Rodada dupla foi marcada pela chuva, que interrompeu a corrida de sábado, valendo a metade dos pontos. No domingo, com tempo seco, Collet fez uma grande prova, terminando em quarto no geral e garantindo a segunda vitória do fim de semana entre os estreantes.

O brasileiro Caio Collet, da equipe R-ace GP, conquistou neste fim de semana (7 e 8) mais duas vitórias entre os estreantes da Fórmula Renault Eurocup, desta vez no circuito de Hungaroring, em Budapeste (Hun). Agora já são sete vitórias entre os estreantes, nas 14 provas disputadas até aqui (Silverstone, Mônaco, duas em Paul Ricard, Spa-Francorchamps e duas em Hungaroring).

No geral, Collet foi o quarto colocado nas duas provas, que teve a participação de 20 pilotos. O brasileiro segue liderando entre os estreantes, somando agora 140 pontos, quase o dobro do segundo melhor. No geral, está em quinto lugar e reduziu para 15,5 pontos a diferença para o quarto. Restam agora agora três rodadas duplas para o fim da temporada.

Collet começou bem na pista húngara, onde nunca havia andado, liderando um dos treinos livres e ficando em segundo em outro. No sábado, no classificatório da corrida 1, os pilotos tiveram de lidar com a mudança da pista, que começou a secar e precisaram trocar os pneus de chuva por slicks no meio da sessão. Collet foi o quarto colocado.

No momento da prova, a chuva caiu forte. Os pilotos chegaram a completar algumas voltas com Safety Car, mas ainda nos minutos iniciais a prova foi interrompida com bandeira vermelha. Victor Martins, que largou na pole, ficou com a vitória no geral. Collet foi o quarto e subiu ao pódio como melhor estreante. Na tabela do campeonato, em virtude da interrupção, os pontos foram computados pela metade.

Na tomada de tempos para a corrida de domingo, a pista também estava bem úmida. Collet registrou o quinto melhor tempo, mas sua volta foi cancelada, após o piloto pegar a linha branca da saída do box. A segunda volta mais rápida o colocou em oitavo no grid.

Com pista seca na hora da disputa, o brasileiro largou muito bem e já aparecia em quinto na primeira curva. Ainda na primeira volta, o Safety Car entrou na pista em virtude de um acidente. Algumas voltas depois, na relargada, Collet protagonizou uma bela ultrapassagem para assegurar o quarto posto.

A corrida ainda teve mais uma vez a interrupção do Safety Car, após um novo acidente. Collet cruzou a linha de chegada em quarto, novamente vencendo entre os estreantes. Oscar Piastri, que largou na pole, foi o vencedor.

“Estava muito rápido os treinos livres, mas a condição de pista úmida no classificatório não favoreceu e não tivemos os resultados esperados. Na corrida de sábado, chovia muito. Se houvesse bandeira verde, seria um Safety Car atrás do outro”, comentou o brasileiro, que é integrante do programa Renault Sport Academy.

“No domingo, felizmente, as condições melhoraram e pudemos disputar a prova. Larguei bem, ganhei quatro posições na corrida e fiz boas ultrapassagens. Gostaria de agradecer toda a equipe por mais um ótimo fim de semana. Vamos continuar lutando e trabalhando forte para evoluir ainda mais nessas últimas etapas”, completou Collet, de apenas 17 anos.

Após sete rodadas duplas, o brasileiro tem três pódios no geral em 2019 (terceiro lugar em Mônaco, segundo em Spa e terceiro em Nurburgring) e as sete vitórias entre os estreantes. A próxima etapa acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro, em Barcelona (Esp).

Confira os resultados da etapa de Hungaroring (Top-10):

Corrida 1
1 #11 V.Martins (MP Motorsport) 3 voltas
2 #3 A.Smolyar (R-ace GP) + 1.002
3 #12 L.Colombo (MP Motorsport) +2.959
4 #2 C.Collet (R-ace GP) + 3.475 *
5 #18 A.Cordeel (MP Motorsport) + 4.183 *
6 #32 F.Bird (Arden) + 5.605
7 #31 P.Pasma (Arden) + 6.352 *
8 #33 A.Quinn (Arden) + 7.903 *
9 #72 X.Lloveras (GRS) + 8.995
10 #25 L.Lorandi (JD Motorsport) + 10.785 *

Confira o resultado completo:

https://www.formulerenault.com/IMG/pdf/formula_renault_eurocup_race_1_resultlist_2.0-7.pdf

Corrida 2
1 #1 O. Piastri (R-ace GP) 17 voltas
2 #3 A.Smolyar (R-ace GP) + 2.833
3 #11 V.Martins (MP Motorsport) + 3.284
4 #2 C.Collet (R-ace GP) + 4.623 *
5 #41 K. Maini (M2 Competition) + 8.564 *
6 #12 L.Colombo (MP Motorsport) + 9.044
7 #53 P. Ptacek (Bhaltech) + 9.872 *
8 #28 J. Vieira (JD Motorsport) + 10.407 *
9 #43 L. Roy (M2 Competition) + 15.423 *
10 #66 A. Karkosik (FA Racing by Drivex) + 15.954