Brasileiro afirma ter um bom carro para a prova deste sábado, mas ainda busca o melhor acerto para o treino de classificação
Pela terceira vez em uma carreira com pouco mais de um ano de experiência no automobilismo, o paulista João Jadim vai disputar uma prova em um circuito oval. Será neste sábado, mais uma vez como preliminar de um evento da Fórmula Indy. Disputando a Fórmula Star Mazda nos Estados Unidos, Jardim tem neste final de semana seu primeiro desafio na pista de Iowa, localizada na cidade de Newton.

Nesta sexta-feira (24), os pilotos da Star Mazda entraram na pista para o primeiro treino oficial – o segundo do final de semana, já que na quinta-feira tiveram quatro horas de pista livre para testes. Oitavo colocado na sessão de hoje, João Jardim mostrou confiança no trabalho da equipe JDC Motorsports para a corrida – que será disuptada na tarde de sábado -, mas ressaltou que ainda é preciso trabalhar no acerto do carro para o treino de classificação.

“Fizemos hoje alguns testes de acerto para o treino classificatório, mas quando colocamos pneus novos no carro o tempo não melhorou. Temos um carro muito constante para a corrida, mas que precisa ser mais rápido em uma volta apenas”, comentou o piloto natural da cidade de Sorocaba, em São Paulo. “Na minha opinião, o carro tem muito downforce, por isso ainda não está rápido o suficiente. Precisamos ‘soltá-lo’ um pouco mais. Isso vai piorar um pouco a dirigibilidade nas curvas, mas vamos ganhar nas médias horárias de velocidade”, completou.

Para João Jardim, que estreou na Star Mazda com o campeonato já em andamento, o objetivo é somar pontos em Iowa, o último circuito oval do calendário 2011. Depois disso, o brasileiro espera pelos traçados mistos – nos quais, além de ter mais experiência, também conta com um retorspecto mais positivo da equipe nesse tipo de pista.

“Na etapa de Milwaukee já percebemos que o carro tem um bom ritmo e que pode ir bem na corrida. Além disso, posso contar com a ajuda do meu companheiro de equipe, que já tem experiência na Star Mazda. Hoje, por exemplo, cada um testou uma coisa diferente, e na reunião com a equipe vamos unir o que cada um encontrou de melhor”, contou Jardim, que divide a equipe com o francês Tristan Vautier.