Guilherme Salas vence a etapa final da Stock Light. Enzo Bortoleto fica com o título da divisão Rookie e o Vice-Campeonato geral.

Foi encerrada neste domingo (09), em Interlagos, a temporada 2018 do Campeonato Brasileiro de Stock Car Light. A única categoria de acesso à Stock Car teve uma prova disputada de forma distinta das demais do ano tendo as suas disputas realizadas em corrida simples, com pontuação dobrada.

Participando em seu ano de estreia na competição a equipe KTF Sports (Americanet | Permabond) encerrou o Campeonato com um comemorado título de Vice-Campeão Geral para o piloto Enzo Bortoleto que, também, garantiu o título de Campeão da divisão Rookie, destinada aos pilotos estreantes.

Divulgação
(Rodrigo Guimarães | Quick Comunicação)

Divulgação
(Rodrigo Guimarães | Quick Comunicação)

Divulgação
(Rodrigo Guimarães | Quick Comunicação)

Divulgação
(Rodrigo Guimarães | Quick Comunicação)

Divulgação
(Rodrigo Guimarães | Quick Comunicação)

A participação da KTF neste fim de semana foi muito produtiva. Com a presença do experiente piloto Guilherme Salas, que substituiu o paulista Vinícius Margiota nesta prova final, a equipe mostrou todo o seu potencial e liderou todos os três treinos livres. Com acertos diferentes nos dois carros Enzo foi ajustando o seu carro no decorrer das sessões em busca de um resultado positivo na tomada de tempos.

Na sessão classificatória, realizada na tarde de ontem, Bortoleto não conseguiu extrair o melhor do carro #85 e, com isso, se garantiu apenas com o décimo lugar do grid. Já Salas, que vinha com grandes possibilidades de pole, foi surpreendido com óleo deixado por um carro à sua frente no “S” do Senna que, com isso, atrapalhou a sua volta. Mesmo assim o piloto de Jundiaí mostrou todo o seu potencial e, mesmo assim, conseguiu registar o terceiro tempo.

CORRIDA LIMPA E MUITO DISPUTADA

A largada da última e decisiva prova da Stock Light 2018 foi autorizada no começo da tarde. Salas, com toda a sua experiência, manteve-se na terceira posição enquanto Enzo, em grande partida, pulou para o terceiro posto.

Com cinco voltas completadas Salas superou Raphael Reis e pulou para o segundo posto, a cerca de três segundos atrás do líder Gabriel Robe. A esta altura Enzo sofria forte pressão dos adversários que vinham atrás.  As voltas foram passando e, pouco a pouco, Salas se aproximava do primeiro colocado.

Com um carro muito bem acertado com 13 voltas completadas Salas chegou no líder Robe enquanto que Enzo, por sua vez, aparecia na décima colocação. Mais duas voltas se passaram e Salas, em uma manobra perfeita, assumiu a liderança ao passar por fora Robe no “S” do Senna. Daí por diante o carro #117 abriu certa vantagem e seguiu para a vitória. Bortoleto conseguiu se manter no 9º posto e, com isso, atingiu a pontuação necessária para a conquista do título de Campeão da Divisão Rookie e, além disso, o Vice-Campeonato Geral.

ESTREIA NA STOCK PRINCIPAL FOI BASTANTE POSITIVA

Pela primeira vez em sua história a KTF Sports alinhou neste domingo um carro na categoria principal da Stock Car. Sob o comando do experiente piloto William Starostik, que estava afastado há sete anos da categoria, o time mostrou um carro novo, estampado com a bandeira do Brasil e que chamou a atenção do grande público presente em Interlagos.

Com o objetivo de testar o equipamento que será utilizado no ano que vem o carro #31 foi para a pista e, com tranquilidade, Starostik cumpriu o objetivo do time andando o máximo possível nos treinos e completando a corrida na 21ª posição.

Enzo Bortoleto: “Tivemos uma temporada muito positiva. Este foi o primeiro ano da Stock Light e, também, a estreia de nosso time. Até a parada da Copa do Mundo liderei o Campeonato. Foi um ano de grid cheio em todas as etapas e um nível muito alto dos pilotos. Lógico que eu gostaria de ter encerrado como campeão, mas, certamente superamos a meta da equipe que era terminarmos entre os cinco primeiros. Vamos seguir trabalhando forte para o ano que vem e, com certeza, resultados muito bons estão por vir”.

Guilherme Salas: “Agradeço muito a oportunidade de ter competido com a KTF. A equipe me acolheu super bem e me deram, realmente, um carro rápido e confiável. Andei na frente o fim de semana inteiro. Hoje, na corrida, sabia que nosso conjunto estava muito bom com os pneus mais desgastados, então, esperei o momento certo para atacar e conseguir a vitória”.

Guilherme Ferro – Engenheiro chefe da KTF: “Posso dizer que tivemos um ano muito bom. Estrear no Campeonato disputando o título de pilotos até a última etapa e finalizar com o título dos Rookies e o Vice-Campeonato na Geral realmente foi, acima de tudo, a prova de todo o potencial que a equipe tem. Fica um gosto amargo por não termos conseguido o título principal, mas, analisando de uma forma macro foi realmente muito bom. Parabenizo ao Salas pelo excelente trabalho que ele desenvolveu no fim de semana e certamente em 2019 estaremos ainda mais fortes na busca pelo título”.

Classificação final do Campeonato de pilotos:

Classificação do campeonato de Pilotos (Top-10):

Raphael Reis, 229 pontos
Enzo Bortoleto, 181
Pedro Cardoso, 178
Gabriel Robe, 174
João Rosate, 149
Gustavo Frigotto, 142
Pietro Rimbano, 137
Marco Cozzi, 122
Gustavo Myasava, 106
Marcel Coletta, 105
Classificação do campeonato de Rookies (Top-10):

Enzo Bortoleto, 279 pontos
Pedro Cardoso, 258
João Rosate, 256
Marcel Coletta, 204
Vinicius Margiota, 173
Erik Mayrink, 168
Murilo Coletta, 166
Lucas Daleffe, 108
Gustavo Bandeira, 107
Gabriel Lusquiños, 106
Campeonato de Equipes:

W2 Racing, 354 pontos
Carlos Alves Competições, 329
KTF Sports, 313
RKL Motorsports, 257
Motortech Competições, 185
Cimed Racing Junior, 169
SG Racing, 146
MRF Racing, 129
L3 Motorsports, 102
Motorsport, 66
RSports Team, 58
Motor Fast Racing, 55
TMG Light Team, 55
MRF Motorsport, 51
AN09 Team, 29
Motortech Motorsport, 24
SG Sports, 21