Audi A3 Sportback com motor turbo vai estrear em Guaporé

Grupo Eurobike confirma inscrição de modelos A3 turbo e M3 aspirado

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2011 – Ao inscrever um Audi A3 Sportback e uma BMW M3 GTR nas 3 Horas de Guaporé o grupo de revendas Eurobike pode ser considerado uma das grandes atrações da prova de abertura da Copa das Federações, competição que marca a reinauguração do Autódromo Nelson Luis Barro, nessa cidade. Os dois carros disputam a Categoria III do certame, que na Categoria I reúne GTS importados como Ferrari 430, e na Categoria II protótipos nacionais. Modelos brasileiros com preparação bastante ampla são classificados na categoria IV. Os treinos livres para a competição começam amanhã, sendo que as provas de classificação estão marcadas para a tarde sexta e a largada confirmada para as 13 horas de sábado.

Duelo de potência e tração

As duas máquinas alemães da Eurobike configuram duas soluções mecânicas clássicas: motores aspirado e turbo e tração traseira e dianteira. A BMW M3 GTR, à qual os puristas da marcas se referem como E92, traz a solução clássica de um esportivo de alto desempenho: carroceria cupê, motor V8 de 4 litros instalado na dianteira e tração traseira. De comum com essa receita o Audi A3 Sportback tem apenas o fato de ser derivado de um modelo alemão e acomodar o motor na dianteira: graças ao uso de um turbo alimentador o propulsor de quatro cilindros em linha de 2 litros produz 370 HP – 110 a menos que o V8 da BMW. Para aproveitar melhor o desempenho de cada um desses conjuntos mecânicos, o modelo fabricado na Bavária, cuja tração é traseira, é calçado com pneus 280/ 650/18 na dianteira e 280/680/18 na traseira; já o pequeno sedã de Ingolstadt tem tração dianteira e pneus 250/650/18 montados num conjunto cerca de 200 quilos mais leve.

BMW M3 GTR é o rival a ser batido dentro da equipe Eurobike

“Vai ser uma briga das mais interessantes”, declarou Né Andrade, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos carros. “São dois conceitos antagônicos sob o ponto de vista de configuração mecânica, mas ambos tem um DNA semelhante no que se refere a desempenho e tecnologia de ponta”, completou o gaúcho.