Piloto gaúcho da AJ Foyt foi destaque no mês de maio com bons resultados em Indianápolis e acredita que a etapa deste final de semana será sua verdadeira estreia no Texas, já que em 2018 um fogo no carro tirou o piloto da prova ainda nas primeiras voltas.

Após um bom desempenho no mês de maio com um quarto lugar no GP de Indianápolis e um top-15 na Indy 500, Matheus Leist encara a maratona de provas neste começo de junho. Depois de duas corridas em Detroit nos dias 1 e 2, agora o desafio será em circuito oval no Texas neste sábado à noite.

Para o jovem piloto de 20 anos, a prova deste final de semana será praticamente uma estreia na pista, já que em 2018 Leist abandonou na terceira volta por conta de um princípio de incêndio no carro da AJ Foyt.

“Estou muito empolgado com a corrida do Texas porque eu praticamente não cheguei a correr nela no ano passado. Tivemos problemas na terceira volta e eu não consegui completar a corrida. A pista é muito rápida e quando você chega lá fica bem impressionado, mas quando você vai se acostumando ela fica bem divertida e emocionante”, diz Leist, que faz sua segunda temporada completa na Indy

Leist foi campeão da F3 Inglesa em 2016 e no ano seguinte mudou o foco da carreira para os EUA, onde estreou na Indy Lights com três vitórias em 2017, sendo a mais importante delas na preliminar da Indy 500. Em 2018, o piloto subiu para a Indy, onde estreou logo com um terceiro lugar no grid em São Petersburgo, mostrando que seria um dos destaques entre os estreantes ao longo do ano.

A corrida no Texas ainda tem um particularidade especial para a Foyt, já que é justamente no estado americano em que fica a sede da equipe.

“É uma corrida em casa para nós e vamos ter muitas pessoas nos apoiando da equipe. Estou com uma expectativa muito boa e acredito que um dos pontos importantes para fazer uma boa corrida é analisar muito bem a estratégia, já que a degradação dos pneus foi bem alta no ano passado”, diz Leist, que conquistou no mês passado um quarto lugar em Indianápolis, o melhor resultado da Foyt nas últimas cinco temporadas.

Os treinos livres no Texas já começam na noite desta quinta-feira, a partir das 21h. O classificatório acontecerá na sexta-feira às 19h45 e a largada da corrida está programada para as 21h40 do sábado, com transmissão ao vivo no Band Sports.

Programação completa (horários de Brasília):

Quinta-feira – 06/06

Treino Livre 1 – 21h às 23h

Sexta-feira  – 07/06

Treino Livre 2 – 16h às 17h

Classificatório – 19h45 às 20h45

Sábado – 08/06

Largada da corrida – 21h40 (248 voltas)