- Início
- Noticias
- Coluna do Wagner Gonzalez
- E agora, Tião?
- Em busca de um palco iluminado
- Mercedes faz F-1 carenado.
- F-1 chega à Rússia em clima de guerra fria.
- Na F-1 sinal dos tempos vem dos boxes.
- O futuro mais próximo.
- F-1, saiba: brasileiros seguem vencendo.
- F-1: vitória certa com piloto errado.
- Hamilton e Fangio, 5 títulos em comum.
- Circuitos de rua: Macau em destaque.
- F-1: As mudanças canadenses.
- F-e tem Massa, Di Grassi e Nelsinho.
- Os caminhos alternativos da F-E.
- A F-1 desembarca em Interlagos
- F-1 Em Interlagos: o que mudou em 47 anos?
- Hamilton vence, grid definido.
- Elétricos carregam baterias.
- Brasileiros invadem Daytona.
- Christian Fittipaldi se despede das pistas.
- Caminhos de lá e de cá.
- F-1 lança coleção primavera-verão.
- F-1: Barcelona em clima de definição.
- F1: Reflexoes da Catalunha.
- F1 renova com o passado.
- Lá como cá.
- F-1 revela o futuro.
- Aos mil chegarás.
- 1000 GP’S: Ferrari sempre fiel
- F1: Ferrari monopoliza manchetes de Baku.
- Espanha é freada de arrumação.
- Mercedes prepara revival de 1988.
- E agora, Ferrari?
- Imortal, Lauda parte aos 70 anos.
- Fábricas suspendem apoio ao Superbike.
- F-1, Rio e a eletrônica embarcada.
- Razão, emoção e contradição alinharam na F-1.
- Chá das cinco anda meio morno.
- O futuro bate à porta e o presente nas rodas.
- Patrocínios, contratos e esperanças.
- Depois da tempestade, a Hungria
- É hora de ler nas entrelinhas.
- Asas que alçam Albon derrubam Gasly.
- Verão europeu dá cor pálida ao futuro da F-1.
- Spa, dura com pneus, nem tanto com os freios
- Onde astros nascem e se apagam.
- Promessas vingadas e soluções a vingar.
- Hora de pisar nos freios.
- Noite de Cingapura esclarece e encobre.
- Nada de novo na F-1.
- A febre dos japoneses.
- Bottas vence com uma mãozinha da Mercedes.
- Brasileiras e brasileiros a caminho.
- Reportagens
- Stock Car | Um milhão de motivos pra ser grande!
- Especial 20 anos sem Ayrton Senna
- História e Velocidade
- Custo e condições para treino com Spyder Race.
- Custo e condições para treinar com Mitsubishi Lancer.
- Piloto por um dia: RS Racing abrange serviços para diferentes públicos.
- 500 Milhas do Beto Carrero | O show dentro do show.
- Carol Figueiredo
- Saudade | Ayrton Senna
- Nelson Piquet salva o Grande Prêmio do Brasil de 2011 do tédio.
- Saudade | Marco Campos, 15 anos depois.
- Como é o volante de um Stock Car
- Saudade | Homenagem a Dan Wheldon
- Diferenças entre pneu de rua e de competição
- 1ª expedição brasileira com um carro 100% elétrico
- Saudade | Gustavo Sondermann
- Ascensão da Scuderia 111 à Stock Car
- Calendário
- Princípios Editoriais
- Acesso Restrito
Brasileiros no Exterior | Com três Top-6, Caio Collet encerra participação na Toyota Racing Series e destaca aprendizado.
Brasileiro conquista dois quartos lugares e um sexto na rodada tripla final em Manfeild.
Após cinco finais de semana seguidos de corridas intensas chegou ao fim a Toyota Racing Series 2020, principal campeonato de monopostos da Nova Zelândia. Neste fim de semana, a rodada tripla final aconteceu em Manfeild, com 19 carros na disputa.
Em sua primeira participação na competição, o brasileiro Caio Collet, de 17 anos, encerrou o campeonato com dois quartos lugares (nas corridas 1 e 3) e um sexto lugar (corrida 2).
Nas 15 provas disputadas ao longo do campeonato, Collet conquistou uma pole position (na primeira etapa em Highlands Motorsport Park), uma vitória (na segunda etapa em Teretonga), cruzando a linha de chegada oito vezes entre os seis primeiros.
Com o resultado, o brasileiro encerrou a disputa na sétima colocação. O compatriota Igor Fraga conquistou o título do campeonato, seguido pelo neozelandês Liam Lawson, vencedor em 2019.
Collet, que correu pela equipe mtec Motorport, que é parceira da R-Ace GP, seu time na F-Renault Eurocup, começou o fim de semana em Manfeild liderando um dos treinos livres de sexta-feira (14). No sábado (15), no entanto, o brasileiro não conseguiu repetir a performance no classificatório e partiu do sexto lugar.
Durante a prova, marcada por uma bandeira vermelha após um acidente nas primeiras voltas, Collet conseguiu se recuperar e cruzou a linha de chegada em quarto lugar, após a disputa de 20 voltas.
No domingo (16), o brasileiro iniciou bem o dia e garantiu um lugar na primeira fila, ficando a apenas 0.004 segundo do pole position Igor Fraga.
Na corrida 2, que teve os oito primeiros da primeira prova invertidos no grid, Collet partiu do quinto posto. O brasileiro chegou a estar em quarto, bem próximo do terceiro, mas acabou escapando numa disputa e caiu para sétimo. Com uma prova de apenas 15 voltas, o brasileiro não teve muito tempo para se recuperar e fechou a disputa em sexto.
Na corrida 3, Collet largou bem na segunda posição, mas não conseguiu manter um bom ritmo do carro #23, principalmente nas primeiras voltas e após as entradas do Safety Car (foram três no total). O piloto acabou perdendo duas posições e finalizou em quarto na prova mais longa do campeonato e que contou com 35 voltas.
“Estávamos muito rápidos nos treinos livres de sexta-feira. Mas no fim de semana não conseguimos manter a performance, principalmente no sábado. A classificação foi difícil e depois tivemos uma primeira corrida relativamente boa”, contou Collet.
“No domingo, na tomada, melhoramos bastante com relação ao sábado, mas nas duas provas não tivemos um bom desempenho”, destacou. “Na corrida 2, cometi alguns erros e perdi posições e, na última prova, não tinha um ritmo muito bom, principalmente nas primeiras voltas e nas saídas do Safety Car”, explicou.
“Perdíamos bastante. Depois de umas quatro, cinco, seis voltas, a gente até conseguia recuperar um pouco, mas o que havia perdido no começo da corrida e toda vez que o Safety Car entrava, fez diferença e o melhor que conseguimos foi terminar em quarto”, contou.
Apesar de todas as dificuldades, Collet – que é integrante do Renault Sport Academy – destacou o importante aprendizado em sua primeira participação na Toyota Racing Series. O campeonato também serviu como preparativo para sua segunda temporada na Fórmula Renault Eurocup, que começará em abril.
Os carros das duas categorias utilizam o mesmo chassis (FIA F3 Tatuus) e os mesmos pneus (Hankook).
“Foi um campeonato difícil, com altos e baixos. Com certeza, esperávamos mais. Começamos bem, fazendo a primeira pole, vencendo, mas infelizmente tive uma punição nesta corrida. Depois venci na segunda etapa, fui um dos maiores pontuadores, mas também cometi alguns erros em algumas etapas, tivemos algumas falhas técnicas e os resultados ficaram abaixo do esperado. Mas, no geral, foi um bom aprendizado. E o foco agora é o Europeu. Iniciamos os treinos coletivos no mês que vem e vamos trabalhar muito para já começarmos bem nossa segunda temporada”, finalizou.
Em 2019, Collet faturou o título de estreantes na competição europeia, com 10 vitórias em 20 provas. No geral, foi o quinto colocado, com seis pódios. A primeira etapa da F-Renault Eurocup 2020 será realizada nos dias 17, 18 e 19 de abril em Monza (Ita).
Confira os resultados em Manfeild (Top 10):
Corrida 1
1. Igor Fraga (Bra) M2 Competition 20 voltas em 24min34s194
2. Liam Lawson (NZl) M2 Competition + 1.668
3. Franco Colapinto (Arg) Kiwi Motorsport + 2.318
4. Caio Collet (Bra) mtec Motorsport + 3.998
5. Spike Kohlbecker (EUA) Kiwi Motorsport + 4.497
6. Tijmen van der Helm (Hol) Kiwi Motorsport + 6.302
7. Petr Ptacek (CZe) mtec Motorsport + 6.813
8. Lucas Petersson (Sue) mtec Motorsport + 7.819
9. Yuki Tsunoda (Jap) M2 Competition + 10.535
10. Jackson Walls (Aus) mtec Motorsport + 11.180
Veja o resultado completo: https://www.toyota.co.nz/ globalassets/toyota-racing- website/toyota-racing-series/ calendar-and-results/2020/ round-5/trs20_rd5_race-1_prov. pdf
Corrida 2
1. Tijmen van der Helm (Hol) Kiwi Motorsport 15 voltas em 17min07s312
2. Franco Colapinto (Arg) Kiwi Motorsport + 1.740
3. Petr Ptacek (CZe) mtec Motorsport + 4.393
4. Igor Fraga (Bra) M2 Competition + 4.976
5. Liam Lawson (NZl) M2 Competition +7.205
6. Caio Collet (Bra) mtec Motorsport + 7.798
7. Yuki Tsunoda (Jap) M2 Competition + 9.372
8. Lucas Petersson (Sue) mtec Motorsport + 10.227
9. Jackson Walls (Aus) mtec Motorsport + 10.683
10. Spike Kohlbecker (EUA) Kiwi Motorsport + 11.094
Veja o resultado completo: https://www.toyota.co.nz/ globalassets/toyota-racing- website/toyota-racing-series/ calendar-and-results/2020/ round-5/trs20_rd5_race-2.pdf
Corrida 3
1. Igor Fraga (Bra) M2 Competition 35 voltas em 43min38s279
2. Franco Colapinto (Arg) Kiwi Motorsport + 1.724
3. Liam Lawson (NZl) M2 Competition + 3.387
4. Caio Collet (Bra) mtec Motorsport + 3.737
5. Petr Ptacek (CZe) mtec Motorsport + 6.932
6. Yuki Tsunoda (Jap) M2 Competition + 8.463
7. Spike Kohlbecker (EUA) Kiwi Motorsport + 9.549
8. Jackson Walls (Aus) mtec Motorsport + 13.087
9. Grégoire Saucy (Sui) Giles Motorsport + 13.594
10. Lucas Petersson (Sue) mtec Motorsport + 14.089
Veja o resultado completo: https://www.toyota.co.nz/ globalassets/toyota-racing- website/toyota-racing-series/ calendar-and-results/2020/ round-5/trs20_rd5_race-3_ provisional.pdf
Classificação Final da temporada 2020 da Toyota Racing Series (Top 10):
1. Igor Fraga (Bra) 362 pontos
2. Liam Lawson (NZl) 356
3. Franco Colapinto (Arg) 315
4. Yuki Tsunoda (Jap) 257
5. Petr Ptacek (CZe) 241
6. Grégoire Saucy (Sui) 220
7. Caio Collet (Bra) 219
8. Lirim Zendeli (Ale) 200
9. Ido Cohen (Isr) 164
10. Jackson Walls (Aus) 160
Os comentários estão encerrados.