Principal corrida de kart da América do Sul terá largada no próximo sábado na Granja Vianna.

Rubens Barrichello, Tony Kanaan e um seleto grupo que conta com diversos pilotos da Stock Car formarão o time da Hero Motorsports para a competitiva 500 Milhas de Kart da Granja Vianna, que terá largada no próximo sábado (16), a partir das 12h30, no circuito localizado em Cotia, zona oeste da Grande São Paulo. Como já é tradição, os principais pilotos do Brasil – e alguns também do exterior – formam equipes especialmente para tentar vencer o último e mais longo desafio da temporada.

Maiores vencedores da história da corrida, em 2017 Barrichello e Kanaan tentarão a décima vitória da carreira na prova, uma façanha no mínimo espetacular dada a quantidade e qualidade de competidores presentes e também a duração da corrida. Serão nada menos que 11 horas ininterruptas de freadas fortes, ultrapassagens constantes e muito foco na estratégia e nos detalhes técnicos. A previsão de chegada é às 23h30 do sábado.

O time da Hero Motorsports contará com três karts – com cada piloto inscrito em dois micromonopostos, de forma a ampliar a chance de vitória de cada integrante. “Essa é uma estratégia usada pelas grandes equipes. A ideia é ter os principais pilotos disponíveis em qualquer situação. Ou seja, na hipótese de um determinado kart ter mais chance de vitória, a equipe poderá acionar a melhor combinação de pilotos para aquele momento. Faz muita diferença se você tem um piloto mais descansado ou em melhores condições de andar na chuva. É um jogo de xadrex”, diz Newton Machado, da Hero Motorsport.

“Uma corrida longa como essa, com 12 horas de duração, é totalmente imprevisível. Quebras, rodadas, batidas, imprevistos de toda sorte acontecem. Então, pesa muito a expertise dos líderes da equipe. E essa é uma característica bem forte do nosso time”, resume Machado.

Os pilotos da Hero Motorsport nas 500 Milhas formam um grupo seleto: Rubens Barrichello (ex-F1 e atualmente na Stock Car), Tony Kanaan (Fórmula Indy), Diego Nunes (Stock Car), Felipe Giaffone (Copa Truck), Dudu Barrichello (kartista), Gary Carlton (kartista norte-americano), João Cunha (atual campeão brasileiro de kart) e Arthur “Tuio” Leist (kartismo brasileiro radicado nos EUA). Além dos multicampeões Barrichello e Kanaan, Felipe Giaffone é outro destaque do grupo, com cinco vitórias na competição.

“A nossa expectativa é sermos competitivos tanto pelo fato de termos bons pilotos quanto por contarmos com muita experiência nessa prova especificamente. Montamos um grupo forte e motivado justamente para isso”, diz Newton Machado. “Mas as corridas nunca são muito lógicas. Especialmente nas provas de resistência, tudo pode acontecer. O grande truque é estar preparado”, completa o representante da Hero Motorsport.