Ricardo Zonta e Werner Neugebauer (foto: Bruno Terena)

Ricardo Zonta e Werner Neugebauer (foto: Bruno Terena)

Largada para corrida de 300 km é antecipada para 10h10 da manhã de sábado.

Werner Neugebauer e Ricardo Zonta colocaram o carro #8 na pole position da etapa de abertura do Porsche Cup Endurance Series no Velocitta. Nenhum deles liderou seu grupo do classificatório, mas com uma performance muito homogênea mais uma vez mostraram que, em corridas de longa duração, consistência é a chave. Em 2019, a dupla largou na pole também na abertura da temporada no Estoril e terminou com o vice-campeonato.

O segundo lugar no grid ficou com o carro #20, pilotado por Pedro Aguiar e Guilherme Salas. A média das melhores voltas dos dois ficou apenas 77 milésimos acima do 1:27.764 registrado por Zonta e Werner.

Em terceiro lugar no grid vai partir o carro #91, da dupla Felipe Massa e Lico Kaesemodel. É a primeira participação do vice-campeão de F1 de 2008 na Porsche Cup e ele mostrou grande adaptação aos carros de competição mais produzidos no planeta. Esta é também a primeira vez de Massa competindo no seletivo traçado do Velocitta.

Completa a segunda fila o carro #100, de Alceu Feldmann e Dennis Dirani. Dennis foi o piloto mais veloz do dia, estabelecendo um novo recorde do Porsche 911 GT3 Cup no traçado: 1:27.228.

Na classe GT3 a pole ficou com Lucas Salles e Rafael Suzuki. Salles abriu seu grupo colocando mais de meio segundo de vantagem sobre o concorrente mais próximo. Assim, pavimentou o caminho para Suzuki confirmar a pole em sua aparição.

Logo atrás vem a dupla Enzo Elias e Urubatan Junior. Urubatan teve problemas de pressão de água no Q1 e não conseguiu extrair todo potencial do carro. Mas a seguir Enzo Elias mostrou por que foi campeão com o carro de motor 3.8 litros em 2019 e cravou o melhor tempo do dia.

Pole na classe Carrera Sport, largando em sexto no geral, vem a dupla Fran Lara e Nelson Piquet Jr com o carro #3.

A posição de honra na classe GT3 Cup Sport ficou com Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro -um honroso terceiro lugar no geral da categoria por sinal.

Já o pole na classe GT3 Trophy foi o carro # 199, pilotado por Nelson Marcondes e Nelson Monteiro.

A prova de abertura do Porsche Cup Endurance Series terá largada 10h10 e transmissão ao vivo do portal motorsport.com, site oficial da Porsche Cup e seus canais em mídia social, além dos canais Sportv ao vivo.

 

Os qualis

Carrera Cup

Grupo A

Depois da primeira rodada de voltas rápidas, a ordem dos cinco primeiros era formada por Miguel Paludo, Marcelo Franco, Fran Lara, Luca Seripieri e Rodolfo Toni. Na segunda passagem Paludo baixou seu tempo para 1m27s904, seguido por Pedro Aguiar, Werner Neugebauer, Lico Kaesemodel e Fran Lara.

Na parte final, faltando um minuto, Feldmann melhorou sua marca na quarta passagem e assumiu o sexto lugar, enquanto Kaesemodel baixou para 1m28s247 e assumiu a terceira posição. O grupo terminou com Paludo em primeiro, com 1m27s878 (único a baixar de 1m28s), Neugebauer, Lico, Aguiar e Feldmann. Em sexto, Lara foi o primeiro da classe Carrera Sport.

 

Grupo B

Guilherme Salas foi o primeiro a registrar volta na casa de 1m27s4, inclusive batendo o recorde deste carro na pista do Velo Città, mas ele foi superado por Gabriel Casagrande, Cacá Bueno e Dennis Dirani, caindo para quarto. Em quinto na metade do treino, Ricardo Maurício.

Na terceira volta, Ricardo Maurício cravou o segundo melhor tempo do treino naquela altura, apenas 0s04 acima da marca de Dirani, de 1m27s228, e Cacá Bueno também baixou sua marca para ficar em terceiro na sessão, à frente de Casagrande e Salas.

A um segundo da bandeirada, Zonta passou para abrir a última volta, mas abortou a tentativa e, com isso, os cinco primeiros do grupo foram Dennis Dirani, Ricardo Maurício, Cacá Bueno, Gabriel Casagrande e Guilherme Salas – Dirani também liderou na Sport. Todos os cinco primeiros e também o sexto Ricardo Zonta e o sétimo Alan Hellmeister andaram abaixo do antigo recorde da pista, que era de Marçal Müller (1m27s517).

 

GT3 Cup

Grupo A

Nelsinho Marcondes começou o grupo A da classe GT3 Cup dando as cartas, mas na segunda passagem Lucas Salles, com o carro #19, marcou 1m30s915 e assumiu a pole provisória. A seguir, Marco Billi e Chico Horta também bateram a volta estabelecida pelo carro #199. Após uma passagem pelos boxes, Urubatan Jr. se recuperou e colocou o carro #1 após sua primeira volta lançada, e Georgios Frangulis fez sua melhor marca para entrar na última vaga do top5.

Faltando um minuto, Salles seguia na primeira colocação como único a baixar da casa de 1m31, com 1m30s541, 0s6 à frente de seu mais direto perseguidor. Nelson Marcondes, Maurizio Billi, Chico Horta e Georgios Frangulis completaram o top5. Marcondes, em segundo no grupo, foi o mais rápido das classes Trophy e Sport. Destaque também para a estreia de Guiga Spinelli, pentacampeão do Rally dos Sertões, em parceria com o também campeão da prova Lucas Moraes – a dupla ficou em quinto.

 

Grupo B

O grupo começou com Enzo Elias andando na casa de 1m28, sendo o único a baixar de 1m29. Na sequência, vinham César Ramos, Gaetano di Mauro, Matheus Iorio e Átila Abreu.

A 2m30 do fim da sessão, Rafael Suzuki fez a quinta marca, William Freire e Renan Guerra viraram mais rápido do que Átila Abreu, que caiu para oitavo.

A sessão terminou com Enzo Elias à frente de César Ramos, Gaetano di Mauro, Matheus Iorio e Rafael Suzuki. Apenas Elias, com 1m28s999, baixou de fato da casa de 1m29.

 

O que eles disseram:

“Tenho que agradecer essa fase abençoada. Chegamos até a brincar aqui que a fase não é só pelo Toyota na Stock Car. Aqui todos os carros são iguais e estamos na pole também. O Werner fez uma volta muito boa também, o que fez que nossa média ficasse muito boa e garantisse nossa pole. Aqui no Velocitta é importante largar na frente por conta das altas temperaturas. Não ter o trânsito na sua frente ajuda a controlar melhor a temperatura do carro.”

Ricardo Zonta

 

“Sigo a linha do Ricardo sobre a importância de largar na pole-position no Velocitta. É fundamental andar de cara para o vento para ajudar no resfriamento do carro. A previsão de amanhã não é de tanto calor quanto hoje. Mesmo assim, andar esses 300km com o carro superaquecendo é perigoso demais. A pole é uma conquista enorme na busca pela vitória e pelo campeonato.”

Werner Neugebauer

 

“A classificação foi muito boa. Estávamos sofrendo um pouco nos treinos. Nós forçamos muito o carro nas outras atividades, com essa temperatura amena, o grip melhorou. Então decidimos por dar um ‘passo atrás’ para conseguirmos ‘um passo à frente’”

Lucas Salles

 

“Devo ao Lucas essa pole, ele me entregou o Q1 com um gap enorme para o segundo colocado. Esse foi meu primeiro contato com o Porsche, então tudo é uma novidade para mim. Eu senti que faltou um pouco de mim aqui. Foi meu primeiro contato com o pneu novo, sendo direto para a classificação, vai ser muito bom largar de primeiro. O Lucas tem tido um desenvolvimento enorme como piloto, eu sempre acompanho ele nas provas de Sprint. Ele estava um pouco tenso por ser a primeira vez dele no Velocitta, mas ele mostrou que conhece bem a pista.”

Rafael Suzuki

 

“Estamos com as expectativas altas para a corrida de amanhã. Infelizmente tivemos um contratempo no quali do Urubatan que não permitiu com que ele usasse os pneus do jeito que ele precisava. Mesmo assim ele conseguiu me deixar em uma posição muito confortável para a minha tomada de tempo, estamos muito contentes com o resultado de hoje. Não é nada mal sair da segunda colocação, a corrida é muito longa amanhã e eu garanto que nós temos ritmo o suficiente para brigar pela vitória ao final do dia.”

Enzo Elias

 

“Estava preocupado com esse quali. Tivemos muitas dificuldades ao longo do final de semana com o carro. Consegui virar algumas voltas bem rápidas que inclusive me surpreenderam. O Gaetano representou muito na volta dele. P3 na geral e pole na categoria. Não dava para ser melhor. Agora é concentrar para a prova, que é muito longa. No final, tudo vai ser mais gostoso se conseguirmos subir ao lugar mais alto do pódio”

Georgios Frangulis

 

“O quali começou bom para a gente já na volta do Georgios, ele conseguiu marcar uma volta excepcional, ele marcou mais de 1s de vantagem para o segundo colocado da nossa categoria, o que me deu uma folga bem grande na minha bateria de quali. Fui em busca da pole geral, mas peguei um pouquinho de trânsito na minha melhor volta, que não me permitiu fechar a volta que poderia nos jogar na pole geral. Agora é acelerar na corrida longa e ir atrás do melhor no final de semana.”

Gaetano Di Mauro

 

“A classificação dessa etapa foi muito boa. Estamos confiantes para amanhã. A corrida é muito longa, vamos ter que ser inteligentes na economia do equipamento. A temperatura vai ser um grande fator na corrida amanhã. Eu e o Pedrinho já andamos juntos há mais de um ano. Somos grandes amigos fora das pistas, o que facilita dentro do carro. Torcemos para uma largada muito boa amanhã e que nossa estratégia seja vencedora depois dos 300km”

Guilherme Salas

 

“O sol saiu uns 20 minutos antes. A pista perdeu um pouco de grip com isso. Tenho que agradecer a equipe pelo ajuste do carro. Mudamos completamente o ajuste do carro de ontem para hoje e conseguimos um bom resultado nessa primeira passagem. Torcemos pela pole, mas sabemos que tem muita gente boa por correr ainda. Agora é esperar a volta do Beto Gresse para garantirmos essa pole. Porém o mais importante é a vitória amanhã na corrida.”

Miguel Paludo

 

“Foi um quali muito bom. O Bragantini calibrou o carro no final e conseguimos uma volta voadora. Ainda não tinha andado com pneu novo, a diferença de ritmo foi enorme. Andei atrás do Zonta e consegui andar perto dele e fiquei feliz com isso. Feliz também com o recorde do Porsche na pista.”

Dennis Dirani

 

“Eu esperava um quali melhor. Tivemos bons tempos nos treinos, mas a pista mudou muito para o quali e não conseguimos encaixar o setup com o que tínhamos do treino onde a pista estava mais quente. Não conseguimos adaptar o melhor do carro para o momento da pista. Se você não acerta a volta rápida no quali acontece isso mesmo. Agora precisamos trabalhar para melhorar na corrida e para as próximas etapas.”

Nelson Piquet Jr

 

“A gente veio treinando e fazendo algumas opções de ajuste no carro até acharmos um setup que nós nos acostumamos bem. Fizemos dois setups, um para a classificação e outro para a corrida. No classificatório, nós simulamos no treino opcional e saímos agora, o Nelsinho Marcondes fez uma baita volta ali, depois eu saí e também consegui encaixar uma volta legal, e a nossa média ficou boa para garantir o p1 na nossa categoria. Estou muito satisfeito com isso.”

Nelson Monteiro

 

“Encaixei uma volta boa na classificação, mas o Nelsinho fez uma voltaça que nos deixou na pole da Trophy, em quarto na GT3, na qual tem muitos profissionais, estamos muito felizes com o resultado. Para a estratégia amanhã, estamos seguros com o acerto do carro, está confortável para nós. É ter um bom ritmo, não cometer erros, e ver o que acontece.”

Nelsinho Marcondes

 

Grid

Carrera Cup

Werner Neugebauer e Ricardo Zonta 1:27.764
Pedro Aguiar e Guilherme Salas 1:27.841
Lico Kaesemodel e Felipe Massa 1:27.935
Alceu Feldmann e Dennis Dirani 1:27.997
Miguel Paludo e Beto Gresse 1:28.060
Fran Lara e Nelson Piquet Jr* 1:28.178
Marcelo Franco e Cacá Bueno* 1:28.294
Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio* 1:28.334
Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* 1:28.459
Ricardo Baptista e Bruno Baptista 1:28.537
Luca Seripieri e Alan Hellmeister 1:28.547
Rodolfo Toni e Danilo Dirani* 1:28.580
Rodrigo Mello e Sergio Jimenez* 1:28.881
*Classe Sport

GT3 Cup

Lucas Salles e Rafael Suzuki 1:29.957
Urubatan Junior e Enzo Elias 1:30.164
Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro* 1:30.237
Francisco Horta e William Freire 1:30.391
Zeca Feffer e Cesar Ramos 1:30.446
Paulo Totaro e Fabio Carbone* 1:30.983
Leo Sanchez e Átila Abreu* 1:31.021
Nelson Marcondes e Nelson Monteiro** 1:31.058
Marco Billi e Maurizio Billi** 1:31.155
Alexandre Auler e Renan Guerra 1:31.246
Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* 1:31.349
Guiga Spinelli e Lucas Moraes** 1:31.372
Antonio Junqueira e Alberto Cattuci 1:31.562
Cristian Mohr e Kreis Jr** 1:31.765
André Gaidzinski e Marcio Mauro** 1:32.133
Ayman Darwich e Eduardo Menossi** 1:32.289
*Classe Sport

** Classe Trophy