A nota abaixo é enviada em nome de Cacá Bueno, piloto do carro #0 da Red Bull Racing na Copa Caixa Stock Car:

Venho por meio desta contestar a declaração do Sr. Sergio Berti, Diretor de Prova da CBA, que em entrevista ao site Grande Premio alegou que eu havia tirado de contexto suas afirmações feitas na sexta-feira (1/4), durante o briefing da 2ª etapa da Copa Caixa Stock Car 2011.

Nesse briefing, após haver sido solicitado pelos pilotos mudanças no regulamento do reabastecimento e da largada por questões de segurança, o Diretor Sergio Berti falou “que os pilotos tinham de ter consciência de que o automobilismo é um esporte de risco”.

Surpresos com tal declaração, os pilotos falaram que a não-mudança desses itens do regulamento poderia ocasionar acidentes graves, pondo em risco a segurança nossa e dos mecânicos que trabalham no reabastecimento. Nesse momento, o Diretor de Prova Sergio Berti afirmou, sim, que ‘no automobilismo as mudanças são feitas apenas após os acidentes’.

O fato da declaração do Diretor Berti ter adquirido uma estatura muito maior dois dias depois, após o trágico acidente com o piloto Gustavo Sondermann na prova da Copa Montana no domingo (3/4), não desfaz o fato de que essa declaração simboliza a pouca consideração que é dada pela CBA às reivindicações e sugestões dos pilotos no que tange às questões de segurança nas competições automobilísticas em nosso país.

Minha intenção não é alimentar uma discussão em público com a CBA ou com o Diretor de Prova Sergio Berti, mas, ao alegar ao site Grande Premio que eu dei uma ‘declaração mentirosa’ e também que a atitude do piloto Thiago Camilo é ‘infantil’, quando ambos exigimos maior segurança em nosso esporte, o Diretor demonstra falta de respeito com a categoria dos pilotos e falta de preparo para o exercício das funções de autoridade máxima em uma prova de Stock Car.

Acatarei como sempre qualquer decisão da CBA, mas não me sentirei seguro em participar de qualquer competição sob o comando deste Diretor.

Sabemos que o automobilismo é um esporte de risco, mas também sabemos que grande parte desses riscos é passível de eliminação ou redução quando um trabalho correto e dedicado é realizado nesse sentido“.