Piloto de Birigui (SP) correu na categoria OK no último final de semana e reencontrou Felipe Massa, ex- F1 e hoje presidente comissão de kart da Federação Internacional de Automobilismo.

Campeão brasileiro de kart em 2017, Ricardo Gracia foi recebido por Jean Todt, presidente da FIA, e Felipe Massa no último final de semana em Genk, na Bélgica, palco da segunda etapa do Campeonato Europeu de Kart CIK-FIA. O ex-F1 e atualmente piloto da Fórmula E também acumula o cargo de presidente da comissão de kart da F1.

Ricardo Gracia ao lado de Felipe Massa e com Jean Todt (presidente da FIA)
(Divulgação/ RF1)

“Foi muito bom rever o Felipe Massa. É um piloto que é uma inspiração para mim e com certeza para muitos pilotos brasileiros. Ele faz um trabalho muito importante acompanhando as competições internacionais de kart e nós seguimos com o sonho de sediar o Mundial de Kart lá no Brasil em breve”, diz Ricardo.

Gracia e Massa já haviam se encontrado em novembro do ano passado justamente na visita que Felipe fez no SpeedPark, kartódromo que fica localizado em Birigui, cidade natal de Gracia. Na época, Massa admitiu que um dos seus desejos era de trazer o Mundial de Kart para o Brasil em 2020.

As negociações para trazer a principal competição de kart para o Brasil seguem e enquanto isso Gracia também continua acelerando nas competições europeias. Piloto oficial de fábrica da Parolin, Gracia correu na categoria OK e passa por um processo de grande aprendizado com as corridas no Europeu de Kart.

“Foi um final de semana de bastante trabalho para mim e para a equipe. A classificação foi difícil, choveu bastante e ficamos com a pista molhada. A chuva foi diminuindo, a pista secando e essa variação bagunçou tudo. Mesmo assim, melhoramos nosso nas corridas classificatórias e venho aprendendo muito com as provas na Europa. Não fomos à final, mas sinto que estou evoluindo a cada etapa”, diz Ricardo, que é patrocinado por Motul, Speedpark e Colormaq.

Gracia começou a temporada 2019 com vitória no Paulista Light de Kart em Aldeia da Serra e também subiu no pódio na Copa Interlagos de Kart. Além do título brasileiro, o piloto do interior de SP também já foi campeão Sul-Brasileiro em 2017, foi vice-campeão nacional em 2016 e foi Campeão Brasileiro de Rotax em 2015.

A terceira etapa do Europeu de Kart será disputada em Kristianstad, na Suécia, entre os dias 31 de maio e 2 de junho.