Após dois dias de testes positivos pela FIA Fórmula 3, brasileiro volta suas atenções para disputa da oitava etapa em rodada dupla da temporada da F-Renault Eurocup.

O fim de semana será especial para os jovens pilotos da Fórmula Renault Eurocup. A categoria fará uma das preliminares da Fórmula 1 na disputa do GP da Emília-Romanha, no tradicional circuito Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. Com atividades no sábado (31) e domingo (1º), a categoria entra em sua reta final, com a oitava etapa em rodada dupla.

Será a segunda vez no ano que a F-Renault Eurocup terá corridas na pista italiana, que recebeu a segunda rodada dupla de 2020, em julho. Na ocasião, o brasileiro Caio Collet, da equipe R-ace GP, conquistou um segundo e um quinto lugar no circuito.

“Ímola foi uma pista em que eu andei bem no começo do ano, quando corri lá pela primeira vez. Agora já temos dados, já sabemos onde erramos e acertamos. Então, estou bem confiante”, declarou o brasileiro de 18 anos.

Correr diante da principal categoria do automobilismo mundial é uma importante vitrine para os jovens pilotos, especialmente para os que já fazem parte de programas de escuderias da Fórmula 1, como Collet, que é integrante do Renault Sport Academy.

“Correr junto com a Fórmula 1 é algo a mais. Dividir a pista com eles é sempre muito emocionante”, destacou.

As atividades em Ímola serão realizadas apenas em dois dias. No sábado, os pilotos terão um treino livre, o classificatório e a corrida 1 (a partir das 11h30 de Brasília). No domingo, acontece o classificatório para a segunda prova, que terá sua largada às 6h30 (de Brasília).

“Vai ser um fim de semana com um formato um pouco diferente. Vamos ter só um treino no sábado e depois vamos direto para a tomada de tempos e corrida. Precisamos maximizar bem o nosso tempo dentro da pista”, lembrou Collet.

Vice-líder na Fórmula Renault Eurocup, o brasileiro vem de uma semana agitada. Após a disputa da etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica, Collet testou durante dois dias com carros da FIA Fórmula 3 em Jerez de la Frontera (Esp).

Na terça-feira (27), com a equipe Prema, foi o 16º pela manhã e fechou o dia em 10º. Na quarta (28), foi a vez de acelerar o F-3 da equipe ART Grand Prix. Collet foi o sétimo pela manhã e conclui a sessão da tarde em terceiro. Trinta pilotos estiveram em ação no circuito espanhol.

“Foram dois dias bem positivos. Consegui aprender bastante e terminamos o segundo dia muito bem, o que é importante, para mostrar evolução. Me senti super bem dentro das duas equipes, vi como cada uma delas trabalha. São realmente duas equipes muito profissionais”, finalizou Collet.

O foco agora volta para a disputa da F-Renault Eurocup. Com três etapas e seis corridas pela frente, restam ainda 150 pontos em jogo.

Em 14 provas realizadas em 2020, Collet soma nove pódios, sendo três vitórias, cinco segundos lugares e um terceiro. O brasileiro, que foi campeão entre os estreantes da F-Renault Eurocup no ano passado, segue com um recorde histórico na categoria, somando pontos nas últimas 33 provas em que disputou.

Os treinos classificatórios e as provas em Ímola estão programados para serem exibidos ao vivo pelo Youtube e Facebook da Renault Sport (https://www.youtube.com/user/ renaultsport ou https://www.facebook.com/ RenaultSportSeries/).

Confira a programação para a etapa de Ímola (Horários de Brasília):

Sábado, dia 31 de outubro
4h10 às 5h00 – Treino livre
8h00 às 8h20 – Classificatório
11h30 às 12h05 – Corrida 1

Domingo, dia 1º de Novembro
4h55 às 5h15 – Classificatório
6h30 às 7h05 – Corrida 2

Classificação do Campeonato, após sete etapas / 14 provas (Top-10):
1. Victor Martins (Fra) 247
2. Caio Collet (Bra) 224
3. David Vidales (Esp) 143
4. Franco Colapinto (Arg) 126,5
5. Alex Quinn (GB) 106
6. Grégoire Saucy (Sui) 83,5
7. Wiliam Alatalo (Fin) 72
8. Lorenzo Colombo (Ita) 70
9. Ugo de Wilde (GB) 64,5
10. Hadrien David (Fra) 45