Gaúcho de Automobilismo, Gaúcho de Kart e VP Series de Arrancada movimentam Tarumã e o Velopark.

Campeonato Gaúcho de Turismo tem rodada dupla em Tarumã (Divulgação)

Depois de retomar suas atividades no final de agosto, o automobilismo no Rio Grande do Sul vive momentos de recuperação no calendário de suas diversas modalidades, já que, por conta da pandemia de Covid-19, a temporada 2020 passou a ser disputada em apenas quatro meses. E neste final de semana a Grande Porto Alegre será o palco de três competições bastante distintas entre si.

No tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão, pilotos e equipes disputarão a 5ª e a 6ª etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo, a 3ª etapa da Copa Fusca e a 3ª etapa da Copa Classic. Na sexta-feira (23) serão realizados treinos a cargo do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e toda a programação oficial será cumprida no sábado (24), com dois treinos, tomada de tempos e duas baterias para a Copa Fusca e Copa Classic e quatro baterias para a Turismo 1.4.

Ike Ramos, com 131 pontos, é o líder da categoria Turismo 1.4 A, seguido de perto pela dupla Analino Sirtuli / Juliano Fantin (129) e por Thiago Takagi (128). Na B o líder é Jonas Simon, com Fernando Doval Júnior em 2º. E na divisão N, Mário Bernadi lidera, com João Giovanella em segundo, apenas 5 pontos atrás. Na Copa Classic, os líderes são Jorge Colau (FL), Juliano Taschetto (B) e Fábio Menegaro (C).

A programação oficial e também as normas para cuidados em saúde estão disponíveis no Regulamento Particular da Prova (RPP), no site da Federação Gaúcha de Automobilismo – https://www.fgars.org/.

Arrancada no Velopark – O Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, será sede da 1ª etapa do Campeonato VP Series de Arrancada 201M, com sua programação a ser realizada entre a sexta-feira e o domingo (23 a 25).

Vão participar as categorias Dianteira Turbo B (DTB), Dianteira Turbo C (DTC), Standard (ST), Standard Light (STL), Street Tração Traseira (STT), Traseira Turbo TT – A, Traseira Turbo TT – B, Traseira Street Turbo (TST), Traseira Original (TO), Dianteira Turbo A DTA – LIGHT, Traseira Super (TS), Dianteira Turbo A (DTA), Dianteira Super (DS), Força Livre Dianteira (FLD), Força Livre Traseira (FLT), Extreme 10.5 (XTM), Pro Mod (PM), Drag Top (DTOP), Drag Light (DL) e Drag Junior (DJ).

O Regulamento Particular da Prova, com todos os detalhes da competição e sua programação completa, está disponível para download no site da Federação Gaúcha de Automobilismo – https://www.fgars.org/.

Gaúcho de Kart – Também no Velopark, mas em seu kartódromo internacional, os pilotos disputarão mais uma edição do Campeonato Gaúcho de Kart. A competição será disputada em regime de etapa única entre o sábado e o domingo, dias 24 e 25, em três baterias para cada categoria, sendo a última delas a mais valiosa.

As duas primeiras provas terão pontuação simples, enquanto a última valerá 50% a mais, sendo obrigatório o descarte da pior pontuação dentre as três obtidas por cada piloto. Vão participar as categorias Mirim, Cadete, Fórmula 4 Light, Fórmula 4 APA, Super F4 e Fórmula 125 – esta última dividida em Júnior, Graduados, Sênior e Super Sênior.

Junto à programação do Gaúcho de Kart será realizado o Campeonato Gaúcho de Kart Indoor, que terá quatro baterias – todas com pontuação válida – para as categorias Graduados, Master e Sênior.

O sábado no Kartódromo Velopark está reservado para um treino de aquecimento, tomadas de tempos e as primeiras baterias. A programação se encerra no domingo, quando serão disputadas as provas decisivas nas duas competições.

A programação completa para o Campeonato Gaúcho de Kart e para o Campeonato Gaúcho de Kart Indoor está disponível no site da Federação Gaúcha de Automobilismo – https://www.fgars.org/.