Rasmussen e Petecof caíram para terceiro e quarto, respectivamente. O brasileiro exerceu forte pressão sobre o dinamarquês mas completou a prova em quarto, somando pontos importantes na disputa pelo campeonato.

Gianluca volta à pista neste domingo para as últimas duas corridas da temporada. O brasileiro larga respectivamente em quarto e sexto, enquanto Leclerc parte do fim do grid nas duas provas, e Rasmussen larga na pole em ambas as corridas, que serão transmitidas pelo site oficial da categoria e pelo portal Motorsport.com.

Gianluca Petecof é patrocinado pelas marcas Matrix Energia e Americanet. A Matrix Energia é a maior comercializadora independente de energia no Brasil e tem histórico em patrocínio do esporte a motor no país, vinculada a talentos como Felipe Massa, Lucas di Grassi e Caio Collet. A Americanet também está envolvida no automobilismo nacional e internacional, do kart à Stock Car. A operadora de telefonia celular e serviço de internet patrocina o piloto Prema Gabriel Bortoleto na F4 Italiana e Alemã.

O que disse Gianluca Petecof:

“Um sábado muito positivo para o campeonato em Vallelunga. Na classificação, na chuva, fui quinto e quarto. Depois, na corrida, um bom resultado para nós. Largando de quinto, uma ótima largada para terceiro, aí, como  esperado, nosso pneu foi embora no fim e fechamos em quarto. O principal rival no campeonato chegou atrás e larga as duas corridas de amanhã em último, enquanto largamos em quarto e sexto. Então vamos procurar entregar o nosso. Estamos numa ótima posição agora rumo ao título, mas tem muito trabalho a ser feito ainda. Muito pé no chão, vamos com calma, passo a passo, e amanhã à tarde, depois da corrida 3, vamos ver o que deu.”
Campeonato:

1º G.Petecof – 349 pontos
2º A.Leclerc – 343
3º O.Rasmussen – 318
4º P.Pasma – 282
5º P.Chovet – 229