Foto: Bruno Terena

Foto: Bruno Terena

O catarinense Vicente Orige (Honda Civic) vai disputar pela primeira vez uma corrida no Autódromo Internacional de Goiânia, no próximo domingo (8/6), durante a rodada dupla da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas 2014 (Copa Petrobras). Inaugurado em 28 de julho de 1974, o circuito goiano recebeu a Stock Car no último final de semana com velocidades que atingiram a casa dos 250km/h. Logo após o término dos primeiros treinos livres, o traçado que não recebia uma prova da categoria desde 2001, foi apontado pelos competidores como um dos melhores do Brasil.

Como muitos pilotos da Stock Car competem no Brasileiro de Marcas, a novidade total da pista ficará para os que ainda não conheceram o autódromo. Para compensar a falta de conhecimento do traçado, Vicente Orige instalou a pista no simulador esta semana. “Já fiz várias voltas e as pistas virtuais ajudam muito quem não conhece a pista. Então pude conhecer o traçado e não vou entrar na pista sem saber nada. As saídas de traseira e desempenho do próprio carro é que só vou poder conhecer nos treinos de sábado lá mesmo”, afirmou Orige, terceiro colocado na classificação geral da temporada e por estar entre os oito primeiros do campeonato terá apenas dois jogos de pneus disponíveis para a disputa do final de semana. “Temos que poupar pneu para a corrida e podemos dar apenas poucas voltas rápidas durante os treinos livres”, revela.
Praticamente “reconstruído”, o palco da rodada dupla deste fim de semana passou por uma grande reforma iniciada em outubro do ano passado, e teve sua infraestrutura totalmente modernizada, incluindo novos boxes, zebras, áreas de escape, guard rails, arquibancadas e asfalto. “É a pista com a maior reta do Brasil de 1.300 metros e espero poder compensar nas curvas, já que vou largar com 60 quilos de lastro que devem fazer a diferença no final da prova”, declarou Orige, que ao lado do piloto e chefe de equipe Juliano Moro terminou em 3º lugar a corrida anterior em Interlagos/SP. “Esta corrida também é importante porque será a apresentação do palco da última etapa do campeonato deste ano que valerá pontuação em dobro”, analisou Orige, que tem o objetivo de pontuar em todas as etapas da temporada.