20191029-Coluna-Podium-MercLewis Hamilton se consolida como o maior piloto da década de 2010 (Mercedes)

País com fartura de cores, costumes e pimentas, a etapa do México válida para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 mostrou porque Lewis Hamilton (foto de abertura/Mercedes) é o melhor piloto da atualidade. Indiferente aos efeitos do Mal de Montezuma (que, mais uma vez, atacou boa parte do pessoal que trabalha na categoria) e às consequências da instabilidade meteorológica que marcou os dois dias de treinos, o piloto inglês demonstrou o completo domínio da situação e deu-se ao luxo de blefar com os adversários ao emitir mensagens que muitos interpretaram como verídicas. Tal como ele queria, não faltou quem acreditasse que seus pneus estavam desgastados a ponto de ele prever uma segunda parada. Seu estilo de pilotagem limpo ajudou a evitar esse novo pit stop e a dose de sorte que acompanha os campeões completaram o cenário de um final feliz.

Alex Albon largou bem e andou em terceiro. Anglo-tailandês é a surpresa do ano (BCCP-Getty Images)

Alex Albon largou bem e andou em terceiro. Anglo-tailandês é a surpresa do ano (BCCP-Getty Images)

Se Hamilton se consolida como o melhor da década, os nomes de seus possíveis sucessores receberam nova demão de acabamento, alguns para melhor outros nem tanto. O anglo-tailandês Alex Albon segue na toada de bater Max Verstappen em resultados, desempenho que coloca questões sobre o que acontece com o holandês. Charles Leclerc deu mostras que segue aprendendo e sabe enxergar o que pode melhorar enquanto equipes como a Alfa Romeo, Haas e, principalmente a Williams, parecem viver o que a Rainha Elizabeth definiu tempos atrás como “annus horribilis”.

Indiferente às consequências que a água e a comida mexicanas causam a organismos mais delicados, Hamilton foi ainda mais forte ao explorar as consequências de dois de treinos onde a dinâmica de avaliação do desgaste de pneus foi pouco usual. Não é comum que a chuva impeça a borracha dos pneus da categoria fixar no asfalto, como aconteceu no fim de semana. Mesmo sem o engenheiro que o acompanha há sete anos, o inglês soube explorar os compostos mais duros do final de semana e deixar claro o valor da dobradinha que faz com uma equipe comandada brilhantemente por Toto Wolff. Aparte do inglês, o australiano Daniel Ricciardo também apostou nos compostos mais duros e explorou isso a seu favor: largou em décimo-terceiro e terminou em oitavo.

Sebastian Vettel liderou e tentou recuperar a posição nas voltas finais. Não conseguiu (Ferrari)

Sebastian Vettel liderou e tentou recuperar a posição nas voltas finais. Não conseguiu (Ferrari)

Já Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Valtteri Bottas não exploraram a situação com a mesma eficiência. O alemão ainda conseguiu chegar em segundo, distanciou-se de Max Verstappen e se aproximou de Charles Leclerc na tabela de pontos. Leclerc admitiu que precisa impor sua opinião frente aos estrategistas da Ferrari (que seguem merecedores de aulas de aperfeiçoamento) enquanto Bottas conseguiu o mínimo desejado: adiar a decisão do título para, no mínimo o próximo final de semana. O sonho do primeiro título só chegará vivo a Interlagos se a diferença para seu companheiro de equipe, atualmente 74 pontos, diminuir, no mínimo, em 22 pontos. Algo pouco provável.

Valtteri Bottas (E) ainda pode ser campeão, mas seu companheiro de equipe é o favorito (Mercedes)

Valtteri Bottas (E) ainda pode ser campeão, mas seu companheiro de equipe é o favorito (Mercedes)

Comparado ao calvário de Max Verstappen na segunda fase da temporada, o finlandês está bem: é o virtual vice-campeão e segue subindo ao pódio. Desde o GP da Bélgica, quando Alex Albon assumiu o papel de seu escudeiro, o holandês marcou 39 pontos, contra 58 do anglo-tailandês e ele vem amargando dissabores de forma consecutiva.

Max Verstappen parece ter perdido o arrojo que forjou seu nome na F-1 (RBCP-Getty Images)

Max Verstappen parece ter perdido o arrojo que forjou seu nome na F-1 (RBCP-Getty Images)

No último fim de semana tinha a pole position garantida, saiu para melhorar e ignorou conscientemente uma bandeira amarela no final da prova de classificação. Foi demovido para o quarto no grid, se enroscou com Lewis Hamilton na primeira curva, caiu para último e, apesar de uma bela recuperação que o levou ao sexto lugar (atrás de Albon…), seus erros frequentes maculam o amadurecimento que se esperava dele. Uma fase de azar ou a postura que visa romper o contrato com a Red Bull são as explicações mais fáceis para explicar essa fase.

No GP do México Charles Leclerc aprendeu outra lição importante: impor sua opinião frente à equipe (Ferrari)

No GP do México Charles Leclerc aprendeu outra lição importante: impor sua opinião frente à equipe (Ferrari)

Nem por isso a manutenção de Alex Albon na equipe é dada como fato consumado: o alto comando da equipe emite comentários contraditórios sobre a decisão sobre seus dois pilotos para 2020, disputa que também inclui o francês Pierre Gasly. Dado o fato que Charles Leclerc está em seu segundo ano na categoria o anglo-tailandês pode ser considerado como a revelação da temporada: um resultado com direito a pódio é a conquista que lhe falta para consagrar-se acima da média dos nomes mais jovens na F-1 atual: Lando Norris, Antonio Giovinazzi, George Russell, Gasly, Leclerc e, por que não, Lance Stroll.

Daniel Ricciardo apostou na durabilidade dos pneus duros para terminar em oitavo (Renault)

Daniel Ricciardo apostou na durabilidade dos pneus duros para terminar em oitavo (Renault)

O resultado completo do GP do México e as posições no campeonato você encontra aqui.

Katja Heim (1960-2019)

Katja Heim (COTA)

Katja Heim (COTA)

Triste descobrir pelo site do Circuito das Américas o falecimento da alemã Katja Heim. Empresária e Relações Públicas das mais capazes, Katja era uma das principais executivas do circuito norte-americano e liderava a KHP Consulting, empresa com escritórios em Abu Dhabi (EAU) Austin (EUA) e Londres (Inglaterra). Seu sorriso e sua generosidade, suas marcas registradas nos autódromos e circuitos do mundo inteiro, farão falta.