Paulista aprovou mudanças no carro e no sistema de classificação. A divisão de acesso da Copa Caixa Stock Car larga às 13h09 e terá transmissão ao vivo pela RedeTV!


São Paulo (SP) – Sob forte calor em Interlagos, Rafael Daniel (Gramacho Racing) cravou neste sábado o melhor tempo do classificatório e garantiu o direito de sair na frente na abertura da temporada 2011 da Copa Chevrolet Montana. O paulista comprovou o bom desempenho apresentado no treinos livres, já que liderou praticamente todas as sessões, e registrou 1min44s557 na sua melhor passagem. Ao seu lado, na primeira fila, estará Galid Osman (Carlos Alves Competições) à frente de João Pretto (CKR Racing), o terceiro. Amanhã, a Rede TV! mostra ao vivo a prova a partir das 13h.

Rafael Daniel era só alegria após a conquista da pole e comentou o desempenho. “Desde quinta-feira fizemos um bom trabalho e desenvolvemos bem o carro para o fim de semana. Mas, na classificação, preservamos um jogo de pneus novos, o que pode ser uma vantagem na corrida. Por outro lado, a escolha prejudicou um pouco a tomada, porque com calor a aderência da pista aumenta, e os tempos de todos acabam subindo”, analisou o pole position.

O paulista ainda falou sobre a alteração no formato de classificação. “Gostei mais desse novo sistema, mais curto e melhor para gente. Agora vamos para a pista duas vezes e se torna mais produtivo, em vez daquele treino longo, de uma hora, como era no ano passado”, destacou. “Sem contar que agora temos um classificatório igualzinho ao da principal (Copa Caixa Stock Car) e tudo o que for feito para deixar as categorias mais próximas é válido.”

Vale lembrar que neste ano a Copa Chevrolet Montana tem novidades, tanto na parte técnica dos carros, quanto no regulamento. O objetivo é justamente aproximar a divisão de acesso da principal. Com isso, os classificatórios foram alterados e agora os pilotos da Montana vão para a pista em duas oportunidades. Na primeira, todos realizam um treino de 20 minutos, e na segunda apenas os dez melhores disputam a pole position em uma sessão de 10 minutos.

Apesar da conquista da posição de honra, Rafael Daniel não considerou seu tempo bom. “Não achei que foi uma volta boa, mas pelo visto todos os pilotos tiveram ‘problemas’, e no final das contas acabei encaixando uma volta e fiz a pole”, definiu.

Defendendo as cores de sua nova equipe, a Gramacho Racing, Rafael está confiante em um bom resultado na primeira prova do ano. “Acredito que será bem equilibrada com muitas trocas de posições. Mas, com o trabalho que fizemos ao longo dos treinos, estou bem animado e otimista para um bom resultado”, destacou o pole, que ainda analisou a chegada de novos pilotos à categoria. “Como temos estreantes no grid, acho que aumenta a chance de safety car. As mudanças na Montana, em especial o uso do push to pass, tornará a disputa mais acirrada, e acho que os seis primeiros devem brigar até as últimas voltas pelo primeiro lugar.”