Foto: Vanderley Soares

Foto: Vanderley Soares

Atual campeão assume a primeira posição após a largada e sustenta a ponta até o final; Pedro Burger e Rafael Grasti completam o pódio.

A Fórmula Academy Sudamericana realizou na tarde deste sábado (12), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), a primeira corrida da segunda etapa da temporada 2019. E viu o atual campeão da categoria, o paulista Juan Vieira, vencer sem enfrentar dificuldades. O piloto de 21 anos largou da segunda posição, assumiu a ponta após a largada e não foi mais ameaçado pelos adversários. Os paulistas Pedro Burger e Rafael Grasti completaram o pódio. A segunda corrida acontece neste domingo (13), às 10h40 (horário de Brasília).

Em tarde marcada pelo sol forte no Oeste paranaense, os pilotos enfrentaram temperatura na casa dos 35 graus. O pole Grasti, que superou Vieira na classificação por apenas 16 milésimos, perdeu a ponta para o rival antes da primeira curva. Vieira aproveitou a oportunidade e apertou o ritmo, abrindo uma vantagem considerável. A disputa pelo segundo lugar foi aumentando ao longo da prova.

Burger, que largou em terceiro, e o venezuelano José Miguel Alvarado, junto com Grasti, travaram uma disputa intensa pelo segundo lugar com várias trocas de posição. Lá na frente, Vieira manteve a vantagem e não teve muito trabalho para vencer pela segunda vez no ano. O piloto passou à liderança da competição com 61 pontos, apenas um de vantagem para Grasti.

“Foi uma prova desgastante pelo calor. Porém, consegui tomar a ponta ainda no início da prova e depois abri uma vantagem que me permitiu ter uma certa tranquilidade lá na frente. Gostei da pista, achei mais difícil pelo simulador do que na prática. Foi uma vitória importante, que me colocou na liderança do campeonato”, diz Vieira.

 

Resultado da primeira corrida:

1) Juan Vieira (BRA) – 13 voltas em 20min09s

2) Pedro Burger (BRA) – a 1s289

3) Rafael Grasti (BRA) – a 2s449

4) José Miguel Alvarado (VEN) – a 3s128

5) Pedro Ferro (BRA) – a 3s648

6) Marcelo Servidone (BRA) – a 1 volta

Melhor volta: Juan Vieira em 1min09s589

 

Não completou:

Rafael Dias (BRA) – a 8 voltas

 

Classificação do campeonato:

1) Juan Vieira (BRA) – 61 pontos

2) Rafael Grasti (BRA) – 60 pontos

3) José Miguel Alvarado (VEN) – 36 pontos

4) Pedro Burger (BRA) – 33 pontos

4) Rafael Dias (BRA) – 33 pontos

6) Marcelo Servidone (BRA) – 28 pontos

7) Pedro Ferro (BRA) – 10 pontos