Pelo menos dez carros e 14 pilotos farão sua estreia no Turismo Nacional a partir da segunda etapa que será disputada em Guaporé (RS), entre sexta-feira e sábado, confirmando o crescimento da categoria que coloca na pista os mesmos carros encontrados nas concessionárias e ruas das cidades brasileiras.

A categoria Classe1 Super, que tem os pilotos com maior graduação, terá as estreias dos Toyota Etios de Luis Carlos Ribeiro e Peter Ferter, além do VW Gol Geração 7 do mineiro Wilton Pena.

“É bom retornar ao automobilismo raiz e poder acelerar um carro novo, feito com muito capricho. Vamos chegar forte para a estreia”, declarou o gaúcho Luis Carlos Ribeiro.

Na Classe 1 A, os também gaúchos Eduardo Fuentes e Alexandre Buneder formarão dupla no Ford New Fiesta da Cezarotto Motorsport.

Rafael Colombari, que não conseguiu andar na etapa de Londrina, estreia o seu VW UP na Classe 1 B. Outro piloto que pode ser considerado estreante é Lucas Bornemann, que trocou o New Fiesta da primeira etapa por um Uno.

A Classe 2 também possui muitos estreantes. Na categoria A, Ike Ramos e Chico Souza formam dupla para o Chevrolet Celta; Christian Matuzalem vai de GM Corsa e Gustavo Frey vai com o VW Gol da MP Competições. Na categoria B, Nuno Pagliatto e Rogério Cruzeiro dividem um Ford Ka, Mario Garibaldi Filho pilota um VW Gol, Josias Esmerio acelera um Fiat Palio, e Davi Oliveira estreia com um GM Celta.

Os primeiros testes para os estreantes acontecem a partir das 8h, com as sessões de treinos livres.

Veja como está a classificação:
Classe 1
Categoria Super
1º – Leandro e Wanderson Freitas, 78 pontos
2º – Gustavo Mascarenhas, 70 pontos
3º  -Rafael Lopes, 66 pontos
4º – Gustavo Magnabosco/Junior Berlanda, 66 pontos

Categoria 1 A
1º – Thiago Tambasco, 95 pontos
2º – Caíto Carvalho, 84 pontos
3º – Vitor Perillo, 66 pontos
4º – Felipe Carvalho, 65 pontos

Categoria 1 B
1º – Ted Barbiratto, 105 pontos
2º – Alexander Cé, 88 pontos
3º – Lucas e Chris Bornemann, 76 pontos
4º – André Jacob, 66 pontos

Classe 2
Categoria 2 A
1º – Rafael Barranco, 79 pontos
2º – Lamartine Pinotti, 71 pontos
3º – Davi Dal Pizzol, 71 pontos
4º – Guto Baldo/Jr Caus, 69 pontos

Categoria 2 B
1º – Edson Campana, 105 pontos
2º – Edson Reis, 78 pontos
3º – Wenes Carvalho, 74 pontos
4º – Paulo tokunaga/PHCosta, 42 pontos