Pipo acelera em Oulton Park

Apesar de não terminar duas das três provas em Monza, piloto vê como positiva sua estreia na categoria de base mais tradicional do mundo

Pipo Derani encerrou neste domingo sua primeira participação nas provas da Fórmula 3 Inglesa. Na primeira rodada tripla da categoria, no circuito de Monza, na Itália, o paulista da equipe Double-R Racing foi obrigado a abandonar duas das três corridas disputadas, mas conseguiu terminar a terceira e última prova do final de semana na nona posição. Na segunda corrida, o britânico Rupert Svendsen-Cook faturou a vitória. Na terceira, o brasileiro Felipe Nasr terminou em primeiro.

“Não foi um fim de semana dos sonhos, mas pelo menos aprendi um pouco mais sobre o carro e a categoria. Apesar dos abandonos, deu para perceber que temos um bom ritmo de corrida”, disse Derani. Duas das três provas foram disputadas neste domingo. Na segunda etapa do final de semana, o piloto largou da última posição por causa do abandono de sábado e vinha fazendo uma prova de recuperação. Porém, foi forçado a abandonar devido a um acidente na nona volta.

“Tive um toque com meu companheiro de equipe na chicane 1 e, com isso, meu desempenho ficou comprometido. A batida desalinhou meu carro e não tive condições de continuar”, afirmou.

Já na terceira corrida, Derani largou da 11ª posição e estava em sétimo quando começou a perder rendimento. “Ganhei algumas posições na largada, mas não consegui pegar o vácuo dos carros da frente e não deu para avançar mais na corrida. No decorrer da prova, perdi um pouco de rendimento e terminei em nono”, disse o piloto.

Para a segunda rodada tripla da categoria, no próximo final de semana, Derani aposta em um bom resultado. “Já conheço o circuito de Oulton Park e acredito que teremos mais condições de andar na frente. Fizemos um bom teste de pré-temporada, então já temos alguns acertos definidos”, finalizou.

Na primeira prova do fim de semana, disputada no sábado, Derani sofreu um toque de Jack Harvey logo após a largada. O piloto abandonou com a suspensão quebrada.

Confira os dez primeiros colocados nas duas provas deste domingo:

Segunda etapa da F-3 Inglesa:
1) Rupert SVENDSEN-COOK / GBR, Carlin Dallara-VW 21m30.188s
2) Felipe NASR / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen +1.045s
3) William BULLER /GBR, Fortec Dallara-Mercedes +1.568s
4) Riki CHRISTODOULOU / GBR, Hitech Dallara-Volkswagen +6.636s
5) Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen +7.713s
6) Carlos HUERTAS / COL, Carlin Dallara-Volkswagen +15.692s
7) Hywel LLOYD / GBR, Sino Vision Dallara-Mercedes +20.050s
8) Kevin MAGNUSSEN / DIN, Carlin Dallara-Volkswagen +20.506s
9) Pietro FANTIN / BRA, Hitech Dallara-Volkswagen +22.013s
10) Jack HARVEY / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +22.205s etc

Terceira etapa da F-3 Inglesa:
1) Felipe NASR / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen 40m37.942s
2) Lucas FORESTI / BRA, Fortec Dallara-Mercedes +2.114s
3) Jazeman JAAFAR / MAL, Carlin Dallara-Volkswagen +5.542s
4) William BULLER /GBR, Fortec Dallara-Mercedes +6.125s
5) Carlos HUERTAS / COL, Carlin Dallara-Volkswagen +6.437s
6) Rupert SVENDSEN-COOK / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +7.879s
7) Pietro FANTIN / BRA, Hitech Dallara-Volkswagen +8.707s
8) Kevin MAGNUSSEN / DIN, Carlin Dallara-Volkswagen +9.473s
9) Pipo DERANI / BRA, Double R Dallara-Mercedes +13.602s
10) Fahmi ILYAS / MAL, Fortec Dallara-Mercedes +14.152s