Dupla da JLM Racing brilhou com a conquista da pole position e com a vitória neste sábado, a liderança do campeonato segue com Xandy e Xandinho Negrão.

A dupla do AJR #113, David Muffato e Pedro Queirolo, da JLM Racing, venceu a quarta etapa do Império Endurance Brasil, neste sábado, no Autódromo Internacional do Velopark (RS). Largando na pole position pela primeira vez, Queirolo e Muffato fizeram uma corrida irretocável e não deram chances aos adversários, vencendo a prova de três horas.

  • Pódio Geral das Três Horas do Velopark
    (Bruno Terena/MS2)
  • Pedro Queirolo e David Muffato
    (Bruno Terena/MS2)
  • Vitória do AJR #113
    (Bruno Terena/MS2)
  • Pole e vitória de Queirolo e Muffato!
    (Bruno Terena/MS2)

A pole position foi conquistada por Muffato no sábado mesmo, depois de as fortes chuvas no circuito forçaram a alteração da programação, cancelando o classificatório na sexta-feira, o paranaense marcou o tempo de 48s388. Na largada, o AJR #88 de Vicente Orige, pulou na frente e assumiu a liderança, depois de largar na terceira colocação, sendo pressionado por Queirolo, que acabou voltando pra liderança.

Depois de uma hora de prova o AJR #05 de Andersom Toso, Tiel Andrade e Julio Martini assumiu a primeira posição, depois que o AJR #113 teve que pagar um drive trough, por ultrapassagem em bandeira amarela, mas um abandono tirou as chances do trio da MC Tubarão, com Muffato recuperando a ponta da tabela e abrindo uma grande vantagem em relação ao segundo colocado.

“Final de semana foi bom! O carro estava impecável. Parabéns para a equipe, pois conseguimos fazer um trabalho maravilhoso. Pedrão tocou muito”, destacou Muffato. “Nesta etapa fizemos barba, cabelo e bigode. David fez a pole e conseguimos fazer uma ótima corrida. O mais importante é que somos líderes da categoria P1! Quem sabe ganhamos esse título!”, comemorou Queirolo.

A segunda colocação foi da Mercedes AMG GT3 #08, que também venceu na categoria GT3, com Guilherme Figueiroa e Julio Campos, que fizeram uma prova espetacular e não deram chance aos adversários. “Só temos que comemorar. Tínhamos batido na trave em Goiânia e hoje foi perfeito. Fiz dois bons stints e o Julinho pegou e foi embora. Ele já está acostumado a ganhar toda a semana”, brincou Figueiroa. “Precisávamos dessa vitória, principalmente, pelo Guilherme, que vem fazendo sempre boas corridas e o resultado não se concretizava. Sabemos que, apesar de serem gentlemans drive, eles treinam para estar bem preparados para a corrida, já que cumprem 50% de cada prova. Vamos com tudo para próxima etapa. Muito feliz!”, vibrou Campos.

A terceira colocação ficou com a dupla Xandy e Xandinho Negrão, que lideram o campeonato na geral e na categoria. “Na prova conseguimos abrir no começo, mas tiveram algumas intervenções do safety car e como isso foge das nossas mãos, acabou que juntou de novo os carros, o que anulou nossa vantagem, mas corrida é assim mesmo, bom demais, e conseguimos concluir mantendo a liderança”, disse Xandy Negrão. “Conseguimos manter um bom resultado e a liderança do campeonato, já a corrida foi um pouco confusa de novo, muito safety car o que acabou atrapalhando a gente, também não sei se conseguiríamos manter a ponta da GT3. Tivemos uma roda quebrada e fiquei um pouco com medo de abusar das zebras, fui mais conservador na guiada depois disso, mas foi bom. Seguimos líderes, foi ótimo”, completou Xandinho.

A quarta posição na geral e terceiro na GT3 ficou com o Porsche 911 GT3 R pilotado por Marcel Visconde e Ricardo Mauricio. Nos últimos 25 minutos de prova, Mauricio protagonizou a melhor disputa da corrida, defendendo sua posição em uma disputa extremamente acirrada (e limpa) com a Ferrari 488 GT3 #19 de Chico Longo e Marcos Gomes, quarta colocada. “Estávamos na estratégia ideal, com cada piloto fazendo dois stints seguidos, mas o furo no pneu atrapalhou. Percebi a situação uns 15 metros depois de passar pela entrada do box. Depois, entrou um safety car que nos ajudou um pouco. A equipe fez um bom trabalho”, revelou Marcel. “Foi uma boa corrida. Aqui, as retas são curtas e eu conseguia me posicionar bem para evitar a ultrapassagem do Marcos. Meu foco era ‘segurá-lo’ em algumas curvas decisivas, de maneira a evitar que ele pudesse ganhar velocidade nas retas. Em outros trechos, como na sequência antes da reta dos boxes, ele perdia pressão aerodinâmica ao ficar atrás de mim e isso dificultava a aproximação dele na reta. Se não fosse o furo no pneu, daria para conseguir um resultado ainda melhor”, explicou Ricardinho.

A próxima etapa a ser disputada acontece em Interlagos, no dia 07 de setembro.

Resultado final das Três Horas do Velopark

PEDRO QUEIROLO/DAVID MUFFATO – AJR #113 – P1
GUILHERME FIGUEIROA/JULIO CAMPOS – Mercedes AMG GT3 #08 – GT3
XANDY NEGRÃO/XANDINHO NEGRÃO – Mercedes AMG GT3 #09 – GT3
MARCEL VISCONDE/RICARDO MAURICIO – Porsche 911 GT3 R #55 – GT3
CHICO LONGO/MARCOS GOMES – Ferrari 488 GT3 #19 – GT3
NILSON RIBEIRO/JOSE RIBEIRO – AJR #65 – P1
ENZO BORTOLETTO/RENAN GUERRA – Ginetta #555 – GT4
ALEXANDRE AULER/LEANDRO ROMERA – Mercedes AMG GT4 # 03 – GT4
CARLOS ANTUNES/YURI ANTUNES – MRX #72 – P3
ASSUNÇÃO/E.PADRON/F.FORTES – MRX #75 – P3
LEANDRO FERRARI/FLAVIO ABRUNHOZA – Mercedes AMG GT4 #22 – GT4
SERGIO RIBAS/GUILHERME RIBAS – Aston Martin #63 – GT3L
GUSTAVO SIMON/RAFAEL SIMON – MRX #56 – P3
MATHEUS STUMPF/RENATO STUMPF – Radical #89 – P3
ESIO VICHIESE/VINICIUS KWONG – Ginetta #16 – GT4
FERNANDO POETA/BETO GIACOMELLO – Lamborghni #18 – GT3L
HENRY VISCONDE/RAFAEL BIANCINI – Audi RS3 #64 – GT4L
RICARDO MENDES/TOM FILHO – Ferrari 458 #155 – GT3L
MAURO KERN/PAULO SOUSA – Tubarão #32 – P2
EBRAHIM/F.EBRAHIM/P.AGUIAR – Ginetta G57 #20 – P1
ALDOIR SETTE/FRANCO PASQUALE – Protótipo #07 – P3
JUNIOR VICTORETE/MARCELO KARAM – Mercedes CLA 45 AMG #14 – GT4L
ASSUNÇÃO/L.FLOSS/E.PADRON – AJR #175 – P1
ALEXANDRE FINARDI/RAFAEL SUZUKI – AJR #80 – P1
MARIO MARCONDES/RICARDO HAAG – MRX #34 – P4
STUART TURVEY/RENATO TURELLI – KTT #37 – P2
RUBEN GHISLENI/GUSTAVO FREY – MRX #44 – P3
ANDRADE/J.MARTINI/A.TOSO – AJR #05 – P1
NEY FAUSTINI/NEY SA FAUSTINI – Geebee #25 – P2
VICENTE ORIGE/TARSO MARQUES – AJR #88 – P1
Resultado por categoria:

P1

PEDRO QUEIROLO/DAVID MUFFATO
NILSON RIBEIRO/JOSE RIBEIRO
EBRAHIM/F.EBRAHIM/P.AGUIAR
ASSUNÇÃO/L.FLOSS/E.PADRON
ALEXANDRE FINARDI/RAFAEL SUZUKI GT3
GUILHERME FIGUEIROA/JULIO CAMPOS
XANDY NEGRÃO/XANDINHO NEGRÃO
MARCEL VISCONDE/RICARDO MAURICIO
CHICO LONGO/MARCOS GOMES
GT3 L

SERGIO RIBAS/GUILHERME RIBAS
FERNANDO POETA/BETO GIACOMELLO
RICARDO MENDES/TOM FILHO
GT4

ENZO BORTOLETTO/RENAN GUERRA
ALEXANDRE AULER/LEANDRO ROMERA
LEANDRO FERRARI/FLAVIO ABRUNHOZA
ESIO VICHIESE/VINICIUS KWONG
GT4L

HENRY VISCONDE/RAFAEL BIANCINI JUNIOR
VICTORETE/MARCELO KARAM
P2

MAURO KERN/PAULO SOUSA
STUART TURVEY/RENATO TURELLI
NEY FAUSTINI/NEY SA FAUSTINI
P3

CARLOS ANTUNES/YURI ANTUNES
ASSUNÇÃO/E.PADRON/F.FORTES
GUSTAVO SIMON/RAFAEL SIMON
MATHEUS STUMPF/RENATO STUMPF
ALDOIR SETTE/FRANCO PASQUALE
P4

MARIO MARCONDES/RICARDO HAAG