Cláudio Gustamacchia vai correr nas categorias Sprint, Força Livre e Graduados.

Superação na pista e fora dela. Esse é o exemplo do piloto de kart Cláudio Guastamacchia (Grupo MC Fernandes/Nimix Monitoramento/Costa Guastamacchia) que vai enfrentar nesse final de semana três agitadas corridas.

No sábado (14/5), Guastamacchia vai correr na categoria Sprint, a 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), na Grande São Paulo. No dia seguinte (domingo) o jovem piloto disputa a 4ª etapa do Circuito Paulista de Kart, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, desta vez na Força Livre e Graduados, categoria na qual é líder.

“Gosto muito de correr na Aldeia da Serra, tem mais competidores, torcida, a galera vibra muito, e isso dá muito mais emoção. O circuito também é muito bom, pois tem mais saída e trechos de alta. Gosto também de correr na Praia Grande, mas lá o circuito é um pouco mais travado”, explicou Cláudio ‘Gordinho’, como é carinhosamente chamado pela equipe Box7/Grupo MC Fernandes/Nimix Monitoramento/Costa Guastamacchia.

O empresário Claudemir de Barros, pai de Cláudio, apóia e incentiva o filho no kart e na balança. “Acredito no bom desempenho dele. O peso ainda está acima do ideal, mas ele está se esforçando muito. Ele vem treinando e tendo apoio do Ricardo (Seratta) e do Xuxinha (Diogo Zucarelli), que é um excelente piloto. Com isso, a expectativa para esse final de semana é das melhores”, confia o pai.

Cláudio revela como esta se preparando para as corridas desse final de semana. “Comecei meus treinos para essas corridas na semana passada. Na quinta-feira treinei em Aldeia da Serra e na sexta-feira treinei na Praia Grande. Está sendo bem corrido, e nesse final de semana não vamos ter tempo pra nada. Assim que acabar a corrida em Aldeia da Serra, vamos à Praia Grande para eu treinar ainda no sábado e correr no domingo, na etapa do Circuito Paulista”, explica o adolescente de 14 anos de idade.

O jovem piloto vem se superando estendendo sua luta das pistas para a balança. O jovem está oito quilos acima do peso ideal e vem praticando outros esportes e fazendo dieta. “Estou dividindo meu tempo com outras atividades. Chego da escola e já vou pro kart, no dia seguinte procuro praticar futebol, esporte que também adoro. Venho fazendo uma dieta, pois preciso perder peso. Como ninguém é de ferro, no tempo que tenho para descansar jogo vídeo game, mas o jogo tem que ser de corrida”, brinca o rapaz demonstrando sua determinação.

“O Cláudio está melhorando muito, todos estão apoiando e incentivando. Ele vem fazendo dieta e praticando outros esportes. Percebemos o resultado nos treinos, pois ele já diminuiu quatro décimos do seu tempo. O Xuxinha está dando umas aulas para ele, dando dicas de como frear mais dentro da curva, fazer melhor uma ultrapassagem, entre outras coisas”, explica Ricardo Seratta, o experiente chefe da equipe Box7/Grupo MC Fernandes/Nimix Monitoramento/Costa Guastamacchia.

Seratta já se adiantou e deixou preparado todo equipamento para esse final de semana. “Como vamos ter duas corridas consecutivas, já nos adiantamos e deixamos os karts prontos na semana passada. Como os “terrenos” de uma corrida para outra são diferentes, tivemos que fazer alguns acertos”, explica.