Competição na Finlândia serviu de preparação final para o Mundial de Kart, pista nova para Matheus, que teve uma adaptação rápida; ploto conseguiu um P5 na tomada de tempo do seu grupo e um P16 no geral, com mais de 90 pilotos.

O jovem Matheus Ferreira finalizou sua preparação para o Mundial de Kart no último final de semana no Open da competição em Alaharma, na Finlândia. O piloto brasiliense foi destaque com três top-5 e e mais dois top-10 nas baterias classificatórias, além de garantir o 13º lugar na Final após largar na 16ª colocação.

“Meu kart esteve rápido em alguns heats (baterias) e conquistei resultados importantes para me dar confiança para o Mundial de Kart, apesar de não ter tido um bom rendimento do equipamento na final. Fizemos uma preparação muito boa e tenho certeza de que representaremos o Brasil da melhor forma. Será meu primeiro mundial e estou bem empolgado para isso”, diz Matheus.

O Open do Mundial de Kart foi marcado por polêmicas ao longo do torneio. “A largada foi um problema no primeiro heat, onde seis pilotos escaparam de uma vez e eu fui um deles, mas consegui voltar e fazer uma boa corrida de recuperação”. disse Matheus.

O Open teve diversos acidentes que aconteceram com alguns pilotos, a maioria na curva da Nascar, no traçado do Mika Salo Circuit, pista que leva o nome do ex-piloto de F1.

“Apesar do boicote de algumas equipes, que preferiram não disputar a final, acredito que pudemos aprender bastante aqui no Open. Tenho certeza que a organização fará o melhor possível para que o Mundial seja disputado com segurança”, diz Matheus, que compete na categoria OK Júnior.

Matheus faz sua primeira temporada completa na Europa em 2019. Em quatro etapas do Europeu de Kart, duas realizadas na França, uma na Bélgica e uma na Suécia, Matheus terminou 5 corridas no top-5. Além disso, o piloto também tem mostrado bom desempenho nas competições do WSK, um dos principais campeonatos do mundo.

O Mundial de Kart na Finlândia acontecerá entre os dias 6 e 8 de setembro.