Pipo acelera em Oulton Park

Em sua estreia no autódromo inglês, piloto surpreende e crava o terceiro melhor tempo em duas das três sessões

O autódromo de Oulton Park, localizado no condado de Cheshire, na Inglaterra, recebeu três sessões de testes coletivos do Campeonato Britânico de Fórmula 3 nesta terça-feira (22/03). Entre os 19 pilotos que aceleraram nos 4.332 metros do circuito, o estreante Pipo Derani, da equipe Double R, foi um dos mais rápidos. Na primeira vez que andou na pista inglesa, o brasileiro foi o terceiro mais rápido em duas das três sessões realizadas, tendo finalizado com o sexto tempo na somatória geral do dia – 1min28s346.

A melhor marca foi conquistada pelo australiano Scott Pye, também da Double R. Logo no primeiro treino da programação em Oulton Park, o piloto virou 1min27s621. Nas duas sessões seguintes, Pipo foi o terceiro mais rápido, superando, inclusive o seu companheiro de equipe. Para esta temporada, o time utiliza chassi Dallara, com motor Mercedes-Benz e compostos Cooper.

“Utilizei a primeira sessão para conhecer a pista, os bumps (ondulações), as curvas. É uma pista muito perigosa, em que os muros ficam realmente muito perto. Qualquer erro te leva para o muro”, comentou Pipo Derani. “A pista estava mais rápida pela manhã e foi uma pena eu não ter conhecido o circuito antes. Meu companheiro de equipe, que já havia andado em Oulton Park três ou quatro vezes, conseguiu aproveitar a experiência e ser o mais rápido”, seguiu o piloto brasileiro.

“É apenas um teste, então não estava me preocupando tanto em ser o mais rápido. Eu estava com a cabeça no lugar, buscando conhecer a pista, para depois aumentar o ritmo gradativamente. Já na segunda sessão, comecei a acelerar mesmo. Conquistei o terceiro melhor tempo nas outras duas sessões, sendo mais rápido que o meu companheiro de equipe e ficando bem perto do primeiro”, disse Derani. “Oulton Park vai abrigar a segunda etapa da temporada e valeu muito pelo aprendizado. Eu estava concentrado, fiquei bem tranqüilo na primeira sessão e no final conseguimos fazer ótimos tempos. Foi um bom dia”, completou o piloto.

A primeira etapa do Campeonato Britânico de Fórmula 3 acontece entre os dias 14 e 16 de abril, no circuito de Monza, na Itália.

Confira os mais rápidos nos testes coletivos de Oulton Park:
1º – Scott Pye (AUS) – Double R – Dallara-Mercedes – 1min27s621
2º – Menasheh Idafar (GBR) – T-Sport – Dallara-VW – 1min27s989
3º – Carlos Huertas (COL) – Carlin – Dallara-Volkswagen – 1min28s093
4º – Pietro Fantin (BRA) – Hitech – Dallara-Volkswagen – 1min28s332
5º – Rupert Svendsen-Cook (GBR) – Carlin – Dallara-VW – 1min28s339
6º – Pipo Derani (BRA) – Double R – Dallara-Mercedes – 1min28s346
7º – Felipe Nasr (BRA) – Carlin – Dallara-Volkswagen – 1min28s402
8º – Kevin Magnussen (DEN) – Carlin – Dallara-VW – 1min28s481
9º – Lucas Foresti (BRA) – Fortec – Dallara-Mercedes – 1min28s643
10º – Harry Tinckell (GBR) – Fortec – Dallara-Mercedes – 1min28s701