Foto: divulgação

Foto: divulgação

Equipe brasileira foi a maior vencedora da história do Jaguar I-PACE eTROPHY nos dois anos de existência do primeiro campeonato do mundo com carros de turismo 100% elétricos.

O Jaguar I-PACE eTROPHY entrou para a história do automobilismo ao proporcionar por duas temporadas o primeiro campeonato do mundo com carros de turismo 100% elétricos, competindo como preliminar da já consagrada Formula E. E o Brasil teve papel de protagonista nesta categoria inovadora: a equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil conquistou 13 vitórias, 15 poles, 30 pódios, 1 título de campeão e 2 vices em 2 anos (temporada 2018/19 e 2019/20).

Frederic Drouin, diretor presidente da Jaguar Land Rover América Latina, destacou o sucesso do projeto. “É claro que a gente gostaria de ver o campeonato tendo continuidade, mas para a equipe brasileira a sensação é de missão cumprida. Ganhamos o primeiro campeonato, com direito a dobradinha, com Sergio em primeiro e Cacá em segundo. Acumulamos nestes dois anos 13 vitórias e 30 pódios. Ter a possibilidade de montar uma equipe Jaguar 100% brasileira, com um veículo de turismo 100% elétrico e numa categoria inovadora que representa o futuro do automobilismo, foi a realização de um grande sonho. E isso foi possível graças a nossos pilotos Cacá Bueno e Sergio Jimenez e parceiros incríveis como ZEG e iCarros”, diz Drouin.

Além dos excelentes resultados na pista, Daniel Rossi, CEO da ZEG, destacou a ótima visibilidade internacional que o patrocínio proporcionou à marca. “O principal objetivo com a parceria foi atingido: mostrar ao público o pioneirismo e a criatividade que movem a ZEG. Queremos contribuir de forma decisiva na transição para a economia de baixo carbono por meio da viabilização de energia elétrica renovável para veículos leves em substituição à gasolina e viabilização de biometano para frotas pesadas em substituição ao diesel, buscando gerar outras externalidades positivas para o planeta, como a correta destinação de resíduos com nossas tecnologias waste-to-energy”, explica Rossi.

O pioneirismo da categoria também foi destacado por Ricardo Bonzo Filho, CEO de iCarros. “Somos apaixonados por carro e tecnologia e já há muitos anos estamos inseridos dentro do automobilismo em diversas competições, como Trofeo Linea, Porsche, rally e Stock Car. Por isso, foi natural estar envolvido também em uma categoria pioneira como o Jaguar I-PACE eTROPHY, primeira competição do mundo com carros de turismo 100% elétricos, desenvolvendo uma tecnologia que tem tudo a ver com o futuro do setor automotivo”, diz Bonzo.

O Brasil também terá para a história o recordista de vitórias no campeonato: Sergio Jimenez. “Acho que ser o primeiro campeão de carros elétricos de turismo me colocou na história do automobilismo mundial pra sempre e fico feliz por isso. Todos sabem a dificuldade que é ser um profissional do automobilismo e vencer um campeonato que ficará pra sempre pra história é fantástico”, diz Jimenez, que venceu sete provas no Jaguar I-PACE eTROPHY.

Cacá Bueno também se tornou o recordista de poles da história do Jaguar I-PACE eTROPHY, largando oito vezes na primeira colocação, e também se tornando um dos cinco brasileiros a vencer uma prova nas ruas de Mônaco, se igualando a nomes como seu ídolo Ayrton Senna.

“Quem conhece minha história sabe como estas conquistas do time ZEG iCarros Jaguar Brazil me enchem de orgulho. Participamos do primeiro campeonato do mundo com carros de turismo 100% elétricos e fechamos este ciclo sendo a equipe mais vitoriosa, seja em títulos, vitórias, poles e pódios. Quero agradecer demais a todos envolvidos, em especial Jaguar, ZEG e iCarros pelo fundamental apoio a um projeto de levar o Brasil a vencer nas principais pistas do mundo”, diz Cacá.
A equipe também teve em sua história dois pilotos participantes de parte das temporadas: Mario Haberfeld substituindo Cacá Bueno na Arábia Saudita nesta temporada e Adalberto Baptista competindo na Pro-AM, na qual se sagrou vice-campeão em 2019/20.

Confira os números da equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil:

– Temporada 2018/2019:
6 vitórias
14 pódios
7 poles
1 título e 1 vice

– Temporada 2019/2020:
7 vitórias
16 pódios
8 poles
1 vice