Australiano largará na primeira posição pela quarta vez em quatro corridas nesta temporada, ao lado de Ryan Hunter-Reay, e entra para a história da equipe ao marcar a pole de número 200 da organização liderada por Roger Penske na categoria

Will Power tem tudo para repetir o feito de 2010 e vencer novamente a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, que tem largada neste domingo (1º de maio) às 13 horas – com transmissão ao vivo pela Band, Bandsports, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM. O australiano manteve o aproveitamento de 100% nos treinos classificatórios, nesta temporada, e marcou sua quarta pole position em quatro corridas até agora; coube também ao atual vice-campeão da IZOD IndyCar Series entrar para a história da equipe Penske ao marcar a pole de número 200 do time comandado por Roger Penske.

“Tive um dia sensacional, a classificação foi muito boa. O segundo treino havia sido mais apertado, e no fim eu consegui superar meus adversários, mas ainda assim eu me senti muito confortável o tempo todo. Uni minhas forças, dei tudo o que tinha naquela volta e fiquei muito feliz com o carro”, disse o piloto, que completou a volta em impressionantes 1min21s896, praticamente seis segundos mais rápida que a pole de Dario Franchitti, em 2010 (1min27s735).

O vencedor da corrida do ano passado vem se mostrando um verdadeiro ‘Senhor Pole Position’ e demonstra intimidade com o traçado paulistano. Mas Power destaca que não há nenhum ponto em específico nos 4.080 metros do Circuito Anhembi em que ele se destaque em relação à concorrência. “Não há nenhum trecho em que eu seja melhor. São detalhes pequenos que acabam se somando para uma volta mais rápida, e a chave para a corrida é sobreviver, principalmente se chover amanhã (domingo) e se houver muitas relargadas. Se tivermos pista seca o tempo todo creio que teremos uma prova mais tranquila, sem tantas bandeiras amarelas”, prognosticou.

Em segundo lugar ficou Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport. “Tenho que parabenizar o Will (Power) e dizer que já estamos meio cansados desta história (é a quarta pole de Power em quatro corridas)“, brincou. “Mas enfim, o pessoal fez um trabalho muito bom no carro e estão cada vez melhores. Vou largar ao lado dele e tudo que eu quero é devolver a ultrapassagem que ele fez sobre mim na corrida do ano passado. Não deu para chegar no tempo que ele fez, e a última volta dele foi impressionante”, afirmou o norte-americano, segundo colocado na corrida de 2010, que ao contrário de Power, espera que chova amanhã. “Quem sabe, pode até ser mais divertido”.

Scott Dixon larga em terceiro, Ryan Briscoe em quarto, Graham Rahal em quinto e Dario Franchitti fechando os seis primeiros. Helio Castroneves foi o melhor brasileiro, em sétimo. Vitor Meira foi o 14º, Raphael Matos o 19º, Tony Kanaan o 21º e Bia Figueiredo em 25º.

Sobre as expectativas para a segunda edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, os donos da primeira fila direcionam suas atenções principalmente para a largada. “Aqui você pode ultrapassar nas retas, pode pressionar. Mas todo mundo tem que se manter calmo na primeira volta, porque você até pode passar muitos carros, mas a chance de acabar cometendo alguma bobagem é muito grande. E não digo isso porque estou na pole; eu diria também se estivesse no meio do grid”, afirmou Power.

O coro foi endossado por Hunter-Reay: “Esta é uma pista em que há três retas para fazer ultrapassagens. O piloto pode escolher e não precisa se desesperar logo no começo”, pediu o piloto da Andretti Autosport. “Em Saint Petesburg fazíamos a freada no final da reta reduzindo de quarta para segunda marcha, em uma pista larga. Aqui é mais apertado, e a redução é de quinta para primeira. Vou fazer minhas rezas esta noite e espero não receber o impacto causado pelo erro de alguém”, disse.

Grid de largada para a Itaipava São Paulo Indy 300:
1. Will Power (Team Penske) – 1min21s896
2. Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport) – a 0s401
3. Scott Dixon (Target Chip Ganassi) – a 0s4662
4. Ryan Briscoe (Team Penske) – a 0s497
5. Graham Rahal (Ganassi) – a 0s601
6. Dario Franchitti (Target Chip Ganassi) – a 0s714
7. Helio Castroneves (Team Penske)
8. Justin Wilson (Dreyer & Reinbold)
9. Mike Conway (Andretti Autosport)
10. Takuma Sato (KV Lotus)
11. James Hinchcliffe (Newman/Haas)
12. Sebastien Bourdais (Dale Coyne)
13. Simona de Silvestro (HVM Racing)
14. Vitor Meira (A.J. Foyt)
15. Marco Andretti (Andretti Autosport)
16. Oriol Servia (Newman/Haas)
17. Danica Patrick (Andretti Autosport)
18. Charlie Kimball (Ganassi)
19. Raphael Matos (AFS Racing)
20. Alex Tagliani (Sam Schmidt)
21. Tony Kanaan (KV Lotus)
22. JR Hildebrand (Panther)
23. Sebastian Saavedra (Conquest)
24. James Jakes (Dale Coyne)
25. Bia Figueiredo (Ipiranga Dreyer & Reinbold)
26. EJ Viso (KV Lotus)