Em Vallelunga, brasileiro larga bem e se mantém na liderança em corrida com duas longas intervenções do safety car e chuva.

O brasileiro Gianluca Petecof venceu neste sábado a corrida de abertura da temporada 2019 da Fórmula 4 Italiana, no circuito de Vallelunga. A exemplo do que fizera na primeira prova do Alemão da categoria, o piloto da Academia Shell Racing liderou todas as voltas da corrida, que teve duas lonas intervenções do safety car e chuva.

Gianluca manteve a liderança após a largada apesar do forte ataque de Michael Belov, que pegou o vácuo e tentou a ultrapassagem, muito bem neutralizada pelo brasileiro na segunda curva. Atrás deles, duas confusões em curvas distintas fizeram a direção de prova acionar o safety car.

Durante o regime de bandeira amarela em toda a pista, começou a chover numa parte do autódromo, enquanto na outra, não. Com isso, metade do circuito ficou com o asfalto bem molhado nas curvas de 1 a 4, mas nas demais a pista seguiu seca. Alguns pilotos que estavam no fundo do pelotão arriscaram a troca de pneus.

O safety car ficou na pista até faltarem 12 minutos para a bandeirada final. Na relargada, Petecof partiu com perfeição e começou a abrir de Belov, que começou a sofrer a pressão de Alessandro Famularo. No entanto, dois incidentes simultâneos, nas curvas 5 e 7, causaram nova intervenção do carro de segurança.

Durante a segunda entrada do safety car, a chuva aumentou, mas a lentidão na retirada dos dois carros fez com que os pilotos continuassem sob bandeira amarela até faltar um minuto para o fim, quando a direção de prova decidiu agitar a bandeira vermelha e encerrar a disputa.

Petecof volta à pista neste domingo para mais duas corridas, a primeira às 5h10 (de Brasília), e a segunda, às 12h15. O brasileiro larga respectivamente na quinta e terceira colocações.

 

O que disse Gianluca Petecof:

“Um excelente começo de campeonato de novo. Abrimos com vitória como na Alemanha, agora é foco amanhã para terminar o trabalho. Foi o melhor começo possível, a corrida foi curta, com apenas duas voltas sob bandeira verde. Começou a chover no meio, e a segunda relargada foi muito difícil de guiar, com metade da pista molhada e a outra, seca. Mas conseguimos nos manter a ponta e trazer a vitória para casa”
Resultado da prova:

1º G.Petecof – 28m00s318
2º M.Belov – a 0s405
3º A.Famularo – a 0s966
4º R.Stanek – a 2s034
5º P.Aron – a 2s966