Reinaldo Varela vai estrear uma picape Mitsubishi L200RS movida a etanol

Campeão brasileiro quer vencer novamente o RN 1500, desta vez com navegador potiguar

Atual hexacampeão brasileiro de Rally Cross Country, Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean) participará nesta semana (13 a 17/4) da 14ª edição do Rally RN 1500, o maior evento off road das regiões Norte/Nordeste e o segundo rali mais difícil do Brasil. No ano passado o piloto venceu a ‘Odisséia Potiguar’, que percorrerá em quatro dias aproximadamente mil quilômetros em municípios do interior do Rio Grande do Norte, valendo pela terceira, quarta, quinta e sexta etapas do certame nacional.

Nosso objetivo será vencer novamente em nossa categoria. Para isto, teremos que ter paciência e equilíbrio, pois é uma prova difícil e manhosa, e contar novamente com a boa preparação de nosso carro“, analisa Varela, único piloto brasileiro a conquistar o Campeonato Mundial de Rally Cross Country.

A novidade da equipe Rally Brasil para esta competição é que Reinaldo Varela vai estrear uma picape Mitsubishi L200RS, com motor de Pajero movido a etanol. “Este ano estamos correndo na categoria Pró-alcool, que visa divulgar o nosso combustível renovável. É a categoria ecológica e sustentável do automobilismo nacional“, explica o experiente campeão.

“Como o RN 1500 é muito duro, vamos testar pela primeira vez esta novidade. Se aprovada, queremos usar este equipamento para brigar novamente pela vitória no Rally dos Sertões”, planeja depois de vencer por cinco vezes em diversas categorias o principal rali do Brasil.

Outra novidade é que o companheiro de Reinaldo Varela será o potiguar Wellington Rezende, experiente navegador que já foi campeão brasileiro de rally cross country de regularidade e da Copa Troller e com cinco participações nesta prova, além do Rally dos Sertões. Ele substituirá momentaneamente o paranaense Eduardo Bampi.

O Edu terá compromissos profissionais que impedirão a sua participação. Então, eu tive que convidar alguém bem experiente na região, para continuar em condições de repetir a vitória que alcancei nesta prova no ano passado“, acredita Varela. “Não tenho convivência com Reinaldo, mas todos sabem que é um grande piloto. Vou aproveitar essa oportunidade para absorver o máximo de experiência possível”, disse Wellington.

O Rally RN 1500 é uma prova muito exigente pela diversidade de terrenos e que dá uma verdadeira volta pelo estado do Rio Grande do Norte, passando por praias, dunas, chapadas, serras e sertão. Por ser longo, com percurso em linha com mais de 100 kms de Especiais em cada um dos quatro dias percorrendo mais de 50 municípios – iniciando pelo Polo Costa Branca, passando pelo Oeste, Seridó, região Central, Trairí e Litoral -, serve para as duplas como preparação para o Rally dos Sertões, o mais importante do Brasil.

Boa parte do percurso é em areia e em dunas, inclusive as dunas móveis. Vamos ainda enfrentar outras condições diferentes, como piçarras, terra batida, muitas pedras, riachos e constantes mudanças de altitudes, que vão de 100 a quase mil metros de altura”, explica Varela. “Já que são quatro dias de competição, vai ser bom para treinar a equipe, no momento de apoio e na logística. Vai ser um teste importante para a nossa L200RS, faremos acertos já visando o Rally dos Sertões“, revela o piloto.

O primeiro dia do RN 1500 começa com muita areia fina e piçarra, contemplando o lindo litoral do Rio Grande do Norte na Especial Costa Branca. A Especial das Minas é a mais longa da prova e marca o segundo dia com trechos com muitas pedras, areia, piçarras, serras e minas ativas e abandonadas. O terceiro dia é o mais duro e difícil com a Especial do Seridó, onde os competidores cruzarão muitas serras, enfrentarão muito Trial com pedra e buracos, andando a velocidade baixa. E para finalizar vem a Especial das Serras, a mais curta da programação, indo do Seridó para região do Trairi, passando por mais de 10 serras.

Programação do Rally RN 1500

13/04 – Evento de Largada: Hotel Vila do Mar
Endereço: Via Costeira, 4223 – Fone: 4009-4900 – www.viladomar.com.br
20h30 – Largada promocional

14/04 – 1ª Etapa (3ª. prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country)
9h – Natal – São Miguel do Gostoso
Deslocamento Inicial – 112,0 km
Especial Costa Branca – 123,40 km – 4,60 km ZVC
Deslocamento Final – 9,50 km

15/04 – 2ª Etapa (4ª. prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country)
7h – São Miguel do Gostoso – Currais Novos
Deslocamento Inicial – 113,30 km
Especial das Minas – 147,63 km – 6,70 km ZVC
Deslocamento Final – 42,40 km

16/04 – 3ª Etapa (5ª. prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country)
12h – Currais Novos – Currais Novos
Deslocamento Inicial – 14,25 km
Especial do Seridó – 116,32 km – 3,70 km ZVC
Deslocamento Final – 45,79 km

17/04 – 4ª Etapa (6ª. prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country)
08h – Currais Novos – Natal
Deslocamento Inicial – 29,23 km
Especial das Serras – 108,10 km – 4,00 km ZVC
Deslocamento Final – 84 km
14h – Evento de chegada – Hotel Vila do Mar (Via Costeira nº 4223 – Natal)
17h – Resultado geral e premiação