Competição criada em 2010 volta a marcar presença nas comemorações pelo aniversário da capital paulista, e será palco de estreias e expectativas para a temporada

Em 2011, o aniversário da cidade de São Paulo mais uma vez terá o automobilismo com grande destaque em sua comemoração. A base da festa para os amantes da velocidade, será, claro, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos – principal circuito do país e sede do GP Brasil de Fórmula 1. Com corridas de carros clássicos de competição e uma prova de 1.000 Km, as festividades no autódromo entre os dias 20 e 23 de janeiro contarão também com a segunda edição do F3 Brazil Open. 

O torneio foi idealizado pelo ex-piloto mineiro Roberto Mourão, em parceria com os organizadores do campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. A categoria, considerada passagem essencial para os jovens talentos rumo ao estrelato, tem campeonatos nacionais e continentais ao longo do ano em todas as partes do planeta. O objetivo do F-3 Brazil Open é aprimorar a preparação de pilotos e equipes antes do início dos principais torneios. 

Ao ser realizado no mês de janeiro, o F-3 Brazil Open surge como uma grande oportunidade especialmente para os pilotos que concentram suas carreiras no hemisfério norte – como Europa e Estados Unidos. O rígido inverno nessas regiões prejudica, e muitas vezes impede por completo, os treinos preparatórios. Com uma competição em pleno verão brasileiro e em uma das principais pistas do automobilismo mundial, os pilotos podem completar boa quilometragem de aprendizado antes de retornarem aos países onde vão competir.

O equipamento utilizado em Interlagos será o mesmo do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. Carros com chassis produzidos pela fábrica italiana Dallara – modelos F-309 na classe A e F-301 na classe B – e equipados com motores Ford/Berta preparados na Argentina. O resultado é um conjunto com pouco mais de 250 cavalos de potência, que pode atingir velocidades próximas dos 250 km/h em Interlagos. 

O F-3 Brazil Open apresenta ainda um formato diferenciado de disputa. Por se tratar de um torneio de verão, sua principal característica é a rapidez na definição do título. Durante um final de semana, os pilotos participam de quatro corridas. As duas primeiras têm ordem de largada definida pelo treino classificatório. A terceira, também chamada de Pré-Final, tem o grid formado pela combinação de resultados das duas primeiras. E a quarta corrida, a Final, larga de acordo com a chegada da sua antecessora e seu resultado define o certame. O piloto que vencer essa corrida, independentemente dos resultados anteriores, é declarado campeão do F-3 Brazil Open.

A primeira edição do certame, realizada em janeiro de 2010, teve vitória do norte-irlandês William Buller. Piloto então definido da equipe inglesa Hitech Racing, Buller aproveitou a estrutura que o time mantém no Brasil para ir à São Paulo e disputar o F-3 Brazil Open. A competição serviu como preparação em grande estilo para o jovem de apenas 17 anos estrear no Campeonato Inglês da categoria. Os brasileiros André Negrão, Yann Cunha, Bruno Andrade e o italiano Vittorio Ghirelli, completaram os cinco primeiros colocados da edição inaugural do F-3 Brazil Open.

Confira abaixo a programação para a edição 2011 do F-3 Brazil Open. Mais informações pelo site: www.f3brazilopen.com.

Quinta-feira, 20 de janeiro
1o treino F3 Brasil Open – 10h00 às 10h45
2o treino F3 Brasil Open – 13h30 às 14h15

Sexta-feira, 21 de janeiro
Treino classificatório – 10h30 às 11h05
Corrida 1 – 14h45 – 30 minutos de duração

Sábado, 22 de janeiro
Corrida 2 – 11h00 – 30 minutos de duração
Corrida 3 – 14h30 – 30 minutos de duração

Domingo, 23 de janeiro
Corrida 4 – final – 10h30 – 30 minutos de duração
Pódio – 11h20