Com o quarto lugar do carro #63 na corrida de 500 km, Lico Kaesemodel também fatura o título overall da temporada.

Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel conquistaram neste sábado para a Academia Shell Racing o título da Porsche Cup Endurance Series, o primeiro para a marca no automobilismo nacional, com um quarto lugar na etapa derradeira da temporada, em Interlagos. Kaesemodel também faturou o tíutulo overall da Porsche Cup em 2018.

Depois do décimo lugar alcançado no treino classificatório, a dupla da Academia Shell Racing subiu aos poucos na classificação com uma estratégia de retardar os pit stops ao máximo possível e estender os stints.

Além de fugir do tráfego e tentar aumentar o ritmo com menos gasolina antes dos pit stops, o objetivo da estratégia foi deixar os pneus mais novos no fim da prova, em trechos mais curtos com menos combustível. E o plano do engenheiro Thiago Meneghel funcionou à risca.

Lico foi o responsável por iniciar a corrida, enquanto Ricardo Zonta foi quem fechou a prova. Em diversos momentos, o carro #63 liderou a competição, embora com uma parada a menos, o que obrigava a dupla a forçar muito o ritmo para abrir antes do último pit stop.

Após a última parada, na volta 105 de 117, Zonta caiu do primeiro para o quarto lugar, e, quando tentava encostar nos ponteiros, foi bastante atrapalhado por um retardatário que estava quatro voltas atrás nas últimas voltas.

Depois de levar um susto com um toque a menos de dez voltas da bandeirada, Zonta se livrou do retardatário e tocou firme rumo ao quarto lugar que deu à dupla o título de Endurance, e, a Lico, o geral da Porsche Cup em 2018.

O que eles disseram:

“Estou muito feliz. O fim de semana começou complicado, mas acabou dando tudo certo, coroando o ano com o título na Endurance e também no Overall. O ano começou bastante complicado, mas depois viemos evoluindo, conquistando bons resultados. Eu sabia que nós tínhamos que chegar na frente de alguns competidores e deu tudo certo. Quero parabenizar o Zonta que fez um ótimo trabalho. Estou muito feliz em estar representando a marca Shell e ser o primeiro campeão da Shell no automobilismo. Toda a equipe está de parabéns. ”
Lico Kaesemodel

“Fizemos uma corrida constante, sem cometer erros, do início ao fim e isso foi muito importante. Tivemos alguns problemas durante a temporada, mas conseguimos superar. O carro estava bom, não éramos os mais rápidos, mas os mais constantes, com certeza. E é assim que se ganha um campeonato e fico contente em fazer parte desse primeiro título da Shell nos carros.”
Ricardo Zonta

“Contando também minha participação no campeonato de Endurance Brasil, foram quatro títulos em uma semana! Estamos muito felizes com esse resultado. Os títulos de sprint do Lico na 4.0 e do Gaetano di Mauro na 3.8 escaparam na Fórmula 1, mas a conquista veio aqui: a sorte que faltou lá esteve presente aqui. Toda a equipe está de parabéns, o Lico e o Zonta. Estou muito orgulhoso de todos.”
Thiago Meneghel