- Início
- Noticias
- Coluna do Wagner Gonzalez
- E agora, Tião?
- Em busca de um palco iluminado
- Mercedes faz F-1 carenado.
- F-1 chega à Rússia em clima de guerra fria.
- Na F-1 sinal dos tempos vem dos boxes.
- O futuro mais próximo.
- F-1, saiba: brasileiros seguem vencendo.
- F-1: vitória certa com piloto errado.
- Hamilton e Fangio, 5 títulos em comum.
- Circuitos de rua: Macau em destaque.
- F-1: As mudanças canadenses.
- F-e tem Massa, Di Grassi e Nelsinho.
- Os caminhos alternativos da F-E.
- A F-1 desembarca em Interlagos
- F-1 Em Interlagos: o que mudou em 47 anos?
- Hamilton vence, grid definido.
- Elétricos carregam baterias.
- Brasileiros invadem Daytona.
- Christian Fittipaldi se despede das pistas.
- Caminhos de lá e de cá.
- F-1 lança coleção primavera-verão.
- F-1: Barcelona em clima de definição.
- F1: Reflexoes da Catalunha.
- F1 renova com o passado.
- Lá como cá.
- F-1 revela o futuro.
- Aos mil chegarás.
- 1000 GP’S: Ferrari sempre fiel
- F1: Ferrari monopoliza manchetes de Baku.
- Espanha é freada de arrumação.
- Mercedes prepara revival de 1988.
- E agora, Ferrari?
- Imortal, Lauda parte aos 70 anos.
- Fábricas suspendem apoio ao Superbike.
- F-1, Rio e a eletrônica embarcada.
- Razão, emoção e contradição alinharam na F-1.
- Chá das cinco anda meio morno.
- O futuro bate à porta e o presente nas rodas.
- Patrocínios, contratos e esperanças.
- Depois da tempestade, a Hungria
- É hora de ler nas entrelinhas.
- Asas que alçam Albon derrubam Gasly.
- Verão europeu dá cor pálida ao futuro da F-1.
- Spa, dura com pneus, nem tanto com os freios
- Onde astros nascem e se apagam.
- Promessas vingadas e soluções a vingar.
- Hora de pisar nos freios.
- Noite de Cingapura esclarece e encobre.
- Nada de novo na F-1.
- A febre dos japoneses.
- Bottas vence com uma mãozinha da Mercedes.
- Brasileiras e brasileiros a caminho.
- Reportagens
- Stock Car | Um milhão de motivos pra ser grande!
- Especial 20 anos sem Ayrton Senna
- História e Velocidade
- Custo e condições para treino com Spyder Race.
- Custo e condições para treinar com Mitsubishi Lancer.
- Piloto por um dia: RS Racing abrange serviços para diferentes públicos.
- 500 Milhas do Beto Carrero | O show dentro do show.
- Carol Figueiredo
- Saudade | Ayrton Senna
- Nelson Piquet salva o Grande Prêmio do Brasil de 2011 do tédio.
- Saudade | Marco Campos, 15 anos depois.
- Como é o volante de um Stock Car
- Saudade | Homenagem a Dan Wheldon
- Diferenças entre pneu de rua e de competição
- 1ª expedição brasileira com um carro 100% elétrico
- Saudade | Gustavo Sondermann
- Ascensão da Scuderia 111 à Stock Car
- Calendário
- Princípios Editoriais
- Acesso Restrito
Brasileiros no Exterior | João Pedro Maia disputará a Fórmula 4 FIA Argentina na temporada 2020.

João Pedro Maia (foto: Divulgação)
Reconhecida oficialmente pela FIA, competição oferece pontuação para a Superlicença.
Campeão sul-americano e sul-brasileiro de kart em 2018, João Pedro Maia (BPAM) dará nesta temporada seu terceiro “passo” no automobilismo. Depois de competir de kart nos primeiros anos de sua carreira e de disputar a Fórmula Vee em 2019, o paulista anunciou sua participação na Fórmula 4 FIA na Argentina em 2020.
Com status de categoria oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a F4 FIA Argentina oferece custos mais baixos em relação a campeonatos de caráter semelhante. João Pedro Maia, que completará 16 anos apenas em dezembro, optou por correr no país vizinho em função de sua idade, dentre outros motivos.
“Não há porque eu permanecer na Fórmula Vee por mais um ano, então a F4 FIA Argentina é o caminho natural para evitar que eu ‘perca’ esta temporada, já que na Europa eu só poderia correr com 16 anos completos”, explica o piloto de Campinas (SP), campeão paulista e campeão da ECPA na Fórmula Vee em 2019, que correrá na Argentina aos 15 anos de idade graças a um acordo entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e o Automóvel Clube Argentino (ACA).
A proximidade geográfica com os “hermanos” e os custos menores em relação a viagens para a Europa, bem como em relação ao “pacote técnico” são outros fatores que influenciaram na decisão de João Pedro Maia em correr na Fórmula 4 FIA Argentina.
“Se compararmos com a França, os valores ficam em menos da metade”, revela João Pedro Maia (BPAM). “E na Itália e na Inglaterra os números em relação à Argentina são quase quatro vezes maiores”, continua o piloto, ganhador do Capacete de Ouro em 2019.
A Fórmula 4 FIA Argentina segue os mesmos padrões exigidos pela FIA para suas “irmãs” europeias, tanto em termos técnicos quanto em currículo, já que o peso de pontuação para a obtenção da Superlicença para a Fórmula 1 – claramente o objetivo de João Pedro Maia – é o mesmo.
A temporada 2020 da Fórmula 4 FIA Argentina terá oito etapas duplas, assim distribuídas:
1ª etapa – 24 e 25 de março
2ª etapa – 21 e 22 de abril
3ª etapa – 12 e 13 de maio
4ª etapa – 23 e 24 de junho
5ª etapa – 11 e 12 de agosto
6ª etapa – 8 e 9 de setembro
7ª etapa – 20 e 21 de outubro
8ª etapa – 17 e 18 de novembro
Os comentários estão encerrados.