Na quinta-feira, 90 pilotos estarão no Kartódromo de Interlagos para a primeira etapa de 2020.

Próximo a comemorar o seu primeiro aniversário, a Associação dos Kartistas de São Paulo (AKSP) abre a sua segunda temporada nesta quinta-feira (23/1), a partir das 21 horas, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Um total de 90 pilotos estão inscritos para as disputas das categorias Light, Sênior, Graduados e Elite.

Para 2020 a principal novidade desportiva é que nas três primeiras etapas haverá uma seletiva em que os vinte pilotos com maior pontuação serão promovidos para a categoria Elite a partir da quarta etapa. Os outros a partir do 21º colocado ficarão na Graduados, com todos os pilotos carregando a pontuação conquistada até aquele momento para o restante do certame, que contará com 10 etapas no total. Outra diferença será a distribuição de turnos. O primeiro será composto das três primeiras etapas, sem descarte. O segundo turno será da quarta até a sétima rodada, com o descarte do pior resultado. E o terceiro e último turno agregará as três últimas etapas, também sem descarte. Todas as provas serão realizadas no Kartódromo de Interlagos, sempre às quintas-feiras a noite.

Todos os campeões de turno, mais os campeões da temporada, de cada uma das quatro categorias, receberão como prêmio pelas suas conquistas, a participação com um Mega/Honda em uma corrida inteiramente gratuita no campeonato de F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (AKASP).

Fundada em 29 de janeiro de 2018, a AKSP promoveu o seu primeiro campeonato, composto por 10 etapas. Um total de 191 pilotos diferentes participaram durante o ano, com a média de 73 pilotos por etapa, começando com 40 inscritos na primeira etapa, chegando ao pico de 100 participantes em uma única rodada. Em virtude da alta competitividade, nas 37 corridas realizadas foram 21 vencedores diferentes nas categorias Light, Graduados e Sênior.

No ano passado os campeões foram Eduardo Abrantes, nas categorias Graduados e Sênior, e Rogério Cebola, na Light. Enquanto Cebola tentará repetir a performance na Graduados, Abrantes tem como objetivo o bicampeonato nas duas categorias.

A primeira etapa da AKSP terá o apoio da Hamburgueria Benedetto, Cerveja Paulistânia e Luvas Pailler Racing.

Calendário da AKSP 2020: 1ª etapa, 23/1 – 1º turno – Qualifying Elite; 2ª etapa, 20/2 – 1º turno – Qualifying Elite; 3ª etapa, 19/3 – 1º turno – Qualifying Elite; 4ª etapa, 16/4 – 2º turno; 5ª etapa, 21/5 – 2º turno; 6ª etapa, 18/6 – 2º turno; 7ª etapa, 16/7 – 2º turno; 8ª etapa, 20/8 – 3º turno; 9ª etapa, 17/9 – 3º turno; 10ª etapa, 15/10 – 3º turno.