Uma corrida bastante competitiva, que para a equipe A8 Racing, teve um movimento mal interpretado.

A 6ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada no último sábado, no kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri-SP, ficará marcada na lembrança de Alfredinho Ibiapina. Saindo da 8ª posição do grid na segunda prova, o piloto fez boa corrida de recuperação, assumiu a liderança na penúltima volta e conquistou a vitória. Mas, a divulgação do resultado oficial surpreendeu a equipe A8 Racing e até os próprios concorrentes da categoria.  O kart numeral 8 apareceu somente no 4º lugar da classificação sofrendo uma penalização de 3 segundos.

A justificativa da direção de provas foi que Alfredinho Ibiapina teria impedido o segundo colocado de fazer a ultrapassagem mudando a direção do traçado por mais de duas vezes. O fato, porém, foi registrado em vídeo e mostra que o piloto apenas defendeu a posição saindo do alinhamento inicial uma única vez, o que é permitido no regulamento.

“Na última volta o Alfredinho entra na reta e muda o traçado da direita para a esquerda no intuito de defender a posição. Ele olha para os dois lados e o segundo colocado, que permaneceu por mais tempo como o líder da prova, sobe na roda traseira do kart. Foi este movimento que a direção de provas interpretou errado, alegando que o Alfredinho teria mudado o traçado novamente, impedindo o concorrente de ultrapassar. Nós mostramos a imagem, mas o diretor de provas se mostrou irredutível,” comentou Jefferson Neves, preparador da equipe A8 Racing.

“Eu fiquei muito chateado. Procuro ser limpo nas minhas ultrapassagens e as vezes eu até perco posições se eu sentir que o meu movimento pode prejudicar um concorrente e até a mim mesmo. Embora o vídeo mostre que eu agi certo, é muito ruim sair de uma competição sem os pontos que eu conquistei na pista. Agora é deixar a tristeza de lado e focar na próxima disputa do final de semana, na penúltima etapa da Copa SPR Light, no Beto Carrero”, desabafou Alfredinho Ibiapina.

A 3ª e última etapa da Copa SPR Light é válida também como preparação para a Copa Brasil de Kart, que será disputada em outubro, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha-SC. Os treinos oficiais da rodada iniciam na próxima sexta-feira e as duas corridas serão realizadas no sábado.