Modelos foram preparados para competição nos últimos três meses pela WB Motorsport e serão entregues às equipes a partir da próxima terça-feira (10)

As equipes inscritas para o campeonato de estreia da mais nova categoria do automobilismo brasileiro começam a receber na próxima semana os carros que formarão o grid de largada do Mercedes-Benz Grand Challenge. São os modelos Mercedes-Benz C250 CGI preparados para competição pela WB Motorsport.

Foram três meses de trabalho intenso nos 22 carros, incluindo redução do peso original para 1.100 kg, alterações no gerenciamento eletrônico do motor turbo para chegar aos 245 HP, instalação de equipamentos de segurança em conformidade com normas internacionais e adoção de kits aerodinâmico e de competição, oferecendo máximo desempenho aos carros da categoria.

A primeira etapa da temporada está marcada já para os dias 21 e 22 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba em Pinhais (PR). “O regulamento da categoria permite que as equipes façam poucas alterações. O carro chega pronto e tem diversos componentes que não podem ser modificados. Então o trabalho agora é apenas recebê-lo, verificar se está tudo como precisamos e prepará-lo para o transporte para a primeira etapa”, afirma o engenheiro Elio Seikel.

As primeiras atividades oficiais com os novos carros serão realizadas na quinta-feira que antecede a primeira etapa, dia 19. Serão duas sessões: a primeira às 13h10 e a segunda às 15h30. “Como ninguém teve a oportunidade de andar com o carro antes do fim de semana das corridas, esses treinos serão fundamentais”, acrescenta Elio Seikel.

As restrições impostas às equipes no ajuste dos carros, que tem sistema de motor e câmbio lacrado e configurações que podem ser trabalhadas apenas pelos técnicos autorizados da categoria, ajudam o campeonato a criar equilíbrio entre as equipes, valorizando ainda mais cada um dos 22 pilotos confirmados para 2011.

Todas as vagas no grid de largada já estão preenchidas e, assim como no Itaipava GT Brasil, o piloto pode optar por correr sozinho ou em dupla. No total, serão oito etapas com duas corridas cada, uma no sábado e outra no domingo, com trinta minutos de duração. A categoria terá espaço reservado para exibição das provas, uma delas ao vivo, na programação de domingo da RedeTV!.

Nesta primeira temporada, o Mercedes-Benz Grand Challenge passará por Curitiba (PR), Santa Cruz do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Londrina (PR). A categoria é promovida pela SRO Latin Americana e pela Auto+ Entretenimento, tem apoio da Mercedes-Benz e patrocínio Dellavia, Petronas, Scorro e Pirelli, além dos fornecedores Sparco, Blindarte, Billstein, Eibach e Stäubli.