Piloto de Birigui (SP) segue em busca de desenvolvimento pessoal nas pista de kart europeias.

A terceira e última etapa do Troféu Academia, competição de kart que reúne campeões nacionais de mais de 20 países, será disputada neste fim de semana, em Genk, cidade belga localizada a cerca de 90 quilômetros da capital, Bruxelas.

E o campeão brasileiro da categoria Júnior Menor em 2017, Ricardo Gracia, natural da cidade de Birigui, no interior paulista, já está na Bélgica para o terceiro desafio em pistas europeias. Gracia disputou as etapas de Salbris (França) e Lonato (Itália), e deparou-se com o alto nível dos competidores e de dificuldade das pistas europeias.

“Aqui é tudo novo para mim. O kart é diferente e os pneus também. As pistas são difíceis, o asfalto é muito emborrachado, enfim, a adaptação a essas características é o maior desafio.” afirmou o piloto.

Nesse processo evolutivo, Gracia avançou muito da primeira para a segunda etapa, em Lonato, onde conseguiu ter ritmo muito próximo ao dos ponteiros. Uma lesão nas costelas, entretanto, não permitiu que o piloto obtivesse bons resultados.

“A minha adaptação foi evidente em Lonato. Fiz bons treinos, não me classifiquei bem, mas nas duas primeiras provas classificatórias fui um dos pilotos que ganhou mais posições. Infelizmente me machuquei antes das corridas finais, e isso me prejudicou bastante.” complementou Gracia.

A meta de Gracia em Genk é seguir evoluindo e terminar entre os 10 melhores do grupo de quase 50 pilotos de todo o mundo. “Tenho condições de buscar esse resultado. Treinei muito no simulador, já tenho uma boa ideia de como é a pista e desde a última etapa consegui entender bem os pneus. Vou atrás desse resultado.” finalizou.

A programação da etapa prevê que os três treinos livres e a tomada de tempos sejam realizados durante a sexta-feira (7), duas provas classificatórias no sábado (8), a terceira classificatória e a prova final no domingo (9).

Confira a grade de programação (horários de Brasília)

SEXTA-FEIRA (7)
1º TREINO LIVRE – 4h45 às 5h05
2º TREINO LIVRE – 7h15 às 7h35
3º TREINO LIVRE – 10h20 às 10h40
TREINO CLASSIFICATÓRIO – 12h50 às 12h58

SÁBADO (8)
1ª PROVA CLASSIFICATÓRIA – 5h45 às 6h00
2ª PROVA CLASSIFICATÓRIA – 10h05 às 10h20

DOMINGO (9)
3ª PROVA CLASSIFICATÓRIA – 5h50 às 6h05
PROVA FINAL – largada às 9h35, com duração de 19 voltas