Foto: Vanderley Soares

Foto: Vanderley Soares

Depois de três participações na categoria, piloto gaúcho de 17 anos busca pódios e vitórias visando acesso à Stock Car.

A temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro de Turismo teve nesta quarta-feira (26) a confirmação de participação de mais um piloto gaúcho. Aos 17 anos, Gabriel Robe, da cidade de Pelotas, vai disputar as oito etapas da categoria de acesso à Stock Car defendendo a Motortech Competições, equipe com sede em Caxias do Sul. Robe terá seu carro inscrito com o número 35 – o mesmo que o acompanha desde o início no kart, há nove anos.

A pouca idade não inibe as metas do gaúcho para a primeira temporada completa no Brasileiro de Turismo. “Quero fazer um bom campeonato e tentar o acesso à Stock Car o mais rapidamente possível. Eu sei, claro, que isso só vai acontecer se meu aprendizado for eficiente e se os resultados vierem como eu espero que venham”, diz o piloto. “Quero chegar lá o mais rápido possível. Se não for daqui a um ano, continuo no Brasileiro de Turismo”.

Depois de vários anos cumprindo carreira no kart, modalidade da qual trouxe um título brasileiro na categoria Mirim, Robe estreou no automobilismo em 2013, disputando a Fórmula Júnior no Rio Grande do Sul. Em 2014, foi um dos destaques da Fórmula RS 1.600. “Foi quando surgiu o convite para fazer as últimas etapas do Turismo. Consegui uma performance muito legal do carro, consegui cuidar do equipamento. Foi interessante”, ele define.

Gabriel Robe teve uma rápida adaptação ao Brasileiro de Turismo. Sua estreia aconteceu na rodada dupla de 2 e 3 de agosto, em Goiânia (GO). “Fui o décimo colocado no primeiro treino e fiquei em quinto no segundo. Na tomada de tempos, consegui o terceiro lugar no grid. Até ali foi tudo magnífico”, lembra. “O problema foi a pane elétrica que tive no carro depois disso. Acabei ficando sem qualquer condição de participar de nenhuma das corridas”.

Na etapa seguinte, disputada na pista gaúcha do Velopark, Robe ficou em nono lugar nas duas sessões de treinos livres. Obteve o sexto lugar no grid e conquistou seu primeiro pódio na categoria, terminando a prova do dia 14 de setembro em segundo. A terceira participação aconteceu no encerramento da temporada, em Tarumã, também uma pista gaúcha. Sexto e oitavo nos treinos livres, largou em sétimo, mas teve problemas mecânicos e abandonou.

A chegada de Gabriel Robe é vista com otimismo pelo chefe de equipe Adilson Morari. “Ele já mostrou ser muito rápido, tenho certeza que vai manter a sequência de resultados da equipe”, aposta Morari – a Motortech venceu três corridas em 2014. A equipe tem sua participação no Brasileiro de Turismo viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul através do PróEsporte. Agrale, Viemar, Roal, Intral e Carhouse são empresas parceiras da iniciativa.