A F1 2021 vai mostrando a sua coleção primavera-verão: Fernando Alonso visitou fábrica da Renault pela primeira vez após anunciar seu retorno à categoria e a Racing Point anunciou a contratação de Jeff Slack, guru na área de marketing.

Pouco a pouco a F1 2021 vai mostrando a sua coleção primavera-verão: a semana começou com Fernando Alonso visitando a fábrica da Renault pela primeira vez após anunciar seu retorno à categoria e a Racing Point anunciou a contratação de Jeff Slack, guru de fama internacional na área de marketing e finanças do universo dos esportes. As novidades ocuparão mais espaço que a escolha de pneus para Sochi, onde a temporada prossegue no fim de semana com a disputa do GP da Rússia. Fim de semana, aliás, no qual a Ferrari traz novidades que, segundo seu próprio chefe de equipe, Mattia Binotto, “não resolverão muita coisa”.

Fernando Alonso visita a fábrica de Enstone junto com o engenheiro Clarion Pilbean (Renault)

Fernando Alonso visita a fábrica de Enstone junto com o engenheiro Clarion Pilbean (Renault)

O retorno de Alonso à Enstone no dia seguinte à edição 2020 das 24 Horas de Le Mans tem uma conotação oposta ao resultado da clássica prova francesa. Até então o espanhol estava ligado à Toyota, que venceu a prova pela terceira vez com o TS050 Hybrid tripulado por Brendon Hartley, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. Eles completaram 387 voltas, duas a mais que o Rebellion R13 do trio Bruno Senna/Gustavo Menezes/Normam Nato.

Terceira vitória consecutiva da Toyota marcou a despedida dos carros híbridos em Le Mans (Gazoo Racing)

Terceira vitória consecutiva da Toyota marcou a despedida dos carros híbridos em Le Mans (Gazoo Racing)

A corrida marcou o fim da geração atual de carros híbridos no Campeonato Mundial de Endurance (WEC); a partir de agora a categoria mais importante será focada Le Mans Hypercars, modeos baseados em superesportivos. A partir de agora o piloto das Astúrias se dedicará a fundo em um projeto que pode escrever uma nova página em seu currículo: tornar-se diretor da equipe em 2023. Razões para isso passam pela idade de Alonso, o acúmulo de funções de Ciryl Abiteboul e o atual ciclo de investimentos da Renault na Alpine, que é uma das quatro divisões do grupo francês; após vencer dois títulos consecutivos na categoria LMP2, a marca sai em busca do mesmo resultado na classificação geral. Fernando nasceu em 29 de julho de 1981, e sua idade atual é uma década superior em relação à idade média dos atuais pilotos da F-1. Embora não seja o chefe de equipe mais popular do paddock, Ciryl mostrou competência para assumir o comando da divisão de carros esportivos que a partir de 2021 estará na F-1 e no Campeonato Mundial de Endurance.

Além da F1 a marca Alpine vai disputar o Mundial de Resistência em 2021 (Renault)

Além da F1 a marca Alpine vai disputar o Mundial de Resistência em 2021 (Renault)

Situação bastante semelhante vive a Aston Martin, que acaba de anunciar a criação da diretoria comercial e de marketing e que será  liderada pelo norte-americano Jefferson Slack. Um dos fundadores da JS3 Sports, sua experiência no universo esportivo inclui cuidar durante seis anos da carreira de Michael Jordan (Basquete), administrar por outros quatro a operação da Inter, de Milão, e estruturar e as Super Ligas da Índia e da China, nesta última também na condição de sócio do negócio. Os mercados da China e dos Estados Unidos são destaques na apresentação da empresa que tem como sócio o espanhol Alberto Ramón. Entre inúmeras outras atividades, Slack tem assento no conselho da Silva International Investments, empresa administrada por Marco Auletta com atuação nas áreas de artes, entretenimento, esportes, imobiliária e mídia com escritórios em Londres, Miami e Mônaco.

Jeff Slack já cuidou de Michael Jordan, da Inter de Milão e das Super ligas da China e Índia (Racing Point)

Jeff Slack já cuidou de Michael Jordan, da Inter de Milão e das Super ligas da China e Índia (Racing Point)

A chegada de Preston à Aston Martin complementa a contratação de Sebastian Vettel e faz parte da reestruturação comandada por Laurence Stroll, bilionário canadense que lidera o consórcio de investidores que evitou as falências da equipe Force India e da própria marca de carros esportivos. Assim como a Alpine, a Aston Martin também disputará as temporadas de F1 e Resistência, nesta última explorando um segmento que cresce há vários anos: um programa de carros de competição para clientes e equipes particulares.

Na Rússia, pela primeira vez no ano, serão usados os compostos mais macios da temporada (Pirelli)

Na Rússia, pela primeira vez no ano, serão usados os compostos mais macios da temporada (Pirelli)

Após a presença de cerca de três mil espectadores no GP da Toscana, em Mugello, o GP da Rússia mantém o processo de admitir público nas arquibancadas. A tendência prossegue com 20 mil ingressos colocados à venda para os GPs de Eifel (Nurburgring, 9/11), 13.147 para o da Emilia-Romagna (em Imola 21/11), e quantidades não reveladas para as etapas de Portugal (Portimão, 25/10) e Turquia (Istambul, 15/11). O circuito de Sochi, construído em torno do parque olímpico da cidade situada 1627 km ao sul de Moscou, marca a primeira vez do ano em que os três compostos de pneus disponíveis serão os mais macios e aderentes da gama fornecida pela Pirelli. A conferir se tal escolha aliviará ou aprofundará a atual crise que assola a Ferrari, que anunciou novidades aerodinâmicas em seus carros.