Scuderia 111, que neste ano disputa a Copa Caixa, ressalta importância do trabalho na pista do interior de São Paulo durante a pré-temporada

O Autódromo de Piracicaba, a cerca de 180 km de São Paulo (SP), recebe a Stock Car no próximo dia 23 de fevereiro. A principal categoria do automobilismo nacional escolheu a pista do interior do estado para suas equipes realizarem um dia de testes, com apenas um carro de cada time. O objetivo é fazer um shakedown, ou um treino de verificação do equipamento, antes do início da temporada – marcado para o dia 20 de março em Curitiba.

Um treino na fase de pré-temporada tem grande valia na preparação das equipes, em especial para aquelas que foram promovidas da Copa Montana em 2010. É o caso, por exemplo, da Scuderia 111, campeã na classe das picapes no ano passado e que volta à categoria principal depois de três anos.

“Vai ser um treino para reconhecer o equipamento e ver se está tudo OK”, comenta Carlos Chiarelli, chefe de equipe e fundador da Scuderia 111. “Pegamos um carro que foi usado por outro time na temporada 2010. Desmontamos tudo, revisamos cada item e montamos novamente. Agora, em Piracicaba, vamos checar se tudo foi colocado em ordem e verificar se precisamos rever alguma coisa”, completa.

Inaugurado em setembro de 2010, o Autódromo de Piracicaba conta com um traçado de 2.100 metros de extensão. Sedia provas do automobilismo regional que inclui, entre outras categorias, a Stock Júnior – que integrou o evento da Stock Car até 2009, com o objetivo de formar novos talentos.

“A pista é pequena, então este não vai ser um treino para medir performance. Não vamos poder usar todo o potencial dos carros, porque a pista não permite, e nem mesmo temos referências no circuito. Mesmo assim, o teste vai ser muito importante para determinar a linha de trabalho antes da primeira etapa em Curitiba”, ressalta Chiarelli.

Na temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car, a Scuderia 111 vai contar com dois jovens talentos do automobilismo nacional: o paranaense Júlio Campos e o paulista Allan Hellmeister, ambos com experiência de disputar a classe principal da Stock Car.