Lucas di Grassi e Bruno Baptista (Foto: Divulgação)

Lucas di Grassi e Bruno Baptista (Foto: Divulgação)

Lucas Di Grassi terá como companheiro o jovem paulista Bruno Baptista.

A Hero Motorsport confirmou nesta quarta-feira (07) sua nova dupla de pilotos para a temporada 2018 do Campeonato Brasileiro de Stock Car. A equipe contará com o duo formado pelo atual campeão mundial da Fórmula E, Lucas Di Grassi, e o paulista Bruno Baptista, jovem promessa de 20 anos de idade que retorna ao país após um estágio de três temporadas no automobilismo internacional.

“É com grande alegria e entusiasmo que anunciamos a nova dupla para a disputa da próxima temporada”, disse Newton Machado, da Hero Motorsport. “Trabalhamos bastante nos últimos meses para encontrar uma configuração que pudesse mesclar competitividade com a perspectiva de construir um projeto sólido para os próximos anos. E acho que tivemos sucesso nesse objetivo. As contratações do Lucas e do Bruno são nossa proposta para buscar resultados positivos no curto e médio prazos. O Lucas é um piloto experiente, rápido e de extrema inteligência – alguém talhado para um ambiente competitivo como a Stock Car. E o Bruno, com sua juventude e talento, é uma aposta certa para o futuro – um nome que certamente fará parte da renovação da categoria”, resumiu Machado.

Lucas Di Grassi (Foto: Divulgação)

Lucas Di Grassi (Foto: Divulgação)

Por sua experiência e capacidade, Lucas Di Grassi será um grande reforço para a Hero Motorsport – e destaque do grid da Stock Car na nova temporada. O atual campeão da Fórmula E vê na nova equipe o potencial para atingir resultados importantes já em 2018. “Eu sei que a Stock Car representa um desafio imenso em termos técnicos e competitivos – e isso me agrada muito. Mas sei também que temos um grupo de trabalho dos mais sérios e competentes do grid. Esse pacote me dá uma grande motivação”, disse o novo piloto da Hero Motorsport. “Teremos, obviamente, um período de adaptação. Mas conto com a dedicação da equipe para que possamos atingir um bom nível competitivo rapidamente. Será muito bom competir uma temporada inteira no Brasil depois de tantos anos. Não vejo a hora de trabalharmos juntos na pista”, diz Lucas, que em 2018 compete na Fórmula E pela equipe Audi Sport ABT Schaeffler.

Bruno Baptista (Foto: Divulgação)

Bruno Baptista (Foto: Divulgação)

O jovem Bruno Baptista também espera ter uma rápida integração no time. “Eu não conheço todos os autódromos. E, como a categoria permite poucos treinos de adaptação para os novatos, o carro também exigirá uma dedicação especial da minha parte”, observa ele. “Terei um ano de muitas novidades e vou procurar fazer o melhor com tudo o que a Stock Car e a equipe podem me oferecer. Mas sei que terei também o apoio total da Hero Motorsport. Estou muito feliz com esta oportunidade e vou me dedicar 200% para atingir os objetivos que traçamos para 2018”, continua o jovem piloto da Hero Motorsport.

Capacidade técnica – O paulista Lucas Di Grassi é um piloto de renome internacional que se destaca por conjugar velocidade e capacidade técnica. Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Virgin Racing (2010) e conquistas importantes, Di Grassi chama a atenção pelo seu envolvimento com os aspectos tecnológicos do esporte dentro e fora da pista. Além de ter desenvolvido o carro da revolucionária Fórmula E, este paulista de 33 anos também lidera iniciativas inéditas como a Roborace – primeiro campeonato de carros de corrida autônomos do mundo.

Nas pistas, Di Grassi possui uma coleção de feitos importantes, caso da recente conquista do Mundial de Fórmula E, da qual foi vice-campeão na temporada anterior – tornando-se talvez o piloto mais importante da história da categoria até hoje. Lucas também foi vice-campeão do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), campeão mundial de Fórmula 3 (com a vitória no GP de Macau de 2005) e esteve envolvido com trabalhos de desenvolvimento na Fórmula 1 nas funções de piloto de testes (2006) e reserva (2007) da equipe Renault, além de ter sido piloto de testes da Pirelli na categoria máxima (2011 e 2012).

Um jovem brasileiro pelo mundo – Bruno Baptista chegou cedo ao automobilismo internacional. Aos 17 anos, foi campeão sul-americano de Fórmula 4. A façanha lhe concedeu o Capacete de Prata – honraria por ter sido eleito o segundo melhor piloto brasileiro no exterior em 2014. Em seguida, Bruno passou três anos competindo no esporte a motor europeu e, esporadicamente, fazendo provas de resistência nos Estados Unidos. Nesta última versão, foi campeão das 12 Horas de Miami (2017) e da Miami 300 (2016). Também passou pela GP3 – sendo o melhor novato no teste realizado no ano passado em Abu Dhabi – e Fórmula Renault Europeia, Fórmula Renault Alps e Toyota Series New Zealand.

Novo pacote técnico – A Hero Motorsport deve anunciar até o final desta semana seu novo pacote técnico. O time inclusive deve promover um novo diretor técnico, escolhido entre os principais pilotos do automobilismo nacional. A temporada 2018 da Stock Car terá início no dia 10 de março, em Interlagos.

 

 

LUCAS DI GRASSI

Paulista, 33 anos

Destaques:

> Campeão (2017) e Vice-Campeão (2016) Mundial de Fórmula E, Vice-Campeão Mundial do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), Campeão Mundial de Fórmula 3 (2005), Piloto da equipe Virgin Racing na Fórmula 1 (2010), Piloto de testes (2006) e reserva (2007 a 2009) da equipe Renault de Fórmula 1, piloto de testes da Pirelli na Fórmula 1 (2011 e 2012), melhor brasileiro da história nas 24 Horas de Le Mans (3 pódios em 4 participações).

 

2017
FIA Formula E (Audi Sport ABT Schaeffler)
> Campeão Mundial

> 2 vitórias, 2 pole positions e 7 pódios

 

2016
FIA WEC (Audi Sport Team Joest)

> Vice-Campeão Mundial

> 2 vitórias, 2 pole positions
FIA FORMULA E (ABT Schaeffler Audi Sport)
> Vice-Campeão Mundial

> 3 vitórias
2015
FIA WEC (Audi Sport Team Joest)

> 4º colocado no campeonato; 1 pódio
FIA FORMULA E (ABT Schaeffler Audi Sport)
> 3º no campeonato, 1 vitória

 

2014
FIA WEC (Audi Sport Team Joest)
> 4º colocado no campeonato

> Vice-campeão das 24 Horas de Le Mans

 

2013
Audi Sport Team Joest
> 2º nas 12 Horas de Sebring
> 3º nas 6 Horas de Spa-Francorchamps
> 3º nas 24 Horas de Le Mans

 

2012
F1 (Pirelli) / Audi Sport Team Joest
> Piloto de testes da Pirelli na F1
> 3º na 6 Horas de São Paulo (FIA WEC)

2011
Fórmula 1

> Piloto de testes, Pirelli
2010
Fórmula 1

>  Piloto titular da equipe Virgin Racing
2009
Fórmula 1

> Piloto reserva da equipe Renault

FIA GP2 Series

> 3º no campeonato

 

2008
Fórmula 1

> Piloto reserva da equipe Renault

FIA GP2 Series

> 3º no campeonato

 

2007
Fórmula 1

> Piloto reserva da equipe Renault

FIA GP2 Series

> Vice-campeão

 

2006
Fórmula 1

> Piloto de testes da equipe Renault

FIA GP2 Series

 

2005
Campeonato Mundial de Fórmula 3

> Vencedor do GP de Macau, reconhecido como campeonato mundial em 2017

Campeonato Europeu de Fórmula 3

> 3º colocado

Fórmula 1

> Testes

 

2004
Campeonato Inglês de Fórmula 3

Campeonato Mundial de Fórmula 3

> Terceiro colocado em Macau
2003
Fórmula 3 Sul-Americana

> Vice-campeão

 

2002
Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault

> Vice-campeão
2000
Campeonato Panamericano de Kart

> Campeão

 

 

BRUNO BAPTISTA

Paulista, 20 anos

Destaques:

> Campeão Sul-Americano de Fórmula 4 (2014), Vencedor das 12 Horas de Miami (2017), Vencedor da Miami 300 (2016), Vice-Campeão do Capacete de Ouro (2014), Bicampeão do Grande Prêmio Nacional RBC de Kart (2012 e 2013), Vice-Campeão da Copa São Paulo Light de Kart (2013)

 

2017
12 Horas de Miami

> Vencedor na classificação geral

Projeto Simulador DAMS/Renault

> Piloto oficial de desenvolvimento

FIA GP3 Series

> 17º colocado

 

2016
Miami 300

> Vencedor com Aston Martin GT4

Teste coletivo da FIA GP3, em Abu Dhabi

> Melhor novato entre os participantes

Campeonato Europeu de Fórmula Renault

> 14º colocado

 

2015
Fórmula Renault Alps

> 13º colocado

Toyota Series New Zealand

> 7º colocado

 

2014
Fórmula 4 Sul-Americana

Campeão

Prêmio Capacete de Ouro Piloto Internacional

Vice-campeão

 

2013
Grande Prêmio Nacional RBC de Kart

> Campeão

Copa São Paulo Light de Kart

> Vice-Campeão

Campeonato Brasileiro de Kart

> 3º colocado

Campeonato Paulista de Kart

4º colocado

Prêmio Melhor Piloto

Categoria Super Sprinter de Kart

 

2012
Grande Prêmio Nacional RBC de Kart

> Campeão

Campeonato Paulista de Kart

> 3º colocado

Copa São Paulo Light de Kart

> 6º colocado