Brasiliense desbrava mais uma categoria e vai revezar o carro com Alex Wurz na Europa.

Nelsinho Piquet está de volta aos carros 4×4.

O brasiliense vai disputar quatro etapas do novo TitansRX Championship, evento de seis rodadas duplas que começa na França dentro de um mês. Nas outras duas, que têm conflito de datas com o calendário da Stock Car, o carro ficará a cargo do austríaco Alex Wurz, também ex-piloto de F1.

“Estou muito animado em voltar ao rallycross. Tive uma grande experiência com a modalidade nos Estados Unidos há uns anos e fico contente em correr novamente eventos dinâmicos como este”, afirmou o piloto.

“É a realização de um sonho. O grid da primeira temporada do Titans RX Europe avançou de grandioso para fantástico. Estou muito contente em dar as boas-vindas ao Nelson Piquet Jr na categoria. Ele já tem experiência com carros de rallycross e deve ser um concorrente aos pódios”, disse Max J. Pucher, o promotor da categoria.

O Titans RX Championship compete com carros idênticos, capazes de acelerar de zero a 100 km/h em 2 segundos. Eles são equipados com mesmos motores do Ford Mustang. Os propulsores têm 2,3 litros, turbo e geram 530 HP.

Primeiro campeão mundial da FIA Fórmula E, primeiro e único brasileiro com vitórias na Nascar, primeiro brasileiro a vencer na GP2 e primeiro vencedor da A1GP, Nelsinho Piquet foi também pioneiro do Brasil no rallycross.

Em 2013, Piquet correu etapas do XGames e parte do campeonato do GRC (Global Rallycross Championship). Nas temporadas seguintes, disputou os campeonatos completos do GRC, vencendo uma etapa em Washington DC e conquistando a medalha de bronze nos XGames em Austin (a única medalha de um brasileiro em modalidades de esporte a motor no evento).

Os eventos de rallycross mesclam duas superfícies -normalmente asfalto e terra-, apresentam um traçado alternativo pelo qual os carros têm que passar uma vez por bateria e têm ao menos um salto por percurso. Em uma jornada são disputadas baterias classificatórias, que antecedem a final -todas provas de curta duração com grande apelo para TV e streaming pela internet.

Piquet vai competir nas duas primeiras etapas, em Essay (França) e Lydden Hill (Reino Unido), deixa o carro para Wurz na jornada de Montalegre nos dias 10 e 11 de agosto por compromissos firmados anteriormente com a Stock Car, e retorna para as etapas 4 e 5, respectivamente, na Áustria e Hungria.

Ele testa na Áustria nesta semana e inicia sua jornada no evento nos dias 29 e 30 de junho.

Para mais informações sobre o campeonato visite: www.titansrx.eu